Glorificação de Śrī Śrīmad Bhakti Śrīrūpa Siddhāntī Mahārāja

Por Śrī Śrīmad Bhakti Pramoda Purī Gosvāmī Mahārāja

[6 de novembro de 2024 comemoramos o dia que Śrīla Bhakti Śrīrūpa Siddhāntī Gosvāmī Mahārāja apareceu neste mundo material (āvirbhāva-tithi). A seguir temos um trecho de artigo da revista Śrī Caitanya-Vāṇī, escrito por Sua Divina Graça Śrīla Bhakti Pramoda Purī Gosvāmī Ṭhākura.]

UMA JOIA REFULGENTE

Quase todos os nossos irmãos espirituais estão, um por um, fazendo sua grande partida para se juntar ao nosso śrī gurupāda-padma, que há muito tempo entrou nos passatempos eternos do Senhor. Cada um desses irmãos espirituais personificou especialidades extraordinárias e divinas. É impossível encontrar alguém que possa preencher o vazio que eles deixaram. Assim, a comunidade Gauḍīya Vaiṣṇava gradualmente se tornou completamente privada de suas joias preciosas, e nosso adorável Siddhāntī Mahārāja era uma dessas joias refulgentes.

SEU GRANDE SERVIÇO À COMUNIDADE GAUḌĪYA VAIṢṆAVA

O mais adorável Prabhupāda tinha um desejo especial de publicar e propagar o comentário ‘Śrī Govinda-Bhāṣya’ do Gauḍīya Vedāntācārya Śrīmad Baladeva Vidyābhūṣaṇapāda sobre o Vedānta, bem como os Upaṇiṣads Īśa, Kena, Kaṭha, Praśna, Māṇḍukya, Aitareya, Taittirīya, Chāndogya, Bṛhad-āraṇyaka, Śvetāśvatara e Gopāla-tāpanī, completos com anvaya (traduções palavra por palavra que seguem a estrutura da frase). Pūjyapāda Siddhāntī Mahārāja se dedicou a cumprir esse desejo acalentado de nosso mais adorável Śrī Śrīla Prabhupāda e, assim, ao realizar esse grande serviço para a comunidade Gauḍīya Vaiṣṇava, ele se tornou um recipiente da misericórdia profusa de Prabhupāda.

ACEITANDO O ABRIGO DE ŚRĪLA PRABHUPĀDA

Pūjyapāda Mahārāja apareceu neste mundo em uma família aristocrática de devotos no distrito de Barishāl, na Bengala Oriental, em 22 de outubro de 1906, no quinto dia da lua crescente durante o mês sagrado de Kārtika. Ele chegou pela primeira vez aos pés de lótus do mais adorável Śrī Śrīla Prabhupāda em Calcutá, em janeiro de 1924. Em março do mesmo ano, na ocasião auspiciosa do Śrī Gaura-pūrṇimā, ele recebeu iniciação no mahā-mantra e no mantra-dīkṣa de Śrīla Prabhupāda e recebeu o nome de Śrī Siddha-svarūpa dāsa.

UMA VIDA DE DEDICAÇÃO

Estando completamente cativado por Kṛṣṇa, ele se juntou à maṭha em uma idade muito jovem, quando ainda estava na escola. No entanto, de acordo com o desejo de seus pais e familiares idosos, ele foi ordenado a retornar para sua casa e terminar seus estudos. Após concluir rapidamente seus estudos, ele retornou à maṭha por volta de fevereiro de 1928. A partir dessa época, dedicou sua vida totalmente ao serviço de seu śrī gurupāda-padma.

UM ORADOR DISTINTO

Śrīla Prabhupāda e os vaiṣṇavas que viviam sob sua orientação ficaram imensamente satisfeitos com os esforços sinceros de serviço de Śrī Siddha-svarūpa dāsa. Como prova da satisfação de śrī gurupāda-padma, ele recebeu os títulos de Śrī Gaura Aśīrvāda ‘Upadeśaka’ (instrutor), ‘Mahopadeśaka’ (grande instrutor) e ‘Vidyā-vāgīśa’ (mestre do conhecimento e da fala) do Navadvīpa Pracāranī Sabhā. Como brahmacārī, ele acompanhou tridaṇḍi-sannyāsīs experientes, como tridaṇḍi-svāmī Śrīmad Bhakti Pradīpa Tīrtha Mahārāja, tridaṇḍi-svāmī Śrīmad Bhakti Viveka Bhāratī Mahārāja, tridaṇḍi-svāmī Śrīmad Bhakti Rakṣaka Śrīdhara Mahārāja e tridaṇḍi-svāmī Śrīmad Bhakti Hṛdaya Vana Mahārāja — para vários lugares na Bengala, em Bihar, Orissa, Madras, Andhra Pradesh e Índia Ocidental. Ele também pregou em muitos lugares com nitya-līlā-praviṣṭa parama-pūjyapāda tridaṇḍi-svāmī Śrīmad Bhakti Dayita Mādhava Mahārāja, que, durante o tempo manifesto de Śrī Śrīla Prabhupāda, era conhecido como ‘Vāgmi-pravara’ Śrīpāda Hayagrīva Brahmacārī Prabhu. Gradualmente, pela graça de Śrī Hari-guru-vaiṣṇavas, ele passou a se destacar como um orador distinto. Os membros da aristocracia que eram sinceros e apreciativos ficavam profundamente atraídos por suas exposições destemidas e potentes dos vereditos das escrituras. Embora ele tenha sofrido severa oposição de vários ateus de mente estreita que interpretaram suas palavras como um ataque aos seus interesses, ele nunca hesitou em expor a verdade, que dissipa o fantasma da ilusão, de acordo com a antiga tradição daqueles que a ouviram de uma fonte autorizada. Por essa razão, ele se tornou o recipiente da misericórdia profusa do mais adorável Prabhupāda.

APRESENTANDO A ESSÊNCIA DOS ENSINAMENTOS ESCRITURAIS

Em 1941, pūjyapāda Siddha-svarūpa Brahmacārī Prabhu aceitou sannyāsa de nosso irmão espiritual Śrī Bhakti Vijñāna Āśrama Mahārāja e adotou o nome tridaṇḍi-svāmī Śrīmad Bhakti Śrīrūpa Siddhāntī Mahārāja.

Em cada uma de suas três maṭhas, os devotos pūjārī adoram Deidades de Śrī Śrī Guru-Gaurāṅga Rādhā-Govinda-jiu de beleza sem precedentes. Além disso, as paredes são adornadas com representações impressionantes de śrī gaura-līlā, śrī kṛṣṇa-līlā e śrī rāma-līlā que capturam a essência dos ensinamentos das escrituras. Simplesmente por ver essas representações, os espectadores sinceros recebem a fortuna de acumular muito conhecimento dos vereditos adequados das escrituras. Essas representações permanecem em exibição até hoje, mas como pūjyapāda Mahārāja não pode mais ser visto, vê-las simplesmente faz com que nossos corações se afoguem em angústia.

kṛpā kôri’ kṛṣṇa more diyāchila saṅga

svatantra kṛṣṇera icchā hôilô saṅga-bhaṅga

Śrī Caitanya-caritāmṛta (Antya-līlā 11.94)

“Sendo muito misericordioso, Kṛṣṇa me deu sua associação. Pela vontade independente de Kṛṣṇa, nossa troca terminou.”

Trechos de artigos publicados na revista Śrī Caitanya-Vāṇī (Ano 25, Volume 11)

Deixe um comentário