Prabhupada Rays Brasil

Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura Prabhupada

Quem é Srila Prabhupada?

Em uma sexta-feira, no dia 6 de fevereiro de 1874, em Jagannath Puri, no lar do magistrado Sri Kedarnath Datta (amplamente conhecido como Srila Bhaktivinoda Thakur), surgiu um divino raio bem-aventurado emanado dos olhos adornados de Srimati Radhika. Com o propósito de nos informar sobre a divindade desse bebê, Srimati Radharani o fez nascer com o cordão umbilical enrolado ao redor do seu corpo, assim como um cordão brahmin (yagña-upavita). O pai, Sri Kedarnath Datta, e a mãe do bebê, Srimati Bhagavati Devi, o nomearam Bimala Prasad.

Os eruditos em astrologia foram todos ver o recém-nascido e, com base no momento do nascimento dele, eles fizeram predições de que Bimala Prasad espalharia as glórias do Senhor Jagannath ao redor do mundo, conforme a predição do próprio Vedavyasa, presente no Padma Purana – “hy-utkale purusottamat”. Toda a família de Sri Kedarnath Datta foi abençoada ao contemplar aquele bebê, Bimala Prasad.

Continue lendo…

Bhaktisiddhanta Vani

De volta ao lar, de volta a Deus. Essa é a mensagem da Gaudiya Matha.

  • Guṇḍicā-marjana – Limpeza do Guṇḍicā Mandira
    Guṇḍicā-marjana – Limpeza do Guṇḍicā Mandira

    Pergunta: Qual é o significado do passatempo no qual Śrī Caitanya Mahāprabhu limpa o templo de Guṇḍicā (Guṇḍicā Mandira) no dia anterior ao festival do Ratha-yātrā? Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja: Antes de Śrī Caitanya Mahāprabhu, os devotos jamais realizavam a limpeza do templo (guṇḍicā-mandira-marjana). Era da responsabilidade dos servos do rei de Jagannātha Purī prepararem…

    Leia mais: Guṇḍicā-marjana – Limpeza do Guṇḍicā Mandira
  • Śrīpāda Kṛṣṇa-keśava Brahmacārī
    Śrīpāda Kṛṣṇa-keśava Brahmacārī

    Imediatamente após receber harināma e dikṣā de Śrīla Prabhupāda, Śrīpāda Kṛṣṇa-keśava Brahmacārī  começou a fazer vários serviços na maṭha. Ele era particularmente ávido em ajudar o cozinheiro de Śrīla Prabhupāda cortando e preparando vegetais, comprando ingredientes, esfregando panelas e limpando a cozinha […]

    Leia mais: Śrīpāda Kṛṣṇa-keśava Brahmacārī
  • Śrīvāsa Paṇḍita
    Śrīvāsa Paṇḍita

    Śrīvāsa Paṇḍita, quinto membro do Pañca-tattva, [Śrī Kṛṣṇa Caitanya, Prabhu Nityānanda, Śrī Advaita, Gadādhara, Śrīvāsa] vivia em Navadvīpa desde antes do advento do Senhor Caitanya. Śrīvāsa orientou seus irmãos Śrī Rāma, Śrī Nidhi e Śrīpati em suas vidas devocionais cantando os nomes de Kṛṣṇa, adorando o Senhor e tomando banho no Ganges três vezes ao…

    Leia mais: Śrīvāsa Paṇḍita
  • Śrī Vakreśvara Paṇḍita
    Śrī Vakreśvara Paṇḍita

    Durante o Ratha-yātrā, Śrī Caitanya Mahāprabhu costumava dançar na frente do Senhor Jagannātha. Ele organizava os vários devotos em sete grupos [atribuindo a eles diferentes sevās, como liderar kīrtana, cantar coro, tocar mṛdaṅga, dançar, etc.] Vakreśvara Paṇḍita foi escolhido como o dançarino do quarto grupo e Govinda Ghoṣa era seu kīrtanīyā principal […]

    Leia mais: Śrī Vakreśvara Paṇḍita

Galeria

O que os mestres antecessores disseram sobre Srila Prabhupada

“Srila Siddhanta Saraswati Prabhu surgiu neste planeta para estabelecer o daiva-varnashrama-dharma e para fundar uma sociedade Vaishnava pura, cujo intuito será a pregação do Nama imaculado no mundo Vaishnava. Esses dois trabalhos lhe foram delegados por Gaurasundara”.

Srila Bhaktivinod Thakur

Pai de Srila Prabhupada, sétimo Goswami e um magistrado distrital

“Você deve sempre se manter na companhia de Saraswati Prabhu. Ele é o meu mestre espiritual e um Vaishnava ideal. Veja como, mesmo sendo o filho de um rei, ele demonstra o ideal da apatia. Descartando todo tipo de má companhia, ele se refugiou em Sridham Mayapur, onde agora realiza serviço solitário a Nama. A sua apatia é inigualável. Sri Rupa Sanatana e o meu Mahaprabhu o tem como o mais querido de todos”.

— Srila Gaurakishor das Babaji

Vaishnava acharya e Guru de Srila Prabhupada