Delineando o Comportamento dos Membros da Sociedade Vaiṣṇava
A sociedade de Gaurāṅga certamente se desenvolverá se seus membros de coração nobre aderirem às diretrizes anteriormente citadas. É essencial que sigam certos princípios já consagrados no passado. Nos encontros gerais da Śrī Gaurāṅga Samāja, recitações, explicações, discursos escriturais e nāma-saṅkīrtana podem ser realizados, mas será ofensivo proferir discursos imbuídos de rasa ou cantar rasa-kīrtana em tais assembleias. Isso só pode se dar em uma iṣṭa-goṣṭhī. É essencial observar certos princípios, como testemunhado no caráter de Mahāprabhu:
dine nṛtya-kīrtana, īśvara-daraśana
rātrye rāya-svarūpa-sane rasa-āsvādana
“Durante o dia, Śrī Caitanya Mahāprabhu praticava nṛtya-kīrtana, dançando, cantando, e tendo também odarśana do Senhor Jagannātha. À noite, junto com Rāya Rāmānanda e Svarūpa Dāmodara Gosvāmī, Ele saboreava o néctar da rasa“. (Śrī Caitanya-caritāmṛta, Antya-līlā 11.12)
Isso implicar afirmar que não há prazer em discutir rasa na companhia de pessoas comuns e que tais discussões podem impedir substancialmente o desfrutar da rasa. Esse obstáculo, no entanto, não se faz presente em uma iṣṭa-goṣṭhī.
Assim, é necessário preservar a etiqueta do kīrtana quando o nāma-kīrtana é executado. Nesse sentido, também é necessário decidir o que é mais eficaz. Se os próprios membros da sociedade Vaiṣṇava executarem o kīrtana, esse kīrtana gerará os melhores resultados. Ouvir o kīrtana de músicos contratados que se apresentam mediante remuneração é ofensivo e infrutífero.
Aviso aos Pregadores sobre suas Qualificações
É vital que a Śrī Gaurāṅga Samāja exerça grande cuidado em sua pregação. Os seus discursos e instruções devem estar estritamente de acordo com os ensinamentos que Śrī Gauracandra concedeu às jīvas de Kali-yuga, movido por Sua compaixão infinita.
A responsabilidade de pregar é melhor quando atribuída aos membros da seção bhajana. A mera eloquência não pode tornar alguém um pregador dos ensinamentos de Śrī Gaurāṅga. Se algumas almas jovens, eruditas e grandiosas frequentarem as iṣṭa-goṣṭhīs da seção bhajana e nelas discutirem de maneira simples os ensinamentos de Śrī Gaurāṅga, então rapidamente se tornarão pregadores hábeis.
Se a sociedade de Gaurāṅga for composta por pregadores que não compreendem que o nome do Senhor (nāma) e o próprio Senhor (nāmi) não são diferentes entre si, e se não tiverem fé de que essa realidade não dual é a Suprema Verdade Absoluta, parama-brahma-tattva, eles não oferecerão nenhum benefício aos outros. Pelo contrário, a sua pregação terá apenas um efeito negativo. Isso é de suma importância. Os únicos pregadores qualificados são aqueles que adquiriram conhecimento sobre a natureza intrínseca de śuddha-bhakti e que saboreiam nāma-rasa, o néctar do santo nome, estando completamente livres de ofensas.
É essencial que todos os pregadores estejam plenamente familiarizados com nāma-aparādha, as ofensas ao santo nome do Senhor. Aqueles que estão cientes dessas ofensas estão qualificados para pregar as glórias do santo nome. Ao difundir as glórias do santo nome, é preciso também instruir sobre a necessidade de se evitar conscientemente o nāma-aparādha. Os pregadores que não o fizerem se tornarão eles próprios ofensores perante o santo nome.
A verdadeira Sociedade de Gaurāṅga é a Sociedade que inclui, desde sua origem, Viśuddha-Vaiṣṇavas, ou devotos na plataforma transcendental
Anteriormente, nós explicamos que uma sociedade de Śrī Gaurāṅga que não acolha todos os tipos de Vaiṣṇavas terá uma vida curta. Dito isso, o fato é que uma sociedade fundada com viśuddha-vaiṣṇavas, ou devotos puros na plataforma transcendental, como membros, deve ser considerada a verdadeira Śrī Gaurāṅga Samāja. Entre os vários Vaiṣṇavas em tal congregação, os viśuddha-vaiṣṇavas estão imersos na bem-aventurança do bhajana e são, em sua maioria, inativos no desenvolvimento de sua vida mundana. Enquanto aqueles que têm inclinação para o bhajana não imergirem especificamente na bem-aventurança do bhajana, eles podem se envolver em atividades visando progresso em sua vida mundana. No entanto, se eles não tiverem a companhia de Vaiṣṇavas imersos na bem-aventurança do bhajana, tornar-se-ão completamente materialistas em pouco tempo. Para essas pessoas, é pura ilusão se estabelecerem e se promoverem como representantes da sociedade de Śrī Gaurāṅga, sem estarem na companhia de śuddha-vaiṣṇavas.
O progresso no bhajana não é possível sem a companhia de um Vaiṣṇava elevado
Certamente, pode-se estar envolvido na propagação do santo nome de Śrī Kṛṣṇa Caitanya enquanto se convive com pessoas extremamente materialistas. Mas sem a companhia de Vaiṣṇavas profundamente absortos na bem-aventurança do bhajana, a vida será vã e gradualmente tal pessoa poderá cair em desgraça. Os membros da sociedade de Gaurāṅga podem ver isso acontecer com alguns. Contudo, se ainda assim não buscarem a companhia de devotos profundamente absortos na bem-aventurança do bhajana e não os incluírem em sua sociedade, o que será dessa sociedade? Não podemos dizer.
Os pregadores do Bhakti-dharma sempre rejeitam a política de conciliação, que se opõe aos ensinamentos de Śrī Gaurāṅga
Atualmente, observa-se que os membros da Śrī Gaurāṅga Samāja não realizam nenhuma atividade especial além da celebração do festival do advento de Mahāprabhu. Não parece que realizar assembleias nas casas de duas ou três pessoas materialistas resultará em algo significativo. Se eles simplesmente tentarem satisfazer os materialistas, os anarthas se desenvolverão gradualmente neles. Assim, ao concordarem com a opinião das pessoas materialistas, continuarão a flutuar na onda interminável do impersonalismo.
Para propagar a bhakti a Śrī Gaurāṅga, é essencial que, ao buscar a ajuda de pessoas materialistas, não se seja obrigado a concordar com seu entendimento. Aceitar concepções que se opõem aos ensinamentos de Śrī Gaurāṅga para satisfazer as mentes de pessoas materialistas é totalmente inadequado. Respeite todos os seres deste mundo. Procure eliminar o sofrimento de todo ser vivo. Ao conviver com os outros, procure agir em prol do seu bem-estar. Porém, jamais se esqueça de seguir o caráter supremamente ideal e as instruções absolutamente essenciais de Śrī Gaurāṅga. Em cada cidade, pratique śrī kṛṣṇa-sankirtana e propague os ensinamentos de Śrī Gaurāṅga.
Uma Instrução de Benevolência para a Śrī Gaurāṅga Samāja: Viajem e Divulguem os Ensinamentos de Śrī Gaurāṅga
Ó devotos da Śrī Gaurāṅga Samāja, vão de porta em porta com a escritura Śrī Caitanya-caritāmṛta em suas mãos e divulguem o nome e os ensinamentos de Śrī Caitanya Mahāprabhu. Assim como Śrī Mahāprabhu ordenou a Śrī Nityānanda Prabhu e Śrī Haridāsa que viajassem por toda parte e pregassem, tornem-se também servos de Śrī Gaurāṅga e vão a todos os países, envolvendo as pessoas honestas na circulação da mensagem de Śrī Gaurāṅga.
Esta missão de pregação não pode ser realizada por pessoas desonestas. Estabeleça imediatamente uma escola Vaiṣṇava para esse propósito. Eduque algumas pessoas altruístas e de bom caráter e dê a elas a responsabilidade de pregar itinerantemente em todas as cidades e vilas. Verdadeiramente abençoados serão aqueles que puderem fazer isso. Aqueles que não seguirem tal fórmula estarão simplesmente imitando o caráter supremamente puro de Śrī Mahāprabhu.
‘Śrī Gaurāṅga Samāja – A Sociedade de Śrī Gaurāṅga’, de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura, foi publicado no 10º volume da Sajjana Toṣaṇī e traduzido do original em bengali pela Gaudiya Vedanta Publications
Fonte: https://bhaktivinodainstitute.org/sri-gauranga-samaja-the-society-of-sri-gauranga/
