‘Iṣṭa-goṣṭhī’ e ‘sociedade Vaiṣṇava’ são outras formas de se referir a Śrī Gaurāṅga Samāja
A sociedade geral de Gaurāṅga foi fundada durante os passatempos manifestos do Senhor, em Varanasi, e o processo de iṣṭa-goṣṭhī também foi estabelecido naquela época. Mesmo antes do advento de Śrī Gaurāṅga, os Vaiṣṇavas participaram de algum tipo de iṣṭa-goṣṭhī. Na época de Mahāprabhu, essas iṣṭa-goṣṭhīs também eram conhecidas como a “Assembleia de Gaurāṅga” ou a “assembleia Vaiṣṇava”. Certa vez, enquanto estava em uma iṣṭa-goṣṭhī com todos os Seus companheiros em Siddha-bakula (em Purī-dhāma), Mahāprabhu disse o seguinte a Śrī Rūpa Gosvāmī:
prabhu kahe, – “kaha, kene kara saṅkoca-lāje?
granthera phala śunāibā vaiṣṇava-samāje?”
“Mahāprabhu encorajou Rūpa Gosvāmī, dizendo: ‘Por que você está hesitante, movido por sua timidez? Você deveria recitar o bom fruto de seus escritos para a assembleia Vaiṣṇava.’” (Śrī Caitanya-caritāmṛta, Antya-līlā 1.130)
Iṣṭa-goṣṭhī também significa Kṛṣṇa-kathā-goṣṭhī
Sem estar na de śuddha-bhaktas, ou devotos puros, não se pode compreender a iṣṭa-goṣṭhī. A palavra iṣṭa significa “assunto desejado” e goṣṭhī significa “assembleia”. Essas duas palavras se combinam para formar o termo iṣṭa-goṣṭhī, que se refere a uma assembleia de sādhus devotados a śuddha-bhakti, ou a prática da devoção pura. Os śuddha-bhaktas são raros neste mundo, portanto, apenas alguns śuddha-bhaktas podem ser encontrados em uma dada iṣṭa-goṣṭhī. Inclusive, mesmo uma reunião de apenas três Vaiṣṇavas [puros] já constitui uma iṣṭa-goṣṭhī. Isto é descrito no Śrī Caitanya-caritāmṛta (Antya-līlā 4.52):
prabhu asi’ prati-dina milena dui-jane
iṣṭa-goṣṭhī, kṛṣṇa-kathā kahe kata-kṣaṇe
“Todos os dias Śrī Caitanya Mahāprabhu vinha encontrar-se com ambos (Śrī Svarūpa Dāmodara e Śrī Rāya Rāmānanda). Assim, em sua iṣṭa-goṣṭhī eles discutiam kṛṣṇa-kathā por algum tempo.”
Um encontro de apenas dois Vaiṣṇavas é chamado de kṛṣṇa-kathā-goṣṭhī. Isto é afirmado no Śrī Caitanya-caritāmṛta (Antya-līlā 4.136):
dui-jana vasi’ kṛṣṇa-kathā-goṣṭhī kailā
paṇḍitere sanātana duḥkha nivedilā
“Quando Jagadānanda Paṇḍita e Sanātana Gosvāmī sentaram-se juntos para um kṛṣṇa-kathā-goṣṭhī, visando discutir os passatempos de Kṛṣṇa, Sanātana Gosvāmī declarou a Jagadānanda Paṇḍita qual era a causa de sua tristeza”.
A Śrī Gaurāṅga Samāja é universal
Quando pessoas de todos os tipos se reúnem em assembleias organizadas por devotos ou fiéis, isso significa que formou-se uma assembleia geral de Gaurāṅga. Uma congregação composta exclusivamente por devotos é chamada de assembleia Vaiṣṇava, ou iṣṭa-goṣṭhī de Vaiṣṇavas. Quando dois śuddha-bhaktas se encontram, ocorre um kṛṣṇa-kathā-goṣṭhī. E quando um único śuddha-bhakta reside em algum lugar para exclusivamente cantar o santo nome, esse é um local de nirjana-bhajana, ou prática devocional solitária. As pessoas em todas essas categorias estão incluídas na sociedade de Gaurāṅga. Portanto, pode-se concluir que o propósito da congregação de Śrī Gaurāṅga é cultivar atividades relacionadas à ocupação eterna e constitucional do ser vivo (jaiva-dharma) em todo o universo.
A Fundação da Śrī Gaurāṅga Samāja em Kalikata, e uma Instrução para os Líderes da Sociedade
Por inspiração de Śrī Gaurāṅga Mahāprabhu, a Śrī Gaurāṅga Samāja foi estabelecida na vasta cidade de Kalikata (Calcutá). Isso é uma grande bênção para o público. Agora, é responsabilidade de todo buscador da Verdade, de coração nobre e genuíno, trabalhar para promovê-la e preservá-la. Esta sociedade não permanecerá inabalável a menos que seus membros evitem vigilantemente o egoísmo, a hipocrisia e o desejo por honra e prestígio.
Na terra da Bengala, essas três falhas (egoísmo, hipocrisia e o desejo por honra e prestígio) contaminam qualquer grande missão que seja inaugurada e, consequentemente, essa missão acaba sendo arruinada. De mãos postas, nós suplicamos humildemente aos líderes generosos desta sociedade que permaneçam sempre conscientes disso. Se os membros dessa sociedade seguirem todas os regulamentos ancestrais do sat-dharma, a verdadeira religião, sem serem afetados pelas três impropriedades mencionadas acima, então a sociedade prosperará. A vida de qualquer comunidade é apenas a unidade. A introdução de uma nova opinião ou a divergência de opiniões destruirá a unidade de seus membros e, por fim, arruinará a própria vida da sociedade. Nós, porém, realizaremos kirtana das glórias de Gaurāṅga Mahāprabhu e jamais invejaremos as opiniões e atividades das outras sampradāyas. O venerável Haridāsa Ṭhākura disse:
śuna, bāpa, sabārai ekai īśvara
nāma-mātra bheda kare hinduye yavane
paramarthe ‘eka’ kahe korāṇe purāṇe
eka śudha nitya-vastu akhaṇḍa avyaya
paripūrṇa haiya vaise sabāra hṛdaya
se prabhura nāma-guna sakala jagate
balena sakale mātra nija-śāstra mate
ye īśvara, se punaḥ sabāra bhāva laya
hiṁsā karilei se, tāhāna hiṁsā haya
Śrī Caitanya-bhāgavata (Ādi-khaṇḍa 16.76–78, 80–81)
“Querido pai, o Senhor Supremo é um só para todos os seres vivos. A diferença entre o Deus muçulmano e o Deus hindu reside apenas no nome. Todas as escrituras, sejam o Alcorão ou os Purāṇas, afirmam que existe apenas um Senhor Supremo. Ele é a Verdade Absoluta não dual, eterna e transcendental, infalível e perfeitamente completo, e é com essas capacidades que Ele reside no coração de todos. O nome e as qualidades transcendentais do Senhor Supremo são glorificados em todo o mundo por diversas escrituras. O Senhor aceita o modo de entrega de cada indivíduo. Logo, quando você é violento com os outros, você está sendo violento com o próprio Senhor.”
khaṇḍa khaṇḍa hai’ deha yāya yadi prāṇa
tabu ami vadane nā chāḍi hari-nāma
“Meu corpo pode ser cortado em pedaços, ou posso perder a minha vida, mas eu nunca abandonarei a recitação do santo nome.”
(Śrī Caitanya-bhāgavata, Ādi-khaṇḍa 16.94)
[Continua no próximo artigo]
