Ao ler esta narração, nós podemos certamente compreender que a Śrī Gaurāṅga Samāja original, fundada na casa do brāhmaṇa de Mahārāṣṭra, foi manifestada pelo desejo de Śrī Gaurāṅga Mahāprabhu. Assim, se Ele nos conceder a Sua misericórdia, a atual sociedade de Śrī Gaurāṅga alcançará sucesso semelhante. Se aqueles que honram Śrī Gaurāṅga cultivarem constantemente a compreensão de Suas glórias, tornar-se-ão Vaiṣṇavas supremamente puros em pouco tempo. Além disso, mesmo aqueles que não O honram de forma alguma, mas frequentam as assembleias da sociedade e, assim, ouvem regularmente doces narrações sobre Ele, também se tornarão, em seus corações, gentis. Além disso, eles eventualmente abandonarão a impureza de sua adesão a outras sampradāyas e se tornarão devotos de Gaurāṅga totalmente puros. Como diz Śrīla Kavirāja Gosvāmī no Śrī Caitanya-caritāmṛta (Madhya-līlā 2.87):
yebā nāhi bujhe keha, śunite śunite seha,
ki adbhuta caitanya-carita
kṛṣṇe upajibe prīti, jānibe rasera rīti,
śunilei baḍa haya hita
“Se alguém não compreende a vida e os passatempos maravilhosos de Śrī Caitanya Mahāprabhu, mas continua a ouvi-los repetidamente, em seu coração será desperto o amor por Kṛṣṇa. Gradualmente, essa pessoa compreenderá a tradição de rasa, ou seja, que se refere às relações amorosas de Kṛṣṇa com as gopīs e outros companheiros Seus de Vṛndāvana. Assim, apenas ouvir falar de Śrī Caitanya Mahāprabhu já concede o benefício mais elevado”.
Somente os Vaiṣṇavas da classe mais elevada não pertencem a nenhuma sociedade
De acordo com as escrituras, existem três categorias de Vaiṣṇavas: uttama, madhyama e kaniṣṭha. Entre eles, o uttama-vaiṣṇava, ou devoto supremo, não pertence a nenhuma sociedade. No entanto, a sua presença misericordiosa na Śrī Gaurāṅga Samāja trará a ela muitos benefícios. Em tal devoto é inerente ver todos os seres relacionados a Bhagavān e, portanto, ele não faz diferenciações entre o que lhe pertence e o que pertence a outra pessoa. Por considerar cada ser vivo situado dentro da Suprema Verdade Absoluta, Ele não distingue entre amigo e inimigo, ou devoto e não devoto.
Śrī Haridāsa Ṭhākura, o Vaiṣṇava supremo, possui todos esses bhāvas, ou sentimentos. Contudo, ele tem particular afeição pelos bhakta-goṣṭhī, a comunidade dos bhaktas, e dedica-se a pregar bhakti. Como afirma Śrīla Sanātana Gosvāmī no Śrī Caitanya-caritāmṛta (Antya-līḷā 4.100):
avatara-karya prabhura – nama-pracare
sei nija-karya prabhu karena tomara dvare
“Śrī Caitanya Mahāprabhu adveio com a missão de propagar a importância de cantar o santo nome. Agora, por meio de você (Śrī Haridāsa Ṭhākura), Ele está cumprindo a Sua própria missão.”
pratyaha kara tina-lakṣa nāma-saṅkīrtana
sabāra āge kara nāmera mahimā kathana
“Diariamente você canta 300.000 nomes sagrados e proclama as glórias do nome sagrado diante de todos.”
āpane ācare keha, nā kare pracāra
pracāra karena keha, nā karena ācāra
“Algumas pessoas se comportam corretamente, mas não pregam as glórias de cantar śrī nāma, enquanto outras pregam, mas não se comportam de acordo com os princípios.”
‘ācāra’, ‘pracāra’, – nāmera karaha ‘dui’ kārya
tumi – sarva-guru, tumi jagatera ārya
“Em relação ao santo nome, você tanto se comporta de maneira exemplar (ācāra) como prega aos outros (pracāra). Você é o guru de todos, pois é, neste mundo, o devoto supremo.”
O dever do Vaisnava intermediário na Śrī Gaurāṅga Samāja
Os Vaiṣṇavas de nível madhyama, ou intermediário, permanecem sob a orientação dos uttama-vaiṣṇavas e são benfeitores dos kaniṣṭha-vaiṣṇavas, devotos neófitos. Portanto, os uttama e madhyama-bhaktas são qualificados para a seção de bhajana da Śrī Gaurāṅga Samāja. Embora possam ocasionalmente participar das atividades da seção de trabalho, eles não demonstram a mesma competência nessas atividades como os devotos kaniṣṭha, os quais as apreciam. No entanto, com a assistência dos kaniṣṭha-vaiṣṇavas, eles são capazes de realizar todo o trabalho necessário.
Os vaiṣṇavas da seção de bhajana da sociedade de Śrī Gaurāṅga, geralmente encontram prazer em nirjana-bhajana, a absorção solitária no santo nome, e em iṣṭa-goṣṭhī (a reunião de devotos de mentalidade semelhante, na qual eles discutem a respeito de seu iṣṭa, Senhor adorável, obtendo assim muita satisfação e prazer). Existem dois tipos de iṣṭa-goṣṭhī: prática pessoal (acara) e trabalho missionário (pracāra). Para manter as suas práticas, esses vaiṣṇavas permanecem dedicados à recitação e audição de escrituras como o Śrīmad-Bhāgavatam e na realização de hari-nāma-kīrtana. Já durante a pregação, eles transmitem o conhecimento de bhāgavata-tattva, jīva-tattva, rasa-tattva e as glórias do santo nome de Śrī Hari, considerando sempre a qualificação do ouvinte em questão.
[Continua no próximo artigo]
