,

Śrī Gaurāṅga Samāja Pt. II – Os membros convocados para a Sociedade de Śrī Gaurāṅga, e a Grande Assembleia de Prakāśānanda Sarasvatī de Kāśī

A seguinte questão deve ser considerada aqui: Śrī Gaurāṅga aprova ou não tal sociedade? Se nós examinarmos as escrituras (śāstras) referentes a bhakti, observaremos que foi Śrī Gaurāṅga pessoalmente quem estabeleceu as fundações de tal sociedade durante a Sua prakṛta-līlā, ou passatempos manifestos.

Ó leitor, você se lembra de que no local sagrado de Vārāṇasī uma grande assembleia foi realizada em honra a Śrī Gaurāṅga Mahāprabhu? Ela foi organizada por um brāhmaa de Mahārāṣṭra, um devoto excepcional e íntimo de Mahāprabhu, o qual convidou todos os sannyāsīs Śaṅkaritas e outros paramahaṁsas de Kasi, solicitando especificamente que Śrīman Mahāprabhu se juntasse àquela assembleia para que Mahāprabhu lhes concedesse a Sua misericórdia e manifestasse parte de Sua opulência. Maravilhados com a grandeza de Śrīman Mahāprabhu, aqueles sannyāsīs se levantaram de seus assentos e ofereceram a Ele – o Senhor de nossos corações – o assento mais elevado.

Naquela assembleia, Śrīman Mahāprabhu pregou śuddha-svabhakti, ou serviço devocional puro a Si mesmo, tornando-se assim digno de adoração por todos os presentes. Os sannyāsīs, com os olhos marejados de lágrimas, abrigaram-se em Seus pés de lótus.

Todos os tipos de pessoas participaram daquela grande assembléia, que se tornou ainda mais gloriosa pela presença de paramahaṁsa sannyāsīs, uma multidão de brāhmaṇas que estavam ocupados em atividades fruitivas, incontáveis ​​pessoas de mentalidade mundana, devotos de todas as sampradāya e devotos puros dos mais elevados, como Śrī Sanātana Gosvāmī, Śrī Candraśekhara Ācārya, Śrī Tapana Miśra e Śrī Paramānanda Kīrtanīya. Isso está descrito no Śrī Caitanya-caritāmṛta:

āra dine gela prabhu se vipra-bhavane

dekhilena, vasiyāchena sannyāsīra gaṇe

“No dia seguinte, Śrī Caitanya Mahāprabhu foi até a residência daquele brāhmaṇa e encontrou os sannyāsīs de Vārāṇasī todos lá, sentados.” (Śrī Caitanya-caritāmṛta, Ādi-līlā 7.58)

vasiyā karilā kichu aiśvarya prakāśa

mahātejomaya vapu koṭi-sūryābhāsa

“Sentado no chão, Śrī Caitanya Mahāprabhu revelou o Seu poder místico ao manifestar um brilho corpóreo extremamente refulgente, tão brilhante quanto milhões de sóis.” (Śrī Caitanya-caritāmṛta, Ādi-līlā 7.60)

prabhāve ākarṣila saba sannyāsīra mana

uṭhila sannyāsī saba chāḍiyā āsana

“O brilho corpóreo de Śrī Caitanya Mahāprabhu atraiu a atenção daqueles sannyāsīs, que se levantaram respeitosamente, cedendo a Ele seus lugares.” (Śrī Caitanya-caritāmṛta, Ādi-līlā 7.61)

āpane prakāśānanda hātete dhariyā

vasāilā sabhā-madhye sammāna kariyā

“Prakāśānanda Sarasvatī, porém, pessoalmente pegou Śrī Caitanya Mahāprabhu pela mão e, com muita honra, o sentou no meio da assembleia.” (Śrī Caitanya-caritāmṛta, Ādi-līlā 7.65)

prabhura miṣṭa-vākya śuni’ sannyāsīra gaṇa

citta phiri’ gela, kahe madhura vacana

“Depois de ouvir as doces palavras de Śrī Caitanya Mahāprabhu, as mentes dos māyāvādī sannyāsīs foram tocadas, e assim eles se puseram a proferir palavras agradáveis.” (Śrī Caitanya-caritāmṛta, Ādi-līlā 7.99)

ye kichu kahile tumi, saba satya haya

kṛṣṇa-prema sei pāya, yāra bhāgyodaya

“Caro Śrī Caitanya Mahaprabhu, tudo o que disseste é completamente verdadeiro. Só alcança kṛṣṇa-prema aquele cuja boa fortuna despertou.” (Śrī Caitanya-caritāmṛta, Ādi-līlā 7.100)

[Continua no próximo artigo]

Deixe um comentário