,

Pūjyapāda Bhakti Vaibhava Purī Gosvāmī Mahārāja

[8 de janeiro de 2026 é o dia que Pūjyapāda Bhakti Vaibhava Purī Gosvāmī Mahārāja apareceu neste mundo material (āvirbhāva-tithi), calculando a partir de Vṛndāvana, Índia. A seguinte tradução foi inspirada no significado essencial (bhāva anuvāda) de um discurso dado por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja em 5 de março de 2017. Contribuição dos editores: texto adicional foi incluído entre colchetes para facilitar o fluxo do conteúdo]

Hoje é o tirobhāva-tithi de Pūjyapāda Bhakti Vaibhava Purī Gosvāmī Mahārāja. Embora ele tenha aparecido em uma linhagem de kavirājas (médicos ayurvédicos) de alta classe, ele escolheu se tornar um residente do templo (maṭha-vāsī). Ele recebeu sannyāsa de Pūjyapāda Bhakti Sarvasva Giri Gosvāmī Mahārāja no bhajana-kuṭīra de Āśrama Mahārāja, em Māyāpura. [Contribuição dos editores: Pūjyapāda Bhakti Vaibhava Purī Gosvāmī Mahārāja é um discípulo de Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura Prabhupāda]

FIRME COMPROMISSO EM TRAZER PRASĀDA

Śrīla Mahārāja costumava ficar no templo (maṭha) de Kovūra. Toda vez que passávamos por Kovūra de trem, ele infalivelmente vinha ao nosso encontro trazendo-nos prasāda. Então ele também nos levaria para receber darśana da Kovūra Maṭha. [Kovūra é o lugar onde Śrī Caitanya Mahāprabhu conheceu Rāmānanda Rāya] Mais tarde, ele estabeleceu uma maṭha em Rājamundarī, no lado leste do rio Godāvarī. Seu discípulo, Śrī Bhakti Kamala Govinda Mahārāja, que ainda era uma criança naquela época, também o acompanhava até a estação de trem, trazendo prasāda. Eles visitavam nossa Hyderabad Maṭha com frequência.

LESSONS BAY  SE TORNA RĀDHĀ-NAGARA

Certa vez, Śrīmad Bhakti Vijaya Puruṣottama Tīrtha Mahārāja fundou uma maṭha em Visakhapatnam, numa área chamada “Lessons Bay”. Pūjyapāda Vaibhava Purī Gosvāmī Mahārāja, Pūjyapāda Nārāyaṇa Mahārāja e eu comparecemos à inauguração da maṭha e à cerimônia de instalação das Deidades. Sugeri que mudassem o nome, de Lessons Bay para Rādhā-nagara, assim como existe Kṛṣṇa-nagara. Fiquei muito feliz muitos anos depois, quando estive lá no āvirbhāva-tithi de Mahārāja e ouvi seu discípulo anunciar que o nome havia sido mudado para Rādhā-nagara.

UM PASSATEMPO DE DOENÇA

Há outra maṭha em Jagannātha Purī estabelecida por Śrīmad Puruṣottama Tīrtha Mahārāja e mais tarde concedida a Purī Mahārāja. Lá, Śrīla Purī Mahārāja realizou seus passatempos de doença. Certa vez, depois de ficar tão doente que não conseguia comer ou se mover, seus discípulos me pediram para ir falar com ele: “Ele aceita apenas caraṇāmṛta e nada mais. Ele tem grande afeição por você. Por favor, incentive-o a comer algo mais.”

Fui na manhã seguinte e perguntei: “Mahārāja, por que você parou de comer e beber?” Falando muito baixo, ele explicou: “Estou com dor de queimação”. Eu disse aos seus discípulos para lhe darem uma ou duas colheres de miśri [açúcar candy] com saunf [erva-doce] embebido em água, de vez em quando. Quando o encontrei novamente, após 2-3 dias, ele me disse: “Comi arroz, berinjela e jaca, até agora”.

Seu sevaka confirmou isso, mas admitiu que ele havia comido muito pouco, quase nada. Por fim, eles consultaram um médico de Visakhapatnam que lhe receitou medicamentos fortes para tomar com suco de limão doce. Limão doce não estava disponível em Purī naquela época, então eles costumavam obtê-lo em Bhubaneśvara e trazê-lo para ele. Depois de algum tempo, sua saúde foi restaurada e mais tarde ele viajou para o exterior para pregar.

Hoje é o dia do desaparecimento de Śrīla Mahārāja. Lembro-me dele e presto-lhe minhas reverências.

Deixe um comentário