[25 de fevereiro de 2025 comemoramos o dia que Īśvara Purī apareceu neste mudo material (āvirbhāva-tithi), calculando a partir de Vṛndāvana, Índia. A seguir temos alguns relatos de sua história traduzidos do site http://www.prabhupadarays.com ]
Pranama Mantra de Śrī Īśvara Purī
śrīmadhābendrika padāśrītāgryām, caitanyamantreśvara premapūrṇam
śrīkṛṣṇalīlāmṛta kavya krityam, śrī īśvarakhyam puripadmile
Śrīla Īśvara Purī adveio no dia de Jaiṣṭha Pūrṇimā, em uma família Radiya Brāhmaṇa em Kumārahatta. Kumārahatta está situado em 24 Parganas, perto de Calcutá e cerca de um Krosha a oeste da estação Halisahar. A população local aponta Mukhopadhyay como seu local de nascimento. O nome de seu pai era Śrī Śyāmasundara Ācārya. O grande sábio Madhavendra Purī estava sempre em estado de transe devido à sua intensa separação de Kṛṣṇa. Somente seu discípulo Īśvara Purī podia compreender seu êxtase transcendental e reconhecê-los como sattvika-vikāra. Ele percebeu que esses são os sintomas do antar-dasha. Kavirāja Gosvāmī descreveu como Īśvara Puri costumava servir seu próprio guru:
īśvara-purī gosāñi kare śrīpāda-sevana
svahaste karena mala-mūtradi mārjana
“Īśvara Purī, o mestre espiritual de Śrī Caitanya Mahāprabhu, prestou serviço a Mādhavendra Purī, limpando suas fezes e urina com suas próprias mãos.”
nirantara kṛṣṇa-nāma karāya smaraṇa
kṛṣṇa-nāma, kṛṣṇa-līlā śunāya anukṣaṇa
“Īśvara Purī estava sempre cantando o Santo Nome e os passatempos do Senhor Kṛṣṇa para Mādhavendra Purī ouvir. Dessa forma, ele ajudou Mādhavendra Purī a lembrar o Santo Nome e os passatempos do Senhor Kṛṣṇa na hora da morte.”
“tuṣṭa hañā purī tāṅre kailā āliṅgana
vara dilā — ‘kṛṣṇe tomāra ha-uka prema-dhana’”
“Satisfeito com Īśvara Purī, Mādhavendra Purī o abraçou e lhe deu a bênção de que ele seria um grande devoto e amante de Kṛṣṇa.”
“sei haite īśvara-purī — ‘premera sāgara’”
“Assim, Īśvara Purī tornou-se como um oceano de amor extático por Kṛṣṇa.”
Iniciação a Śrī Caitanya Mahāprabhu
Embora Śrī Caitanya Mahāprabhu fosse a Suprema Personalidade de Deus, Ele aceitou Īśvara Purī como Seu próprio guru. Śrī Caitanya fez isso porque queria ensinar a importância de aceitar um guru genuíno.
tabeta karilā prabhu gayāte gamana
īśvara-purīra saṅge tathāi milana
“Depois disso o Senhor foi para Gayā. Lá Ele se encontrou com Śrīla Īśvara Purī.”
dīkṣā-anantare haila, premera prakāśa
deśe āgamana punaḥ premera vilāsa
“Em Gayā, Śrī Caitanya Mahāprabhu foi iniciado por Īśvara Purī e, imediatamente depois disso, Ele exibiu sinais de amor por Deus. Ele voltou a apresentar esses sintomas depois de voltar para casa.”
Śrī Caitanya Mahāprabhu glorifica Īśvara Purī
Śrī Caitanya Mahāprabhu visitou os locais onde estão as marcas do pés do Senhor Viṣṇu em Cakraveda Tīrtha. De um brāhmaṇa, Ele ouviu a glorificação do local. De repente, os sintomas de ‘asta sattvika vikāra’ apareceram por todo o Seu corpo divino. No momento em que Ele se encontrou com Īśvara Purī, Mahāprabhu lhe disse que Sua viagem para Gayā havia sido um sucesso.
ataeva tirtha nahe tomāra samāna
tīrther o parama tumi mangala pradhāna
“Portanto, os locais sagrados não são iguais a você, pois você purifica até os lugares sagrados.”
saṁsāra-samudra haite uddhāraha
more ei ami deha samarpilāṅa tomare
“Por favor, liberte-me do oceano da existência material. Eu me entrego a você.”
kṛṣṇa-pāda-padmera amṛta-rasa pāna
āmāre karāo tumi’—ei cāhi dāna
“Eu imploro que você Me faça beber o néctar dos pés de lótus de Kṛṣṇa.”
(Caitanya-bhāgavata 1.17.53-55)
Dessa maneira, o próprio Mahāprabhu glorificou Īśvara Purī.
Encontrar um vaiṣṇava é melhor do que oferecer pinda aos ancestrais
Mahāprabhu afirmou claramente que encontrar um grande vaiṣṇava é mais importante do que oferecer pinda aos ancestrais como seus ritos fúnebres. Portanto, Seu principal objetivo ao visitar Gayā Dhāma era receber iniciação de Īśvara Purī. Então, Purī iniciou Śrī Caitanya Mahāprabhu com o dasakshara-mantra. Esse passatempo mostra o papel importante que Īśvara Purī desempenhou na vida de Caitanya Mahāprabhu.
Mahāprabhu exemplifica o que é guru-sevā
Mahāprabhu seguiu os ritos de acordo com os costumes populares realizando tīrtha-śrāddha em Gayā. Então Ele voltou. Quando Īśvara Purī chegou em Sua casa, Mahāprabhu o recebeu e serviu todos os pratos com Suas próprias mãos.
Īśvara Purī ficou muito satisfeito ao provar uma prasādam tão nectárea. Dessa forma, Mahāprabhu estabeleceu o padrão de como deve ser o serviço ao próprio guru.
Encontro Anterior com Mahāprabhu
Anteriormente, Īśvara Purī se encontrou Śrī Caitanya Mahāprabhu em Navadvīpa. Antes disso, ele também conheceu Śrī Advaitācārya, que era iniciado por Mādhavendra Purī. Conforme Vṛndāvana dāsa Ṭhākura descreveu no Caitanya-bhāgavata, Īśvara Purī encontrou Nimāi Paṇḍita enquanto Ele manifestava o passatempo vidyā-vilāsa (iniciou Sua carreira como professor). Īśvara Purī foi atraído pela beleza incomparável de Nimāi. Nimāi o convidou para aceitar bhikṣa (almoço) em Sua casa. Śacī Mātā cozinhou e ofereceu o bhoga a Kṛṣṇa. Nimāi serviu mahā-prasāda para Īśvara Purī. Nesse encontro, Īśvara Purī conversou sobre Kṛṣṇa com Nimāi.
Mahāprabhu aprecia a composição de Īśvara Purī
Īśvara Purī ficou na casa de Gopīnātha Ācārya em Nabadvīpa por alguns meses. Ele foi atraído pela devoção pura de Śrī Gadādhara Paṇḍita. A seu pedido, Īśvara Purī começou a ensinar-lhe seu próprio livro Śrī Kṛṣṇa Līlāmṛta. Nimāi também costumava ir lá diariamente para prestar reverência a Purī.
Certo dia, Īśvara Puri pediu a Nimāi que apontasse as falhas em seu tratado. Ao ouvir isso, Nimāi repreendeu a própria erudição e disse: “Este livro foi escrito por um devoto puro como Śrī Īśvara Purī. Além disso, o assunto é Kṛṣṇa. Aqueles que criticam esta obra cometem uma ofensa. Não importa como esteja descrito, ela agrada a Kṛṣṇa. Não há dúvidas disso.”
bhaktera kavitva ye-te-mate kene naya
sarvathā kṛṣṇera prīti tāhāte niścaya
“Kṛṣṇa certamente está satisfeito com a poesia de Seu devoto, mesmo que ela seja composta de maneira imperfeita.”
mūrkha bole ‘viṣṇāya’, ‘viṣṇave’ bole
dhīra dui vākya parigraha kare kṛṣṇa vīra
“Uma pessoa sem instrução pode cantar viṣṇāya, enquanto uma pessoa sóbria cantará a forma correta, viṣṇave. Contudo, o Supremo Senhor Kṛṣṇa aceitará ambas as formas quando forem cantadas com devoção.”
ihāte ye doṣa dekhe, tāhāra se doṣa
bhaktera varṇana-mātra kṛṣṇera santoṣa
“Aquele que encontra falhas em um devoto está equivocado, pois as descrições de um devoto são destinadas apenas ao prazer de Kṛṣṇa.”
Mas Īśvara Purī O solicitou repetidas vezes. Um dia, Mahāprabhu sorriu e disse: “A raiz verbal desta frase está incorreta. A forma ātmanepadī não deve ser usada aqui.” Īśvara Purī pensou sobre a raiz verbal que ele havia usado e chegou a uma conclusão de muitos ângulos diferentes. Ele deixou o verbo em sua forma ātmanepadī e, quando Nimāi chegou no dia seguinte, ele explicou: “Concluí que o verbo que Você disse ontem que deveria ser parasmaipadī, na verdade deve permanecer ātmanepadī”. Quando o Senhor ouviu a explicação dele, ficou muito satisfeito com a vitória de Seu servo e não encontrou mais nenhuma falha.
Glórias de Īśvara Purī no Caitanya-caritāmṛta
O Śrī Caitanya-caritāmṛta afirma que Madhavendra Purī foi o primeiro broto da árvore do desejo do bhakti. Īśvara Purī é o frutificador da semente. E o próprio Caitanya Mahāprabhu é o tronco principal da árvore.
jaya śrī mādhavapurī kṛṣṇa-prema-pūra
bhakti-kalpatarura teṅho prathama aṅkura
“Todas as glórias a Śrī Mādhavendra Purī, o depósito de todo serviço devocional a Kṛṣṇa! Ele é uma árvore de desejos de serviço devocional, e foi nele que a semente do serviço devocional frutificou pela primeira vez.”
śrī-īśvarapurī-rūpe aṅkura puṣṭa haila
apane caitanya-mālī skandha upajila
“A semente do serviço devocional frutificou em seguida na forma de Śrī Īśvara Purī, e então o próprio jardineiro, Caitanya Mahāprabhu, tornou-se o tronco principal da árvore do serviço devocional.”
Īśvara Purī envia seus próprios discípulos para servir Caitanya Mahāprabhu
Īśvara Purī enviou seus dois discípulos Kāśīśvara e Govinda para servir Śrī Caitanya Mahāprabhu. Embora fossem irmãos espirituais de Mahāprabhu, Ele os aceitou, porque as instruções do guru devem ser cumpridas. O Caitanya-caritāmṛta declara:
hena-kale govindera haila agamana
daṇḍavat kari’ kahe vinaya-vacana
“Naquele momento, Govinda chegou lá. Ele prestou suas respeitosas reverências e falou com submissão.”
īśvara-purīra bhṛtya, — ‘govinda’ mora nāma
purī-gosāñira ājñāya āinu tomāra sthāna
“Eu sou o servo de Īśvara Purī. Meu nome é Govinda e seguindo as ordens do meu mestre espiritual, vim aqui.”
siddha-prāpti-kāle gosāñi ājñā kaila mais
kṛṣṇa-caitanya-nikaṭe rahi seviha tāṅhāre
“Pouco antes de partir deste mundo mortal para atingir a perfeição mais elevada, Īśvara Purī me disse que eu deveria ir até Śrī Caitanya Mahāprabhu e prestar serviço a Ele.”
kāśīśvara āsibena saba tīrtha dekhiyā
prabhu-ājñāya muñi āinu tomā-pade dhāñā
“Kāśīśvara também virá aqui depois de visitar todos os lugares sagrados. Contudo, seguindo as ordens do meu mestre espiritual, vim apressadamente estar presente aos Seus pés de lótus.”
