Śrīla Bhakti Rakṣaka Śrīdhara Deva-Gosvāmī Mahārāja elogia o serviço e as qualidades de seu querido irmão espiritual Śrīmad Bhakti Saraṅga Gosvāmī Mahārāja.
Em memória dos dias sagrados do advento de
Oṁ Viṣṇupāda
Śrī Śrīmad Bhakti Siddhānta Sarasvatī Gosvāmī Prabhupāda
e
Gauḍīya Sanghapati Parivrajakācārya
Śrīmad Bhakti Saraṅga Gosvāmī Mahārāja
Traduzido de um artigo bengali
publicado originalmente no Śrī Gauḍīya Darśana,
Volume 1, Edição 8, Domingo, 11 de março de 1956
O dia do aparecimento na terra do sol nascente entre os Gauḍīya Ācāryas, Śrīla Bhakti Siddhānta Sarasvatī Ṭhākura, no céu da fortuna do mundo espiritual, é Kṛṣṇa Pañcami do mês de Śrī Govinda (Phalguni). Esse dia mais auspicioso trouxe muita esperança para as almas deste mundo. Não conhecemos nenhuma outra grande alma que tenha se esforçado tão amplamente pelo bem-estar supremo das almas caídas quanto ele. A forma como ele desenvolveu plenamente o saṅkīrtana instituído por Śrī Gaurāṅga nunca foi vista no mundo. Qualquer pessoa que teve a sorte de presenciar seus esforços para a libertação das almas caídas não vê essa afirmação como um exagero.
A inspiração de Ṭhākura Bhaktivinoda e Śrīla Gaurakiśora dāsa Bābājī Mahārāja foram a base de seus esforços para libertar as almas caídas. Apesar disso, para coroar com sucesso a grande missão dessa grande alma, Śrīman Mahāprabhu enviou sem hesitação numerosos associados qualificados para ajudá-lo em sua campanha divina. Um dos principais intelectuais entre os hábeis assistentes de Śrīla Sarasvatī Ṭhākura foi Śrīmad Bhakti Saraṅga Gosvāmī Mahārāja. O auspicioso dia do nascimento dessa grande alma é em Kṛṣṇa Śaṣthi do mês de Phalguni: logo no dia seguinte ao dia do advento divino (āvirbhāva) de Śrīla Guru Pādapadma.
Há quase 68 anos, Śrīmad Bhakti Saraṅga Gosvāmī Mahārāja iluminou a linhagem do antigo ācārya das escrituras devocionais, Sandilya Mahāṛṣi, ao nascer em uma família nobre na conhecida cidade de Patrasayer, no distrito de Bankura (Bengala). Durante sua infância e juventude, demonstrou grande capacidade de aprender, de ganhar dinheiro e, gradualmente, passou a dedicar-se ao serviço do Senhor. Seu serviço exemplar surpreendeu até mesmo os servidores ideais. Sua devoção amorosa a Śrī Kṛṣṇa, sua dedicação aos passatempos maravilhosos de Śrī Gaura-Nityānanda, Sua fé auto-manifestada no siddhānta devocional dos melhores rūpānugas – Śrīla Bhaktivinoda e Śrīla Sarasvatī Ṭhākura – sua alegria na associação com o sādhu, seus esforços insanos para servir Śrī Guru, sua convicção invencível no serviço, sua firmeza similar a um relâmpago para com os ímpios, sua gentileza que era como uma flor para aqueles de boa índole, sua sinceridade, sua vida moral impecável, sua compaixão empática pelos infelizes, sua coragem natural, sua eloquência nas assembleias de sādhus – as qualidades ilimitadas dessa grande alma, reunidas em seu caráter supramundano, estão iluminando e abençoando este mundo, o campo de sua campanha.
sarva mahā-guṇa-gana vaiṣṇava-sharire
kṛṣṇa-bhakte kṛṣṇera guṇa sakali sanchare
(Śrī Caitanya-caritāmṛta, Madhya-līlā, 22.72)
[“Todas as grandes virtudes estão presentes em um devoto. Kṛṣṇa instila todas as Suas qualidades em Seus devotos.”]
Pouco antes da partida de Śrīla Sarasvatī Ṭhākura, esta grande alma foi nomeada por Śrīla Sarasvatī Ṭhākura como pregadora internacional e viajou para o ocidente. Numa assembleia mundial de religiões em Londres, ele apresentou a religião do amor divino de Śrī Caitanyadeva e o śrī kṛṣṇa-nāma-saṅkīrtana a cavalheiros educados e aristocráticos. A Rainha da Inglaterra e vários líderes da assembleia, altos funcionários do governo e funcionários públicos de classe média, cidadãos muito comuns, os instruídos e os iletrados, mulheres, homens, jovens, idosos, professores e estudantes de todos os lugares, sem discriminação ou hesitação, provaram o poderoso fluxo de néctar de seu poderoso śrī hari-kīrtana, de uma forma ou de outra. Para mostrar às almas deste mundo sua verdadeira natureza, Śrīla Sarasvatī Ṭhākura deu-lhe o nome de ‘Śrī Aprākṛta Bhakti Saraṅga’. O sábio aprecia de coração seu sucesso e se alegra. Almas virtuosas compreenderão sua identidade através da linguagem inimitável e supramundana que Śrī Guru Pādapadma usou pessoalmente para ele (na revista Gauḍīya) quando foi inspirado a elogiar as qualidades de seu discípulo e se tornou muito afortunado.
Cerca de cinco anos após a partida de Śrī Guru Pādapadma, esta grande alma aceitou tridaṇḍi-sannyāsa e se tornou conhecida pelo nome de ‘Parivrajakācārya Śrīmad Bhakti Saraṅga Gosvāmī Mahārāja’. Por cinco a dez longos anos, como fundador e Ācārya da Śrī Gauḍīya Sangha, enquanto viajava por toda a Índia empenhando-se pelo bem-estar de todas as almas, ele brilhava como uma estrela brilhante no céu da fortuna das almas.
Para o benefício do mundo, quase inteiramente pelos seus próprios esforços, ele estabeleceu dezoito centros de pregação e fundou uma revista mensal, Sarasvatī Gauḍīya, na língua bengali. Recentemente, ele fez um grande acordo para propagar a mensagem de Śrī Guru e Śrī Gaurāṅga dentro da sociedade educada no exterior, comprando um prédio de dois andares na capital, Delhi, estabelecendo uma maṭha lá, e fundando outra revista mensal, Sajjana Toṣaṇī, na língua inglesa. Hoje, estamos adorando o auspicioso dia do advento de Śrī Guru Pādapadma e dessa grande alma, enquanto lhe desejamos uma vida longa e bem-sucedida.
—Tridandi Bhikṣu Śrī Bhakti Rakṣaka Śrīdhara
Um Gosvāmī Genuíno
Glorificação de Śrīla Bhakti Siddhānta Sarasvatī Ṭhākura
ao seu discípulo Śrīla Bhakti Sāraṅga Gosvāmī Mahārāja.
Traduzido de um artigo bengali na edição de 25 de maio de 1335 (7 de fevereiro de 1929) do diário Nadia Prakāśa.
Na grande terra de Bhārata, desde a distante Caxemira, perto dos altos picos do Himalaia, até as margens do oceano Índico, quem não conhece Bhakti Sāraṅga Prabhu? …
Śrī Bhakti Sāraṅga Prabhu é a joia mais brilhante da linhagem de Śrī Nityānanda Prabhu. Seu desapego é a plena manifestação do caminho pregado por Śrī Nityānanda. Embora siga os deveres de chefe de família ordenados pelas escrituras, ele é um legítimo gosvāmī, naturalmente desapegado de tudo que não tenha relação com Kṛṣṇa. Todos os servos que apreciam boas qualidades e estão na Śrī Caitanya Maṭha ou nas vinte e oito principais maṭhas da Śrī Gauḍīya Maṭha o respeitam muito.
Cada pregador Gauḍīya e os numerosos apoiadores dos pregadores tridaṇḍi, do oceano ao Himalaia, por toda a terra dos arianos e do sul, conhecem a eloquência e a competência de Śrī Bhakti Sāraṅga Prabhu em sânscrito, inglês e bengali.
Quase todos os residentes afortunados de Gauḍa viram, em maior ou menor grau, Seu caráter sagrado, o êxtase de seu coração puro, sua seriedade para com Kṛṣṇa e seu profundo amor por Śrī Gaurasundara.
Com sua assiduidade, seus esforços constantes e abrangentes desde o amanhecer até a meia-noite para o benefício da sociedade de Gauḍīya-Vaiṣṇavas, seu incomparável espírito de dedicação a Kṛṣṇa e Seus devotos, ele está cumprindo o que promete seu nome ‘Atula’ [‘incomparável’].
Ele eliminou as imperfeições da lua e as substituiu pela imensa luz da lua do singular caminho de kṛṣṇa-prema. Assim, ao censurar até mesmo a agradável e brilhante lua, ele conquistou sua posição como a lua inigualável [‘Atula-candra’] entre os seguidores exclusivos de Gauracandra.
Ele é o professor [‘Upādhyāya’] dos adoráveis [‘Vandya’] vaiṣṇavas. Ele é o único reformador das leis dos ṛṣis. Seus esforços sinceros são a energia vivificante do Instituto de Educação Espiritual da Śrī Caitanya Maṭha (Paravidyā Pīṭha). Ele é um gênio entre os gosvāmīs, e ele próprio é um gosvāmī genuíno. Os devotos puros ouviram dizer que ele é conhecido como ‘Bhakti-Sāraṅga’ [‘a personificação da essência da devoção’] devido à sua perícia e excelência em devoção. Vendo a beleza dos sagrados pés de lótus deste grande transcendentalista, o mundo dos vaiṣṇavas puros fica encantado.
Ele é o secretário do Śrī Viśva Vaiṣṇava Rāja Sabhā [Associação Mundial Vaiṣṇava]. Ele é um dos editores do Śrīmad-Bhāgavatam da Śrī Gauḍīya Maṭha. Ele é um exemplo no mundo dos vaiṣṇavas puros, um seguidor dos Śrī Rūpānuga-Vaiṣṇavas e, portanto, digno de adoração por todo o mundo.
Nota do Tradutor
Na época em que este artigo foi escrito, em 1929, antes de ele aceitar sannyāsa de Śrīla Bhakti Rakṣaka Śrīdhara Deva-Gosvāmī Mahārāja em 1940, o título de Śrīla Bhakti Sāraṅga Gosvāmī Mahārāja, conforme impresso no Gauḍīya, era Śrīpād Atula-candra Bandhyopādhyāya Bhakti Sāraṅga Gosvāmī. Ao longo deste artigo, Śrīla Prabhupāda descreve como Śrīla Gosvāmī Mahārāja personificou cada parte de seu título.
ambos os artigos foram traduzidos do site: https://gaudiyadarshan.com/
