,

O significado da logo da Gauḍīya Maṭha a partir do ponto de vista de Śrīla Prabhupāda

Figuras na logo da Gauḍīya Maṭha

Em sentido horário, partindo do topo

  1. Senhor Caitanya Mahāprabhu
  2. O livro Bhāgavatam
  3. Rādhā-Kṛṣṇa
  4. Prensa tipográfica & Mṛdaṅga
  5. Vaiṣṇava tilaka
  6. Sino & Diya (lamparina) para a adoração
  7. Lakṣmī-Nārāyaṇa
  8. O livro Pañcarātra (regulações de adoração)
  9. Símbolo da estrela com o “oṁ” no centro

O sânscrito no conteúdo da logo

Do centro, em sentido horário

  1. Oṁ Nāma (ॐ नाम)
  2. Śrī (श्री)
  3. Jṅyānam (ज्ञानम्)
  4. Vairāgyaṁ (वैराग्यम् )
  5. Aiśwaryaḥ (ऐश्वर्यः)
  6. Vīryaḥ (वीर्यः)
  7. Yaśaḥ (यशः)
  8. Bhāgavataṁ (भागवतम्)
  9. Rāgaḥ (रागः)
  10. Kīrtanaṁ (कीर्तनम्)
  11. Guruḥ Gauḍīyaḥ (गुरुः गौड़ीयः)
  12. Archanaṁ (अर्चनम्)
  13. Vidhiḥ (विधिः)
  14. Paṅcharātra (पंचरात्रम्)

A logo da Gauḍīya Maṭha foi designada pelo próprio Śrīla Prabhupāda Bhakti Siddhānta Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura. A característica singular dessa logo expressa a sua identidade distinta, comunicando as características especiais da Gauḍīya Maṭha. Há dois caminhos em bhakti: “bhāgavata marga”, no qual śravaṇa (ouvir) e kīrtana (discutir, cantar etc.) são enfatizados, evoluindo espontaneamente em rāga bhakti; pañcarātra marga, o caminho da adoração regulada pelas orientações das escrituras Pañcarātra. A Gauḍīya Maṭha adere a ambos os caminhos, os praticando, pregando e harmonizando. A logo, portanto, é uma representação disso.

Imagem de Caitanya Mahāprabhu na logo da Gauḍīya Maṭha

A imagem de Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu de pé, no topo da logo, significa que a Gauḍīya Maṭha foi estabelecida com base nos ensinamentos de Mahāprabhu. A ideia fundamental da Gauḍīya Maṭha está expressa em “param vijayate śrī kṛṣṇa saṅkīrtanam”, o ensinamento que consta no Śikṣāṣṭakam, de composição do próprio Mahāprabhu.

Imagem do Śrīmad Bhāgavatam (livro) na logo da Gauḍīya Maṭha

À esquerda de Mahāprabhu, há a imagem do Śrīmad Bhāgavatam. Ele é o único pramāna (evidência de conhecimento) da Gauḍīya Maṭha, algo compreensível por aqueles que estão no caminho do rāga marga e completamente livres de todas as formas de inveja. No Śrīmad Bhāgavatam, a ênfase é em kīrtana, pois nele se encontra o cantar das glórias de Bhagavan, bhakti e dos bhaktas. Todos os livros de denominação Gauḍīya Vaiṣṇava são expansões do Śrīmad Bhāgavatam, visto que todos os tipos de conclusões filosóficas estão reunidos nessa escritura.

Imagem de Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa na logo da Gauḍīya Maṭha

A imagem de Śrī Gāndharvika Giridhāri Ji (a forma conjugal de Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa) indica que Eles são os únicos dignos de adoração na Gauḍīya Maṭha. A palavra “rāgaḥ”, consta escrita logo abaixo da imagem. Isso significa que a Gauḍīya Maṭha, por trás de sua camada externa de arcana ou vidhi marga, pratica e prega o rāga marga. A conclusão final da Gauḍīya Maṭha é de que Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa são o objeto de adoração da rāga imaculada, e esse prema é o propósito absoluto das jīvas, sendo alcançável apenas por meio do rāga marga.

Imagem da prensa tipográfica e da mṛdaṅga na logo da Gauḍīya Maṭha

Abaixo de Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa há a imagem de uma prensa tipográfica. Śrīla Prabhupāda a denominou “bṛhat mṛdaṅga”, ou o grande tambor. Próxima à prensa, há a imagem de uma mṛdanga”, um instrumento musical utilizado nos kīrtanas. Logo acima da mṛdaṅga está escrito “kīrtana”. Esse segmento da logo representa kīrtana e a publicação de livros relacionados a Kṛṣṇa, sendo que a prensa tipográfica é comparada a mṛdaṅga, pois ela reproduz o som do kīrtana por meio da publicação de livros. Esse som se espalha pelo mundo todo. Vista desse aspecto, a prensa tipográfica não é diferente da mṛdaṅga. Ambas glorificam Kṛṣṇa e os Seus santos nomes. Esse método de nāma saṅkīrtana é um aspecto maior de rāganuga bhajana, e nesta era de Kali, o único meio de se alcançar Bhagavan é por meio do cantar dos nomes de Kṛṣṇa. Esse é o ensinamento de Mahāprabhu. Logo, essa seção indica que a Gauḍīya Maṭha se devota a colocar em prática os ensinamentos de Mahāprabhu.

Imagem do livro Pañcarātra na logo da Gauḍīya Maṭha

A imagem da escritura Pañcarātra pode ser vista ao lado direito de Mahāprabhu, pois todos os princípios regulamentares do vidhi marga (o caminho orientado pelas regras das escrituras) são encontrados nos Pañcarātra śāstras. Arcana (adoração), sacrifícios de fogo e outras atividades são todas descritas nessas escrituras denominadas Pañcarātra. Não é possível adentrar o rāga marga (o caminho da devoção espontânea) sem que se siga os princípios regulamentares prescritos no śruti, smṛti e nos Pañcarātra śāstras. Portanto, Śrīla Prabhupāda nos aconselhou a praticar esse vidhi marga e, gradualmente, adentrar o rāga marga, i.e., abrigar-se exclusivamente nos santos nomes.

Imagem de Lakṣmī Nārāyaṇa na logo da Gauḍīya Maṭha

Lakṣmī Nārāyaṇa são vistos logo abaixo da imagem do Pañcarātra śāstra. Isso significa que Lakṣmī Nārāyaṇa são adoráveis no vidhi marga. A palavra “vidhi” está escrita logo abaixo da imagem de Lakṣmī Nārāyaṇa. No caso, embora a Gauḍīya Maṭha pregue o rāga marga, isso indica que ela também aprecia o vidhi marga, pois exceto pelo vidhi marga não há outro caminho possível para a alma condicionada se qualificar para o serviço amoroso a Rādhā Kṛṣṇa. “vidhi-mārga rata jane svādhīnatā ratna-dāne rāga-mārga korāna praveśa – o caminho do vidhi marga qualifica os seus praticantes a adentrar o rāga marga”.

Imagem do Pañca Pradīpa e dos Sinos na logo da Gauḍīya Maṭha

Logo abaixo das imagens de Lakṣmī Nārāyaṇa há representações do pañca pradīpa e dos sinos. A palavra “arcana” aparece no meio da imagem, se referindo à adoração da deidade. Todos esses símbolos representam o vidhi marga (o caminho orientado pelas regras das escrituras), pois “arcana” é uma parte integral da adoração à deidade no vidhi marga. Apenas quando o ser vivo dedica todos os seus sentidos a servir a deidade é que eles podem ser gradualmente purificados. Essa é a única forma de se desenvolver a qualificação necessária para o serviço amoroso espontâneo à Divindade. Quando a mente se torna profundamente apegada ao rāga marga, o ser vivo se torna estável em śravaṇa-kīrtana (as práticas de ouvir e cantar). Esse é o prayojana (meta) supremo das jīvas.

Imagem de uma Estrela na logo da Gauḍīya Maṭha

A estrela localizada no centro da logo é composta de seis triângulos. As palavras escritas em cada triângulo expressam os seis importantes atributos da Suprema Pessoa Divina. Do triângulo do topo, seguindo em sentido horário, as palavras escritas são yaśa, śrī, jñāna, vairāgya, aiśvarya e vīrya, que significam fama, beleza, conhecimento, renúncia, opulência e poder, respectivamente. O “oṁ” está escrito no centro da estrela. Os Vaiṣṇavas interpretam o “oṁ” como sendo a forma combinada da verdade absoluta e de Sua energia interna: “akare nocyate krsna sarva lokaika nayaka/ukare nocyate radha makaro jiva vacakah” (CC, anu-bhāṣya, Adi 7.128). O significado dessa passagem é de que o “oṁ” é a própria forma de Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa. Os śāstras, inclusive, oferecem numerosos significados para o “oṁ”, como por exemplo:

“O ‘oṁ’ é a forma oculta dos Vedas. Todo o universo foi criado a partir do ‘oṁ’”.

O “oṁ”, i.e., “a manifestação sonora, ou praṇava”, é a forma impessoal do Absoluto Supremo. A palavra “nāma”, logo abaixo do “oṁ”, representa o nome do Senhor Kṛṣṇa, o qual não é diferente tanto da forma transcendental de Kṛṣṇa quanto de Suas seis opulências. Logo, o cantar dos santos nomes é o melhor método de sādhana, além de ser o sādhya (conquista) supremo do ser vivo. O santo nome está no centro de tudo.

Imagem da Tilaka na logo da Gauḍīya Maṭha

Na parte inferior da logo, há a imagem de uma ūrdhva puṇḍra tilaka. Todos os devotos aplicam tilaka, independentemente de serem rāganuga ou vaidha. Logo abaixo da figura da tilaka há as palavras “guru” e “gauḍīya”. Elas representam os preceptores Gauḍīya ou Rūpanuga Vaiṣṇavas. Todos eles combinaram aspectos do vidhi e do raga marga, aceitaram que não há diferença entre os santos nomes e Kṛṣṇa e se abrigaram exclusivamente nesses santos nomes.

Discussão de um paṇḍita materialista com Śrīla Prabhupāda a respeito da logo da Gauḍīya Maṭha

Na época de Śrīla Prabhupāda, um paṇḍita materialista o questionou a respeito da logo da Gauḍīya Maṭha. Ele perguntou, “Os objetos representados na logo são todos tradicionais da Índia, exceto a prensa tipográfica. Por que você incluiu esse objeto estrangeiro ali?”

Śrīla Prabhupāda respondeu o seguinte, “Tudo o que é usado no kīrtana de Mahāprabhu, seja indiano ou estrangeiro, é transcendental. Logo, assim como o pañca pradīpa, outros itens usados no arati, a mṛdaṅga e as karatālas são consideradas sagradas, a prensa tipográfica também deve ser considerada. Afinal, todos esses itens estão sendo dedicados no serviço a Kṛṣṇa”.

Artigo original: https://www.prabhupadarays.com/gaudiya-maths-logo/

Deixe um comentário