[14 de outubro de 2024 comemoramos o dia em que Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī desapareceu deste mundo material (tirobhāva-tithi), calculando a partir de São Paulo, Brasil. O seguinte é um trecho de um bhāva anuvāda do kathā dado por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja em 17 de março de 2016, em Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī Socaka. Contribuição dos editores: texto adicional foi incluído entre colchetes para facilitar o fluxo do conteúdo.]
NOME DIFERENTE DO DE SEU PAI
Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa [ou Bhaṭṭācārya] Gosvāmī era filho de Śrī Tapana Miśra. Alguém que entendeu completamente apenas um dos quatro Vedas, e pode repetir completamente todos os mantras sem consultar o texto [livro] é chamado de Bhaṭṭācārya. Esse termo não tem nada a ver com linhagem familiar, mas é um título de honra para a erudição de alguém. Portanto, aqueles que não possuem conhecimento sobre esses títulos são confusos sobre como Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī poderia ter um sobrenome diferente do de seu pai.
ORDENADO A NÃO SE CASAR
Śrī Caitanya Mahāprabhu ordenou a Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī que não se casasse e que cuidasse de seus pais idosos, pois eles eram vaiṣṇavas. Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī veio duas vezes a Śrī Caitanya Mahāprabhu e cada vez ele ficou por um período de 8 meses, então, no geral, ele teve a associação direta de Mahāprabhu por 16 meses.
ESTUDE O ŚRĪMAD-BHĀGAVATAM COM UM VAIṢṆAVA
Como não se pode entender o Śrīmad-Bhāgavatam [ou qualquer outra escritura] se não for estudado sob a orientação de um vaiṣṇava, Śrī Caitanya Mahāprabhu também ordenou que Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī estudasse o Śrīmad-Bhāgavatam sob a guia de um vaiṣṇava.
yāha, bhāgavata paḍa vaiṣṇavera sthāne
ekānta āśraya kara caitanya-caraṇe
caitanyera bhakta-gaṇera nitya kara ‘saṅga’
tabeta jānibā siddhānta-samudra-taraṅga
(Śrī Caitanya-caritāmṛta, Antya, 5.131-132)
“Cada verso do Śrīmad-Bhāgavatam pode ser explicado de duas a três maneiras diferentes. Portanto, como se pode compreender os profundos significados sem a misericórdia de um vaiṣṇava [puro]? Sem estudar o Śrīmad-Bhāgavatam com vaiṣṇavas, pode-se até obter o entendimento oposto.
UM COZINHEIRO HABILIDOSO
Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī era muito habilidoso em culinária. Enquanto Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī estava em Purī, ele convidava Śrī Caitanya Mahāprabhu de tempos em tempos para honrar prasādam em sua habitação. Ele próprio cozinhava, preparando muitos itens para Mahāprabhu. Tudo o que ele cozinhava era como néctar (assim como a comida de Śrīmatī Rādhārāṇī) e Śrī Caitanya Mahāprabhu saboreava com grande satisfação. Depois, Śrīla Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī honraria os remanentes de Śrī Caitanya Mahāprabhu.
