[17 de setembro de 2024 é o dia no qual Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja encerrou seus passatempos manifestos neste mundo (tirobhāva-tithi), calculando a partir de São Paulo, Brasil. O texto a seguir foi escrito por um discípulo e traduzido do site Viśuddha Caitanya Vāṇī.]
No dia 21 de julho de 1926, Śrī Śrīmad Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja fez seu advento divino neste mundo em uma família brāhmana Cakravartī (Bharadvāja gotra), no dia auspicioso de Śayana Ekādaśī, na vila de Sītā-Rāmapura do distrito de Bankurā, Bengala Ocidental.
Alguns discípulos de Śrī Śrīmad Bhakti Vicāra Yāyāvara Gosvāmī Mahārāja, residentes da Śrī Śyāmānanda Gauḍīya Maṭha, Medinīpura, coletavam esmolas regularmente na vila onde Śrīla Mahārāja trabalhava como professor. Encorajado por eles, Śrīla Mahārāja começou a frequentar a Śrī Śyāmānanda Gauḍīya Maṭha para receber darśanas e escutar discursos sobre o Śrīmad-Bhāgavatam a partir do ano de 1944. Lá, Śrīla Mahārāja conheceu um dos principais discípulos de Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura, Śrī Śrīmad Bhakti Dayita Mādhava Gosvāmī Mahārāja, que ele mais tarde aceitaria como seu mestre espiritual.
Em 1955, após anos de interação, tendo desenvolvido um relacionamento afetuoso com Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja, Śrīla Mahārāja deixou sua casa para residir na recém-estabelecida Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha, em Calcutá. Ali, passou a se dedicar totalmente ao serviço a Śrī Hari, guru e vaiṣṇavas. No mesmo ano, ele recebeu as iniciações harīnāma e dīksā,no Śayana Ekādaśī, quando foi nomeado Śrī Narottama dāsa Brahmacāri.
Śrī Narottama dāsa teve a oportunidade de servir pessoalmente muitos discípulos diretos de Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura (Śrīla Prabhupāda). Como resultado disso, recebeu afeição e bênçãos abundantes para compreender as verdades profundas do siddhānta Gauḍīya Vaiṣṇava. Percebendo a dedicação inabalável e a atitude de serviço de Śrī Narottama dāsa, Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja concedeu-lhe sannyāsa em 1969, quando passou a ser conhecido como Śrī Bhakti Vijñāna Bhāratī Mahārāja.
Tendo profunda confiança nas habilidades de Śrīla Mahārāja, Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja confiou-lhe muitas tarefas importantes, como administrar os parikramās da maṭha em Vraja-maṇḍala e Navadvīpa-dhāma, acompanhar peregrinos em viagens para o norte e sul da Índia, organizar pradarśanīs (exposições), pregar por toda a Índia e supervisionar a construção da maioria das filiais da Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha. Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja também o nomeou Secretário Assistente da Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha, e conferiu a ele o título de ‘Sevā-vigraha’ [personificação do serviço], juntamente com um certificado que o descrevia como anālasya (nunca preguiçoso) e sadā-satarka (sempre alerta).
Depois que Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja finalizou seus passatempos manifestos neste mundo, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja serviu incansavelmente como Secretário da Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha por cerca de vinte e cinco anos.
Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja é renomado entre a comunidade Sārasvata Gauḍīya Vaiṣṇava por sua contribuição para o sampradāyika-sevā de traduzir, do bengali para o hindi, o ‘Śrī Caitanya-bhāgavata’ de Śrīla Vṛndāvana dāsa Ṭhākura (com o comentário de Śrīla Prabhupāda) e o ‘Śrī Caitanya-caritāmṛta’ de Śrīla Kṛṣṇadāsa Kavirāja Gosvāmī (com os comentários de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura e Śrīla Prabhupāda).
Śrīla Mahārāja é um veterano entre a décima primeira geração de descendentes no bhāgavata-paramparā vindo de Śrī Caitanya Mahāprabhu e foi muito respeitado por suas realizações únicas e vasta profundidade de conhecimento. Ele é especialmente conhecido por seu conhecimento enciclopédico da história da Gauḍīya Maṭha e sua firme fé no serviço aos vaiṣṇavas [vaiṣṇava-sevā].
Śrīla Mahārāja considerava que glorificar e servir os vaiṣṇavas e o não-sectarismo são os maiores ativos para o avanço espiritual. Ele infalivelmente verificava seu panjikā (calendário vaiṣṇava) todos os dias para garantir que não deixasse de glorificar os vaiṣṇavas em seus dias de advento ou partida. Ele afirmaria com firmeza que todo devoto tem o dever de seguir essa prática, pois deixar de fazê-lo constitui uma ofensa.
Todos que se aproximavam de Śrīla Mahārāja experimentavam um profundo senso de apreciação e apego por Bhaktivinoda-dhārā e todos os ācāryas predecessores. Seu humor os aproximava da família espiritual de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura. Śrīla Mahārāja testemunhou quatro gerações durante sua vida devocional e, portanto, serviu como um elo vital para nos conectar de volta às raízes espirituais da Gauḍīya Maṭha, especialmente a atitude com a qual seu guru-varga serviu e pregou. Sua vocação única era preservar, proteger e pregar o legado e a gravidade do preceito e dos ensinamentos de Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura e seus queridos associados.
O hari-kathā de Śrīla Mahārāja é repleto de histórias fascinantes, juntamente com sua capacidade surpreendente, mesmo em sua idade avançada, de extrair de sua vasta memória as passagens mais relevantes dos textos védicos. Seus ricos insights nos obrigam a ver as coisas em uma nova perspectiva. Sua maneira profunda, porém simples, de abordar as questões nos concede grande nutrição espiritual.
Após anos de serviço abnegado e ininterrupto à missão de seu Gurudeva, Śrīla Mahārāja aceitou sobre si a grave responsabilidade de ser um ācārya iniciador (como serviço a seu guru-varga), e fundou a missão ‘Viśuddha Caitanya-vāṇī Pracāra Kendra’, para continuar o legado de Ṭhākura Bhaktivinoda, conforme pregado por Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura e seus queridos associados.
Apesar de sua idade avançada, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja continuou a pregar a viśuddha caitanya-vāṇī — os puríssimos ensinamentos de Śrī Caitanya Mahāprabhu — sem nenhuma preocupação ou reclamação em relação a dificuldades, fossem físicas ou de qualquer outra natureza. Por sua compaixão infinita, Śrīla Mahārāja abençoou todos os praticantes sinceros que buscavam sua associação, imprimindo em seus corações as impressões da associação com um sādhu genuíno.
Em 5 de setembro de 2017, no auspicioso dia em que Nāmācārya Śrīla Haridāsa Ṭhākura partiu deste mundo e no tithi de Ananta Caturdaśī, Śrīla Bhāratī Gosvāmī Mahārāja entrou nos passatempos eternos de Śrī Śrī Rādhā-Kṛṣṇa, às 12h28, em meio ao cantar do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa por centenas de devotos, em uma atmosfera muito pacífica. Depois disso, ele entrou em sāmādhī em Māyāpura, no dia 6 de setembro de 2017. Embora tenha deixado nossa visão externa, ele continua a viver através de sua vāṇī [ensinamentos]. Que ele continue a derramar sua misericórdia sobre todos nós.
