[15 de setembro de 2024 é o dia que Śrīla Jīva Gosvāmī apareceu neste mundo material (āvirbhāva-tithi), calculando a partir de São Paulo, Brasil. A seguir está um trecho de um bhāva anuvāda de um discurso de Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja em 13 de setembro de 2016. Contribuição dos editores: Texto adicional foi incluído entre colchetes para facilitar o fluxo do conteúdo.]
Hoje é o āvirbhāva tithi de Śrīla Jīva Gosvāmī, que é um dos seis gosvāmīs (ṣaḍ-gosvāmīs) – Śrīla Rūpa Gosvāmī, Śrīla Sanātana Gosvāmī, Śrīla Raghunātha Bhatta Gosvāmī, Śrīla Gopāla Bhatta Gosvāmī, Śrīla Raghunātha dāsa Gosvāmī e Śrīla Jīva Gosvāmī.
Depois que Śrīla Rūpa Gosvāmī e Śrīla Sanātana Gosvāmī encerraram seus passatempos manifestos neste mundo material, Śrīla Jīva Gosvāmī tornou-se o líder da sociedade Gauḍīya Vaiṣṇava e o presidente do Viśva-Vaiṣṇava Rāja Sabhā [Associação Mundial Vaiṣṇava]. Enquanto residia no Śrī Rādhā-kuṇḍa e em Vṛndāvana, ele estudou as escrituras sob a orientação de Śrīla Rūpa Gosvāmī e Śrīla Sanātana Gosvāmī. Śrīla Rūpa Gosvāmī costumava ditar e Śrīla Jīva Gosvāmī costumava escrever. Dessa forma, Śrīla Jīva Gosvāmī ajudou a escrever os livros de Śrīla Rūpa Gosvāmī.
PROTEGENDO A DIGNIDADE DO GURU-VARGA
Certa vez, um dig-vijayī paṇḍita [Um erudito que havia derrotado todos os outros estudiosos em debate] convidou Śrīla Rūpa Gosvāmī e Śrīla Sanātana Gosvāmī para uma disputa intelectual [ansioso para acumular prestígio]. Śrīla Rūpa Gosvāmī e Śrīla Sanātana Gosvāmī prontamente assinaram seu jaya-patra [um documento que o declara vencedor no debate] sem pronunciar uma palavra ou criar qualquer oposição. Estariam eles aspirando por tal prestígio, nome e fama? Não! Eles consideravam uma completa perda de tempo discutir assuntos inúteis com pessoas materialistas quando, em vez disso, poderiam estar realizando bhajana.
Os vraja-vāsīs ficaram angustiados, pensando: “Não há nenhum erudito em toda Vraja-maṇḍala que possa derrotar este dig-vijayī em um debate?” Mais adiante, Śrīla Jīva Gosvāmī encontrou aquele dig-vijayī [que insistiu que Śrīla Jīva Gosvāmī também assinasse o jaya-patra, admitindo a derrota. Contudo, Śrīla Jīva Gosvāmī decidiu derrotar o dig-vijayī paṇḍita em um debate]. Abalado por sua derrota, aquele dig-vijayī paṇḍita acabou evacuando naquele mesmo local. [Dessa forma, Śrīla Jīva Gosvāmī preservou a integridade da reputação de seu mestre espiritual e demonstrou o comportamento ideal de alguém que é guru-devatātmā, ou seja, alguém que reconhece seu mestre espiritual como sua divindade adorável e como a essência de sua própria vida.]
AS PALAVRAS DE JĪVA SÃO INCONTESTÁVEIS
No Imlitālā, durante o festival do 500º aniversário de nascimento de Mahāprabhu, uma assembleia religiosa (dharma sabhā) foi organizada. Nessa assembleia, Pūjyapāda Śrīla Bhakti Kumuda Santa Gosvāmī Mahārāja foi designado presidente e, naquele mesmo dia, o chefe do departamento de Sânscrito da Universidade de Agra também compareceu. Depois de vê-lo, Śrīla Santa Gosvāmī Mahārāja me pediu para falar. Ele não convidou o orador convidado para falar primeiro, porque percebeu que [muito provavelmente] falaria sobre uma variedade de tópicos, portanto entendi que ele estava me convidando para definir o tom e estabelecer o fio condutor da assembleia.
Expliquei que se Śrīla Rūpa Gosvāmī e Śrīla Sanātana Gosvāmī não tivessem vindo, ninguém teria conhecido as glórias de Vṛndāvana. Residindo debaixo de cada árvore de Vṛndāvana, eles revelaram os diversos locais importantes da kṛṣṇa-līlā. Então, em seguida, o chefe do departamento da Universidade falou: “Śrīla Jīva Gosvāmī era um estudioso tão elevado que, até agora, ninguém foi capaz de refutar nenhuma de suas palavras do Ṣaṭ-sandarbha”. Ele passou a glorificar os seis gosvāmīs e disse: “Todos esses livros são autênticos. O que Śrīla Kṛṣṇadāsa Kavirāja Gosvāmī escreveu também é inquestionável. Os devotos da Vallabha sampradāya dizem que Vallabhācārya descobriu Gopāla, mas fizemos pesquisas e provamos que a Deidade de Gopāla foi descoberta muito antes da chegada de Vallabhācārya, portanto o Śrī Caitanya-caritāmṛta está correto. O trabalho de Śrīla Jīva Gosvāmī é maravilhoso. Sem a ajuda das escrituras de Śrīla Jīva Gosvāmī, como os Gauḍīyas poderiam defender e apoiar os ensinamentos da Gauḍīya sampradāya?”
[Em sua obra filosófica magnum conhecida como Ṣaṭ Sandarbhas, Śrī Jīva Gosvāmī apresentou os ensinamentos de Śrī Caitanya Mahāprabhu, de maneira sistemática, apoiando-os com referências escriturais. Em outras palavras, ele protegeu a corrente pura dos ensinamentos de Śrī Caitanya Mahāprabhu da contaminação de ideologias fraudulentas.]
