[27 de agosto de 2024 é Nandotsava, calculando a partir de São Paulo, Brasil. O seguinte é um trecho de um bhāva anuvāda de um discurso de Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja em 16 de agosto de 2017, a penúltima ocasião em que Śrīla Mahārāja falou hari-kathā publicamente. Quatro dias depois, em 20 de agosto de 2017, ele falou pela última vez no programa de domingo realizado na Faridabad Maṭha antes de manifestar seu passatempo final de doença. Śrīla Mahārāja ficou muito extasiado, especialmente enquanto liderava o badhāi-gīta (canções de felicitações) do Nandotsava.]
A MARCA REGISTRADA DO NANDOTSAVA
Hoje é um tithi especial chamado Nandotsava. Nandotsava tem apenas uma consideração – ‘Diyatām Dharyatām’ [Nanda Mahārāja está generosamente oferecendo caridade, então acumule o máximo que puder!]. Não há restrição alguma. Nem há necessidade de convite formal. Quem quer que venha, ‘Diyatām Dharyatām’ e cante, coma e se divirta. [Mesmo sem convite, todos os Vrajavāsis compareceram ao festival. Essa é a marca registrada de Nandotsava.]
Hoje também é o āvirbhāva tithi de Śrīla Svāmī Mahārāja. Os āvirbhāva e tirobhāva tithis dos vaiṣṇavas são ambos auspiciosos. Lembrar deles é a causa de nossa boa fortuna.
É descrito que Nanda Mahārāja deu colinas de grãos em caridade. [tilādrīn sapta ratnaugha – Ele também deu sete colinas de grãos, cobertas com joias. Śrīmad-Bhāgavatam 10.5.3] O significado de dar grãos em caridade é que, enquanto esses grãos forem semeados e produzirem mais grãos, até esse momento as glórias do doador continuarão a florescer. Portanto, há uma estipulação nas escrituras de dar grãos em caridade (tila-dāna). Mesmo para cerimônias como śrāddha [um ritual realizado para prestar homenagens aos ancestrais], tila-dāna deve ser realizado. Então Nanda Mahārāja deu montes de grãos em caridade, não uma pequena quantidade. Não havia restrições a ninguém em nenhum aspecto. Quem quer que visitasse era alimentado suntuosamente. ‘Diyatām Dharyatām! Diyatām Dharyatām!’ Então Nandotsava é muito famoso pelo próprio nome.
NANDOTSAVA NÃO TEM CONDIÇÕES
Vasudeva não celebrou nenhum festival [quando foi abençoado com um filho] e, portanto, não há festival com seu nome. No entanto, mais tarde ele realizou um sacrifício em Prabhāsa convidando todos os três mundos, exceto os Vrajavāsis. Ainda assim, havia restrições lá. Aqueles que não tinham um convite não podiam entrar no sacrifício. Mas nas celebrações de Nanda Mahārāja, ter um convite não era um pré-requisito. Independente de alguém ter sido convidado, não convidado ou simplesmente ter comparecido ao festival ao ouvir as notícias do nascimento de Kṛṣṇa, ‘Diyatām Dharyatām’ era válido para todos. Essa é a razão pela qual o Nandotsava é famoso. É assim que todos são tratados e honrados no dia de Nandotsava. Tudo era doado em caridade sem ponderação.
SOMENTE ĀNANDA PODE CAUSAR TAL FESTIVAL
As celebrações eram preenchidas com ṇṛtya-gīta – dança e canto. Somente a bem-aventurança (ānanda) é o ímpeto de tal dança e canto. Este ṇṛtya-gīta também é conhecido como lāsya. Todos dançaram e cantaram. Apesar de estar encorpada, Yaśodā também dançou e se divertiu. Todos os devotos que se reuniram aqui também cantarão de coração e se alegrarão. Eu nem estou em posição de ficar de pé [devido à minha idade avançada], o que falar de cantar e dançar?
FAZENDO TODOS FELIZES
Madhavpriyā Prabhu: Você está cantando de fato. Tudo o que você fala é equivalente a cantar e seu coração está eternamente saturado com tanta felicidade que essa felicidade em si tornará todos felizes. [Aplausos dos devotos]
Śrīla Mahārāja: Então, nosso prabhu [Madhavpriyā Prabhu] explicará agora a todos. Não perderei mais tempo. Está além da minha capacidade [permanecer sentado em tal condição de saúde]. Hoje é um tithi especial; equivalerá a uma ofensa se nada for falado sobre suas glórias [daí eu ter falado algumas palavras]. É também o dia do aparecimento de Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Mahārāja. Por favor, se lembrem de suas glórias também.
[Śrīla Mahārāja então concluiu iniciando jubilosamente o canto de ‘hāti ghodā pālakhi jai kanhnaiyā lāla ki’ como é tradicionalmente cantado em Nandotsava, enquanto todos os devotos respondiam em uníssono.] hāti ghodā pālakhi jai kanhnaiyā lāla ki!
nanda ke ananda bhayo jai kanhnaiyā lāla ki!
