[27 de agosto de 2024 é o dia que Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Mahārāja apareceu neste mundo (āvirbhāva-tithi), calculando a partir de São Paulo, Brasil. A seguinte glorificação foi traduzida do site Viśuddha Caitanya Vāṇī, do acervo de Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja.]
[Trechos de um artigo publicado na Śrī Caitanya-vāṇī (Ano 17, Volume 10)]
RECEBENDO INSTRUÇÕES DEVOCIONAIS NA INFÂNCIA
Em 1896, Śrīmad Bhaktivedanta Svāmī Mahārāja apareceu neste mundo, em uma família de devotos em Calcutá. Em seu āśrama anterior, o nome de seu pai era Gaura-mohana De. O nome que seu pai lhe deu foi Abhaya-caraṇa De. Gaura-mohana De era iniciado na sampradāya Gauḍīya Vaiṣṇava.
Abhaya-caraṇa recebeu muitas instruções de seu pai sobre a devoção a Śrī Gaura e Kṛṣṇa. Ele completou um B.A. do Scottish Church College com honras em filosofia. Depois, no curso de sua carreira, ele se tornou gerente de uma empresa farmacêutica — um laboratório na Amherst Street operado pelo Doutor Kārtika Vasu. Depois de trabalhar lá por algum tempo, Abhaya-caraṇa De começou a produzir medicamentos de forma independente.
Em 1922, ele se casou e, em 1933, ainda casado, se abrigou no mais proeminente entre os Gauḍīya Vaiṣṇava ācāryas, jagad-guru paramārādhya nitya-līlā-praviṣṭa oṁ viṣṇupāda aṣṭottara-śata Śrī Śrīmad Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura Prabhupāda, que é mais glorioso que o sol. Seu nome de iniciado tornou-se ‘Śrī Abhaya-caraṇāravinda dāsa Adhikārī.’
O INÍCIO DE SEU SERVIÇO À BṚHAD-MṚDAṄGA
Em 1944, Śrī Abhaya-caraṇāravinda Prabhu começou a publicar a revista mensal em inglês Back to Godhead [De Volta Ao Supremo]. Esta revista é agora bem conhecida. Centenas de milhares de cópias desta revista são impressas todos os meses em vários idiomas e são enviadas para devotos em vários países. Além disso, Śrīmat Svāmī Mahārāja publicou muitos livros em inglês.
ACEITANDO SANNYĀSA
Em 1958, Śrī Abhaya-caraṇāravinda Prabhu aceitou tridaṇḍa-sannyāsa do fundador do Śrī Gauḍīya Vedānta Samiti, tridaṇḍi-svāmī Śrīmad Bhakti Prajñāna Keśava Mahārāja, um discípulo de paramārādhya Prabhupāda Śrī Śrīla Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura, e ficou conhecido como tridaṇḍi-svāmī Śrīmad Bhaktivedānta Svāmī Mahārāja. Mais tarde, ele se apresentaria como Śrī A.C. Bhaktivedānta Svāmī Mahārāja.
RESIDINDO EM VṚNDĀVANA
Em 1959, Śrīla Svāmī Mahārāja veio morar no templo Śrī Śrī Rādhā-Dāmodara em Śrīdhāma Vṛndāvana. Durante esse período, ele traduziu para o inglês os dois primeiros Cantos do Śrīmad-Bhāgavatam. Na época, ele também estava traduzindo o Bhagavad-gītā e vários outros livros.
ESTABELECENDO A ISKCON
Em 1965, aos setenta anos, ele viajou praticamente de mãos vazias para os Estados Unidos da América. Depois que seu navio a vapor atracou em Boston por dois dias, ele finalmente seguiu para Nova York. Um ano depois, ele alugou um apartamento na Twenty-six Second Avenue, Manhattan. Foi lá que ele fundou a ISKCON, a Sociedade Internacional para a Consciência de Kṛṣṇa. No Tompkins Square Park, com um par de karatālas na mão, ele começou sua pregação do mahā-mantra. Muitos se tornaram seus discípulos após serem atraídos por seus kīrtanas e aulas.
PREGANDO EM CADA CANTO DA TERRA
Gradualmente, Śrīmat Svāmī Mahārāja atraiu multidões de pessoas piedosas. Em apenas doze anos, sua pregação alcançou praticamente todos os cantos da Terra. Muitos homens e mulheres educados e ricos se abrigaram nele. Um por um, muitos centros de pregação, templos e monastérios foram estabelecidos em todo o mundo. O vento em todos os lugares começou a ressoar com o canto do mahā-mantra. Pouco depois de confiar a doze discípulos a responsabilidade de dirigir sua sociedade e pregar, ele partiu para a morada eterna do Senhor.
SUAS DELICIOSAS TRADUÇÕES EM INGLÊS
Śrīmat Svāmī Mahārāja também apresentou o Śrī Caitanya-caritāmṛta de Śrī Śrīla Kṛṣṇadāsa Kavirāja Gosvāmī Prabhu em sua escrita bengali original com uma transliteração em inglês de cada verso, seguida por uma tradução palavra por palavra em inglês e uma tradução especializada em inglês. Isso em si é uma questão de deleite particular para todos os Gauḍīya Vaiṣṇavas. Leitores ingleses expressam muitos elogios a esta versão, porque eles têm a conveniência de aprender bengali enquanto lêem este livro, que foi publicado em vários volumes. Todos os seus livros sobre os passatempos de Śrī Gaura e Śrī Kṛṣṇa foram bem recebidos e reverenciados por estudiosos ocidentais.
UMA QUESTÃO DE GRANDE ORGULHO
As Deidades de Śrī Śrī Guru-Gaurāṅga Gāndhārvikā-Giridhārī-jiu agora estão sendo adoradas em todos os lugares, e muitos festivais como Jhulana-, Dola- e até mesmo Śrī Śrī Jagannātha, Baladeva e Ratha-yātrā de Subhadra estão sendo realizados em vários lugares famosos na Europa e América. Esta é uma questão de grande orgulho para todos nós. Oramos de todo o coração para que os serviços da sociedade fundada por Śrīla Svāmī Mahārāja continuem a ser administrados lindamente em todos os aspectos e com entusiasmo.
SUA FORTUNA EM ALCANÇAR ABRIGO DE ŚRĪ VṚNDĀVANEŚVARĪ
Śrīla Svāmī Mahārāja vinha manifestando seu passatempo de doença desde o último Dola-pūrṇimā, mas ainda assim, mesmo em tal condição, ele foi inspecionar seus vários centros e templos no Ocidente, incluindo Londres, no último mês de agosto. Pelo desejo do Senhor, ele estava residindo em Śrī Vṛndāvana desde meados de setembro. Lá, ele alcançou o abrigo de Śrī Śrī Vṛndāvaneśvarī.
Śrīpāda Kṛṣṇadāsa Bābājī Mahāśaya, que estava presente em Śrīdhāma Vṛndāvana quando Śrīla Svāmī Mahārāja desapareceu deste mundo, fez sua chegada auspiciosa em nossa Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha em Calcutá no dia 20 de novembro de 1977. Ouvimos dele que os discípulos de Śrīla Svāmī Mahārāja estavam cercando sua cama e cantando harināma incansavelmente. Embora Svāmī Mahārāja tenha parado de falar, seus lábios permaneceram ativos até seu último momento. Quando Śrīpāda Vana Mahārāja, Kṛṣṇadāsa Bābājī Mahārāja e outros estimados vaiṣṇavas o visitavam, seus discípulos, falando alto em seu ouvido, diziam quem tinha vindo, e ele mostrava o devido respeito levantando as mãos até a testa. Ele estava totalmente consciente até seu momento final.
Seus discípulos cantaram harināma alto durante toda a noite, mesmo depois que ele abandonou seu corpo. Na terça-feira (Śuklā Pañcamī), eles o colocaram em um palanquim decorado e o levaram aos sete templos principais de Śrīdhāma Vṛndāvana acompanhado pelo cantar congregacional do Santo Nome (nāma-saṅkīrtana). Os diretores Gosvāmī de cada um dos templos estenderam a ele o respeito devido a um vaiṣṇava ācārya e o honraram com guirlandas e remanentes de candana de suas respectivas Deidades. Depois disso, ele foi colocado em samādhi em seu templo Śrī Kṛṣṇa-Balarāma, no Ramaṇa-Reti, de acordo com as diretrizes das escrituras.
SUA REALIZAÇÃO ÚNICA
Durante sua aula noturna do Śrīmad-Bhāgavatam, o Presidente-ācārya da Śrī Caitanya Gauḍīya Matha, Śrīla Ācāryadeva Śrīmad Bhakti Dayita Mādhava Mahārāja, expressou a tristeza de sua separação de seu irmão espiritual Svāmī Mahārāja e glorificou extensivamente o feito estupendo de Śrīla Svāmī Mahārāja de pregar a mensagem de Śrī Caitanya por todo o mundo em tão pouco tempo. Ele ilustrou ainda mais a realização única de Śrīla Svāmī Mahārāja em transformar os hábitos arraigados de vestimenta, dieta, conduta e comportamento de seus discípulos ocidentais. Eles aceitaram o traje humilde de Gauḍīya Vaiṣṇavas, começaram a aceitar apenas bhagavat-prasāda (alimentos oferecidos ao Senhor), usando cordões de contas de tulasī em volta do pescoço, cantando os Santos Nomes em japa-mālās e portando marcas de gopī-candana tilaka em todos os membros do corpo. Dessa forma, eles adotaram todas as convenções da etiqueta vaiṣṇava e se comprometeram a executar incessantemente kīrtana de mahā-mantra sem hesitação. É uma questão de grande alegria que eles também começaram a estudar profundamente literaturas devocionais e a realizar adoração às Deidades.
SEUS ESFORÇOS ARDENTES PARA CUMPRIR O DESEJO DE ŚRĪLA PRABHUPĀDA
Em Śrīdhāma Māyāpura, há planos sérios para construir um templo de quase duzentos e cinquenta pés de altura para o templo Śrī Māyāpura-Candrodaya que ele já estabeleceu lá. Esperamos que seus discípulos, que são muito qualificados, em breve se esforcem para cumprir esse desejo de seu gurudeva. Śrīman Mahāprabhu previu:
pṛthivīte āche ĵatô nagarādi grāma
sarvatra pracāra hôbie more nāma
“Meu nome será propagado em todas as cidades e vilas por toda a Terra.”
Śrī Śrīla Ṭhākura Bhaktivinoda e Śrī Śrīla Prabhupāda, dois associados íntimos de Śrī Gaura, também expressaram ambições particulares em suas previsões sobre a pregação no Ocidente. Śrīla Svāmī Mahārāja fez grandes esforços para propagar e realizar esse desejo deles.
