[16 de maio de 2024 é o dia da partida (tirobhāva-tithi) de Śrī Madhu Paṇḍitaa, calculado a partir de São Paulo, Brasil. O seguinte texto foi traduzido do site iskcondeseretree.com]
Não há menção de Śrī Madhu Paṇḍita no Caitanya-caritāmṛta. Apenas é mencionado no Bhakti-ratnakara que Śrī Gopīnātha-jī se manifestou diante dEle. [B.R. 2.473]
Ó Śrīnivāsa! O que mais posso dizer? O Senhor Se revela ao seu devoto puro, que então prega Suas glórias ao mundo. Quem pode descrever as atividades incompreensíveis de tal devoto, pelas quais o Senhor se torna subserviente ao seu amor? Assim, Śrī Vrajendra Kumāra revelou-se a Paramānanda Bhaṭṭācārya e Śrī Madhu Paṇḍita, que é o reservatório de muitas qualidades maravilhosas.
“Portanto, Śrī Gopīnātha-jī, que é um oceano de misericórdia e que se diverte nas margens encantadoramente belas de Vaṁsivata, Se manifestou pela graça de Śrī Madhu Paṇḍita.” [Sādhana-dipikayam]
Deste modo, Śrī Madhu Paṇḍita tornou-se o servo de Śrī Gopinātha, cujo brilho corporal rouba a mente de todos. Centenas e milhares de pessoas vieram correndo para vê-lO, ao ouvirem dizer que Ele era a personificação da doçura. Quando a calmante doçura de sua forma encantadora entrou em contato com seus olhos e penetrou em seus corações, todos descobriram que o fogo ardente da existência material que anteriormente ardia ali agora estava extinto.
A Deidade de Śrī Nanda Dulal, que foi formada a partir da mesma śila de Śrī Śyāmasundara (Khardaha) e Śrī Ballabhajiv (Ballabhapur), e que foi trazida do palácio do Nawab, é considerada por alguns como tendo sido adorada anteriormente por Śrī Madhu Paṇḍita.
Śrī Nanda Dulal ainda reside na vila de Saibona, que pode ser alcançada de ônibus saindo de Khardaha. É preciso descer em Matarangi Mor e depois seguir de rikshaw até o templo de Śrī Nanda Dulal. O sevā-pūjā está sendo conduzido atualmente pelos discípulos de Śrīla Oṁkaranātha.
Quando Śrīnivāsa e seus companheiros estavam se preparando para partir de Śrī Vṛndāvana Dhāma com o carro de boi cheio de livros, Madhu Paṇḍita presenteou-o com a guirlanda de flores de Śrī Gopīnātha-jī como sua bênção. Madhu Paṇḍita foi discípulo de Śrī Gadādhara Paṇḍita.
*A imagem acima é do samādhi de Madhu Paṇḍita, localizado em Vṛndāvana.
