,

Śrī Śrīmad Bhakti Vilāsa Gabhastinemi Gosvāmī Mahārāja

[12 de maio de 2024 é o dia da partida (tirobhāva-tithi) de Śrī Śrīmad Bhakti Vilāsa Gabhastinemi Gosvāmī Mahārāja em São Paulo, Brasil. O seguinte é um trecho de um bhāva anuvāda do kathā dado por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja no mesmo tithi em 23 de abril de 2015. Contribuição dos editores: Texto adicional foi incluído entre colchetes para facilitar o fluxo do conteúdo.]

Hoje é o dia da partida do meu śikṣā guru, Śrīmad Bhakti Vilāsa Gabhastinemi Gosvāmī Mahārāja. Ele foi um dos dezoito discípulos sannyāsa de Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura.

Anteriormente, Śrīla Gabhastinemi Mahārāja era um seguidor da seita śaṅkarite, mas ao conhecer os devotos da Gauḍīya Maṭha, uma série de discussões se seguiram entre eles e, sendo incapaz de derrotar os argumentos da filosofia Gauḍīya, ele se submeteu a se tornar um seguidor da Gauḍīya Maṭha. Mais tarde ele recebeu sannyāsa de Śrīla Prabhupāda e recebeu o nome de Bhakti Vilāsa Gabhastinemi. Ele era um bom pregador. Seus olhos eram vermelhos e seus óculos também. Ele tinha um rosto muito bonito. Sua missão central era subjugar os māyāvādīs. Ele teve muito sucesso no serviço de arrecadação de doações para a maṭha. Ele construiu apenas uma maṭha e não teve nenhum discípulo, exceto uma discípula em Purī, que era a superintendente de sua maṭha.

Mādhavapriya Prabhu: Qual é o significado de ‘Gabhastinemi’?

Śrīla Mahārāja: Significa a porção externa do cakra, que corta (derrota) o māyāvādismo e aumenta bhakti (Bhakti Vilāsa).

Mādhavapriya Prabhu: Ok, então ‘nemi’ significa a parte do [sudarśana] cakra que tem pontas e que é usada para cortar.

Śrīla Mahārāja: Sim, desta raiz também vem a palavra ‘Naimiṣāraṇya’. [Portanto, ‘Gabhastinemi’ significa a borda afiada (nemi) refulgente (gabhasti) do cakra] cortando a doutrina falaciosa da filosofia māyāvāda. Primeiro ele foi um seguidor de māyāvāda, depois se tornou alguém que a corta. Com base nisso, Śrīla Prabhupāda deu-lhe esse nome. Durante aqueles tempos, houve muita agitação [relacionada ao corte da filosofia māyāvāda]; houve até uma tentativa de matar devotos da Gauḍīya Maṭha administrando veneno.

Não sei mais sobre ele porque não tive muito de sua associação. Mas lembro-me dele hoje e rezo por sua misericórdia.

Deixe um comentário