[10 de maio de 2024 é o dia em que se comemora o advento (āvirbhāva-tithi) de Śrīpāda Bhakti Vaibhava Mādhava Gosvāmī Mahārāja, calculado a partir de São Paulo, Brasil. O seguinte é um trecho de um bhāva anuvāda do kathā dado por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja no mesmo tithi em 25 de abril de 2013 e 4 de abril de 2015. Contribuição dos editores: Texto adicional foi incluído entre colchetes para facilitar a fluxo de conteúdo.]
Hoje é o dia do advento do meu satīrtha (irmão espiritual), Śrīpāda Bhakti Vaibhava Mādhava Mahārāja. Antes de vir para o Gauḍīya Vaiṣṇavismo, ele era um ‘śākta’ (adorador de Devī ou Śakti). Ele usava roupas vermelhas e carregava um tridente na mão. Ele residia em um crematório que subsistia de folhas de nim, tais eram suas práticas. Ele nem tinha medo das cobras estarem perto de sua āsana. Por alguma boa fortuna, um dia ele veio a Gauḍīya Maṭha. Ao vê-lo, Śrīla Bhakti Sāraṅga Gosvāmī Mahārāja comentou: “Um sādhu mahātmā (grande santo) chegou”. Mais tarde, Śrīla Bhakti Sāraṅga Gosvāmī Mahārāja pregou para ele e, como resultado, ele abandonou seu cabelo emaranhado, raspou o cabelo e a barba e aceitou uma vestimenta vaiṣṇava. [Ele é discípulo de Śrīla Bhakti Sāraṅga Gosvāmī Mahārāja]
Desde o início, Śrīpāda Bhakti Vaibhava Mādhava Mahārāja possuía grande inclinação para sevā. Certa vez, Śrīla Bhaktivedānta Vāmana Mahārāja estava se recuperando de um acidente de carro em nossa maṭha de Delhi e naquela ocasião Śrīla Mādhava Mahārāja o serviu de todo o coração.
Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Mahārāja, que mais tarde se tornou um grande pregador em todo o mundo, costumava publicar uma revista de quatro páginas chamada De Volta ao Supremo [Back to Godhead]. Ele frequentemente abordava doadores em Delhi para arrecadar fundos para a publicação daquela revista e lá se hospedava na maṭha de Śrīla Sāraṅga Gosvāmī Mahārāja. Num dia ensolarado, quando Śrīla Svāmī Mahārāja estava saindo para visitar a casa de um doador que havia prometido lhe dar cinco rúpias para a revista, Śrīla Bhakti Vaibhava Mādhava Mahārāja o interrompeu, exclamando que estava quente demais para sair de casa. Śrīla Svāmī Mahārāja respondeu: “Mesmo assim, as cinco rúpias que coletarei serão de grande ajuda na publicação desta revista”. Ele implorou: “Mahārāja! Vou te dar dez rúpias! Por favor, não saia para receber essa doação. Se você sofrer uma insolação, isso será motivo de preocupação.” Tamanho era seu gosto por vaiṣṇava-sevā. Hoje é o dia de seu advento.
Refugiando-me em seus pés de lótus, imploro por sua misericórdia sem causa e oro para que eu possa alcançar uma vida de serviço como a dele.
