Śrī Abhirāma Ṭhākura

[30 de abril de 2024 é o dia da partida (tirobhāva-tithi) de Śrī Abhirāma Ṭhākura, calculado a partir de São Paulo, Brasil. O seguinte é um trecho de um bhāva anuvāda do kathā dado por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja no mesmo tithi em 18 de abril de 2017 e 2 de maio de 2013. Contribuição dos editores: Texto adicional foi incluído entre colchetes para facilitar o fluxo de conteúdo.]

Hoje é um dia muito especial, pois é o tirobhāva-tithi de Abhirāma Ṭhākura. Os dias de advento e partida dos vaiṣṇavas são igualmente significativos, pois ambos estimulam sua lembrança em nossos corações e anunciam bons auspícios. Ao observar tais tithis, tudo o que é desfavorável desaparece. Sem a misericórdia deles, nunca poderemos ser libertados deste mundo material. Portanto, é necessário observar os tithis dos vaiṣṇavas.

Abhirāma Ṭhākura adveio em Khānākula-kṛṣṇanagar, onde agora existe um templo que abriga as Deidades que ele adorava. Perto também há um lago com uma árvore Bakula próxima. [Este lugar é conhecido como Siddha-bakula-kuñja. Acredita-se que Abhirāma Ṭhākura gostava de sentar debaixo desta árvore]

Abhirāma Ṭhākura possuía grande força. Uma característica única dele era que ele tinha um chicote incrível chamado Jaya-maṅgala. Qualquer um que fosse atingido por esse chicote seria imediatamente dominado por kṛṣṇa-prema. Até hoje, esse chicote está preservado em uma caixa no templo em Khānākula-kṛṣṇanagar, onde é exibido publicamente no dia do tirobhāva de Abhirāma Ṭhākura. Śrīla Prabhupāda, meu parama-gurudeva, visitou esse local e o mencionou em seu comentário (anubhāṣya) ao Śrī Caitanya-caritāmṛta. Todas as informações relativas às glórias deste lugar e como acessá-lo foram mencionadas nesse comentário; aqueles que o leram estariam cientes.

Certa vez, Śrīnivāsa Ācārya abordou Abhirāma Ṭhākura para pedir emprestado seu exemplar do Śrīmad-Bhāgavatam, mas descobriu que a escrita estava manchada com as lágrimas deste último. Tendo ouvido falar que havia outra cópia do Bhāgavata na posse de Gadādhara Paṇḍita, ele foi até Jagannātha Purī, apenas para descobrir que esta cópia também teve o mesmo destino – a escrita foi manchada pelas lágrimas incessantes de Gadādhara Paṇḍita, que chorou com saudade de Mahāprabhu. Assim, Śrīnivāsa Ācārya retornou mais uma vez para Abhirāma Ṭhākura, que naquele momento açoitou Śrīnivāsa Ācārya com seu chicote duas vezes, após o que sua esposa o interrompeu, exclamando: “Ele é apenas uma criança, ele não será capaz de suportar tanto prema!”

Abhirāma Ṭhākura é um associado eterno do Senhor. Ele é repleto de kṛṣṇa-prema. Na verdade, apenas com seu toque ou olhar ele poderia conceder kṛṣṇa-prema. Então por que ele usou seu chicote para fornecer kṛṣṇa-prema? A compreensão de tais passatempos está além da nossa mente e inteligência. Só podemos concluir que os vaiṣṇavas têm maneiras únicas de outorgar sua graça.

Assim nos lembramos hoje de sua vida e de suas glórias. Rezo a seus pés de lótus para que, mesmo que uma gota insignificante de seu hari-bhakti se manifeste em meu coração, então meu nascimento humano será bem-sucedido. O que torna nossas vidas bem-sucedidas? A vida de alguém é bem-sucedida quando alcança kṛṣṇa-bhakti, quando obtém a audiência de Śrī Kṛṣṇa. ‘janama saphala tā’ra, kṛṣṇa daraśana jā’ra, bhāgye hoiyāche eka-bāra’ – o nascimento dessa pessoa é bem-sucedido se, por sorte, ela tiver o darśana de Kṛṣṇa apenas uma vez.

Deixe um comentário