Breve biografia de Śrīla Bhakti Mayūkha Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja

De acordo com os śāstras, Baladeva é a manifestação do Senhor Kṛṣṇa. Esse mesmo Senhor Baladeva apareceu neste mundo, durante essa era de perturbações (Kali-Yuga), na forma de Nityānanda Prabhu, no 13º dia da lua crescente do mês de Māghī (ano de 1474). Nesse mesmo dia, no ano de 1904 (ano bengali 1311), um descendente espiritual do Senhor Nityānanda, chamado Bhakti Mayūkha Bhāgavata Gosvāmī, adveio em uma reputada família na vila de Chinpay, distrito de Birbhum, Bengala Ocidental, Índia. Seu pai era Śrīyukta Rāma Kumara Mukhopadhyay e sua mãe Śrīmatī Kusuma Kaminī Devī. Desde sua infância, Śrīla Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja era naturalmente veraz, possuía boa índole e era carismático. Portanto, todos os residentes de Chinpay tinham grande afeto e respeito por ele.

À medida que foi crescendo, seu anseio de alcançar o amor divino pelo Senhor Supremo aumentou. Muitas vezes se sentava em um lugar solitário, com seus olhos cheios de lágrimas, aspirando entrar em contato com um verdadeiro mestre espiritual. O Senhor Supremo sempre satisfaz os desejos de seus devotos. Um dia, ele teve um sonho em que viu Sua Divina Graça Śrīla Prabhupāda. Śrīla Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja não sabia quem era Śrīla Prabhupāda, mas compreendeu que a pessoa que havia visto em seu sonho era certamente seu Gurudeva. Daquele dia em diante, ele se tornou ansioso para conhecer a grande personalidade que havia visto em seu sonho. Pela misericórdia do Senhor, Śrīla Bhāgavata Mahārāja conheceu essa personalidade no dia de Gaura Pūrṇimā. Nesse mesmo dia, embora não estivesse listado para iniciação, ainda assim Śrīla Bhāgavata Mahārāja raspou sua cabeça e esperou ansiosamente para receber a iniciação harināma de Śrīla Prabhupāda. Por sua misericórdia sem causa, Śrīla Prabhupāda lhe deu harināma e disse a todos os devotos que estavam ao redor: “Todos vocês podem não conhecê-lo, mas eu já o conheço.” Embora essa fosse a primeira vez que Śrīla Prabhupāda se encontrava fisicamente com Śrīla Bhāgavata Mahārāja, Śrīla Prabhupāda expressou a todos os devotos que já o conhecia.

Em menos de um ano, Śrīla Bhāgavata Mahārāja deixou a vida familiar e passou a dedicar toda sua vida ao serviço de seu Gurudeva. Em um curto período de tempo, Śrīla Prabhupāda lhe deu a segunda iniciação (dīkṣā) juntamente com o nome espiritual Śubhavilāsa dāsa Adhikārī. Após a segunda iniciação, Śrīla Prabhupāda nomeou Śubhavilāsa Prabhu como professor de dharma no Instituto Bhaktivinoda, em Māyāpur. Logo, Śrīla Prabhupāda também o nomeou como o editor principal do boletim espiritual diário Dainika Nadiyā Prakāśa. Ele prestou competente serviço escrevendo e revisando artigos e gerenciou a imprensa com eficiência. Śrīla Prabhupāda viu a dedicação de Śubhavilāsa Prabhu no serviço de publicação e lhe deu o título de‘Bhakti-mayūkha’, ou seja, ‘alguém que tem uma devoção profunda’. Por fim, Śrīla Prabhupāda fez dele um mahopadeśaka no Gaura Pūrṇimā de 1936, significando que era ‘um grande conselheiro devocional’.

Em 1948, na Vyāsa-Pūjā de Śrīla Prabhupāda, Śrīla Bhakti Bhūdeva Śrautī Gosvāmī Mahārāja lhe concedeu a ordem de sannyāsa, em Jhadgrama, Medinīpura, Bengala Ocidental, na Gaura Sārasvata Mātha. Śubhavilāsa Prabhu recebeu o nome Tridaṇḍi Svāmī Bhakti Mayūkha Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja. Embora tivesse o desejo interno de viver em Vṛndāvana e passar o resto de sua vida em prática devocional solitária, Śrīla Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja eventualmente estabeleceu seu primeiro centro de pregação em sua terra natal, em 1951. Em 1971 e 1986, Śrīla Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja fundou dois outros centros de pregação, em Bolpur, Shantiniketan, e na cidade de Purulia, ambas na Bengala Ocidental. Todos os seus irmãos espirituais ficavam satisfeitos em ver sua firme fé no guru, seu compromisso em servir Hari, Śrī Guru e vaiṣṇavas, seu entusiasmo em cantar o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa e sua rendição exclusiva.

Vendo suas qualidades devocionais, muitas pessoas piedosas se abrigaram nele e se engajaram em práticas devocionais. Śrīla Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja escreveu muitos artigos para a revista mensal Caitanya-Vāṇī, publicada pela Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha. Ele também compilou os hari-kathās de Śrīla Prabhupāda e publicou um livro extremamente atraente chamado Śrīla Prabhupadera UpadeṣāmṛtaOs ensinamentos nectáreos de Śrīla Prabhupāda.

No domingo, 28 de dezembro de 1986, às 09h05 (calendário bengali: 12 de Pauṣa, 1393. Śukla-dvādaśī – 12º dia do ciclo crescente da lua), aos 82 anos de idade, Śrīla Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja deixou este mundo. Estava em seu quarto, localizado no seu templo de Raipur, distrito de Birbhum, enquanto se lembrava dos passatempos do meio-dia de Śrī Śrī Rādhā-Govinda que acontecem no Rādhā-kuṇḍa (madhyāhna-līlā). A vida inteira de Śrīla Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja nos ensina a dedicarmos nosso ser sinceramente a Hari, Śrī Guru e vaiṣṇava. Essa é a única maneira de alcançarmos nosso objetivo espiritual, que é nos tornarmos servos eternos do Casal Divino, Śrī Śrī Rādhā-Kṛṣṇa. Śrīla Bhāgavata Gosvāmī Mahārāja foi um exemplo brilhante de uma personalidade pura, incomparável e divina.

Fonte da biografia: A Missão – Srila Prabhupada e Seus Missionários (livro escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja, e que se encontra disponível na amazon.com.br em inglês, assim como em português pela editora SEVA).

Deixe um comentário