Breve biografia de Śrīla Bhakti Svarūpa Parvata Gosvāmī Mahārāja

Os descendentes espirituais do Senhor Caitanya e os devotos puros advêm em diferentes lugares do mundo, mas o Senhor Caitanya reúne todos eles nos Seus pés de lótus, em Māyāpur. Śrīla Bhakti Svarūpa Parvata Gosvāmī Mahārāja era muito querido pelo Senhor Caitanya. Pela graça de seu Gurudeva, Śrīla Prabhupāda, e pelo desejo do Senhor Caitanya, Śrīla Parvata Mahārāja nasceu em Godrumadvīpa, em 1884, no dia do Guru Pūrṇimā. Sua família o nomeou Badol. Sabemos que Godrumadvīpa representa o canto congregacional (saṅkīrtanakhya-dvīpa). Seu pai era Pancu Gopāla Vedānta Deśika e sua mãe era discípula de Bhaktivinoda Ṭhākura.

Durante sua infância, Badol ouvia frequentemente o hari-kathā de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura no Svānanda-sukhada-kuñja. Os discursos sagrados de Bhaktivinoda Ṭhākura eram tão atraentes que este menino, Badol, ia ao Svānanda-sukhada-kuñja à meia-noite para ouvir os passatempos sagrados do Senhor Caitanya dos lábios de lótus de Śrīla Gaura Kiśora dāsa Bābājī Mahārāja e de Śrīla Kṛṣṇadāsa Bābājī, o servo pessoal de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura. De acordo com a ordem de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura, Badol recebeu harināma (primeira iniciação) de Śrīla Kṛṣṇadāsa Bābājī Mahārāja. Ele então aceitou Bhaktivinoda Ṭhākura como seu śikṣa-guru. No ano de 1900, quando tinha 16 anos de idade, Badol manifestou o passatempo de se casar, a fim de trazer novas sevikas para os serviços do Senhor Caitanya. Como resultado, teve duas filhas. Em 1908, recebeu a segunda iniciação (dīkṣā) de Śrīla Prabhupāda, quando Śrīla Prabhupāda ainda era um brahmacārī. Śrīla Prabhupāda o enviou para Chatak Parvat, em Jagannātha Puri, onde hoje se encontra a Puruṣottama Maṭha. Após a segunda iniciação, Śrīla Prabhupāda lhe deu o nome Haripāda dāsa Vanacārī, remetendo ao fato de que havia abandonado sua casa. Quando vivia em Chatak Parvat, ele tomava mahāprasāda do Senhor Jagannātha diariamente, o que custava 4 rúpias e 50 paisas por mês. Assim que Śrīla Prabhupāda soube disso, ele lhe deu a seguinte ordem: “Você deve cozinhar com suas próprias mãos aquilo que conseguir coletar através de madhukarī, e então oferecer o alimento ao Senhor, como bhoga, diariamente.” Haripāda seguiu a ordem de Śrīla Prabhupāda sem argumentar.

Em 1914, quando Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura deixou fisicamente este mundo, em Calcutá, Haripāda dāsa Vanacārī veio para a Bengala e passou vários meses em Māyāpur. Em 1918, Śrīla Prabhupāda tomou sannyāsa. No mesmo ano, após alguns meses, Śrīla Prabhupāda deu a iniciação sannyāsa a Haripāda dāsa Vanacārī, e seu nome tornou-se Tridaṇḍi Svāmī Śrīla Bhakti Svarūpa Parvata Gosvāmī Mahārāja. Depois de tomar sannyāsa, Parvata Mahārāja visitou os quatro dhāmas com os pés descalços.

Após 30 anos de sua iniciação sannyāsa, para cumprir a ordem de Śrīla Prabhupāda, Śrīla Parvata Mahārāja recebeu uma doação inacreditável do rei de Odisha, Kaptipāda, incluindo um palácio e terras agrícolas, em Udala, Mayurbhanj, Odisha. Śrīla Parvata Gosvāmī Mahārāja instalou as pegadas sagradas de Śrīla Prabhupāda naquele lugar, mostrando-nos assim, pelo exemplo, como manter uma fé firme em nosso mestre espiritual. Por fim, nomeou o lugar como Śrī Vārṣabhānavī-dayita Gauḍīya Maṭha e abriu o centro de pregação Bhaktivinoda-vāṇī Pracāra Sabhā.

Śrīla Parvata Mahārāja pregou principalmente no estado de Odisha. Muitas pessoas puderam se refugiar em Śrīla Prabhupāda através do seu esforço de pregação. Quando Śrīla Prabhupāda deixou este mundo, Śrīla Parvata Gosvāmī Mahārāja se tornou um guru iniciador. Seus discípulos mais proeminentes foram Bhakti Vikāśa Mahāyogī Mahārāja, Bhakti Sundara Sagara Gosvāmī Mahārāja, Bhakti Prapanna Pārivrājaka Mahārāja (que estabeleceu um templo próximo à ISKCON com o nome Śrī Kṛṣṇa Caitanya Gauḍīya Maṭha), Giridhāri dāsa Bābājī Mahārāja, Prāṇakiśora Brahmacārī, etc.

Em 1957, no dia em que se celebra o aparecimento de Śrīla Prabhupāda, Sua Divina Graça Śrīla Bhakti Svarūpa Parvata Gosvāmī Mahārāja deixou fisicamente a todos nós, enquanto estava em seu templo na Odisha. Sua dedicação exemplar no serviço a Śrī Guru, vaiṣṇava e Bhagavān é a inspiração para todos os buscadores espirituais. Se alguém ler sua curta biografia, com certeza obterá a devoção pura. O caráter dos devotos puros nos inspira a praticar a devoção pura.

Fonte da biografia: A Missão – Srila Prabhupada e Seus Missionários (livro escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja, e que se encontra disponível na amazon.com.br em inglês, assim como em português pela editora SEVA).

Deixe um comentário