Sua Divina Graça (SDG) Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur não é um acharya ordinário em nossa Gaudiya Sampradaya. Ele é um pioneiro na propagação da missão do Senhor Chaitanya e aquele que estabeleceu o atual movimento Gaudiya a viajar por cada canto deste mundo. Sriman Mahaprabhu chegou a prever o seguinte:
‘pṛthivīte āche yata nagarādi grāma
sarvatra pracāra haibe mora nāma’
(Chaitanya Bhagavata, Antya Khanda 4.126)
“O Meu nome será propagado em todas as cidades e vilarejos do mundo”.
Srila Prabhupada foi a primeira personalidade a cumprir com o desejo de Sriman Mahaprabhu, e para lhe auxiliar em sua missão de propagar o Santo Nome ao redor do mundo, Srila Prabhupada enviou Srila Bhakti Pradip Tirtha Goswami Maharaj, Srila Bhakti Saranga Goswami Maharaj, Srila Bhakti Hridoy Bon Goswami Maharaj, e Samvidananda Prabhu ao ocidente, de modo que, por meio da pregação deles, as sementes da propagação da missão do Senhor pudessem ser plantadas. Srila Prabhupada também instruiu o nosso shiksha guru pad-padma SDG Srila Bhakti Vedanta Swami Goswami Maharaj (o Srila Prabhupada da ISKCON) a ir para o ocidente pregar nas regiões onde a língua inglesa é falada. Assim, trinta e cinco anos após receber essa instrução, ele viajou para o ocidente e cumpriu com a ordem de seu Gurudeva (Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswat Goswami Thakur). Após Srila Prabhupada partir fisicamente (em 1 de janeiro de 1937 às 5:30 am, na Bag Bazar Gaudiya Math, em Calcutá), visando expandir a missão do Senhor Chaitanya na Índia, SDG Srila Bhakti Dayita Madhava Goswami Maharaj estabeleceu a Sri Chaitanya Gaudiya Math, SDG Srila Bhakti Prajñan Keshava Goswami Maharaj (que deu iniciação sannyas a Srila Bhakti Vedanta Swami Goswami Maharaja – o acharya fundador da ISKCON) fundou a Sri Gaudiya Vedanta Samiti, SDG Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev Goswami Maharaja estabeleceu a Sri Chaitanya Saraswat Math, SDG Srila Bhakti Kumud Santa Goswami Maharaj estabeleceu o Sri Chaitanya Ashram, SDG Srila Bhakti Vaibhav Puri Goswami Maharaj estabeleceu a Sri Krishna Chaitanya Mission, o meu mestre espiritual, SDG Srila Bhakti Pramode Puri Goswami Thakur estabeleceu a Sri Gopinath Gaudiya Math, e outros acharyas estabeleceram mais alguns diferentes centros para espalhar a missão.
Srila Prabhupada, portanto, é o pioneiro e o verdadeiro guru do atual movimento Gaudiya. A palavra “guru” significa “mestre universal”. O meu mestre espiritual, SDG Srila Bhakti Pramode Puri Goswami Thakur, escreveu em seu livro intitulado “Guru” que outra forma de se ver o mestre espiritual é enquanto “a manifestação direta de Srimati Radharani” – ou seja, como Sua companheira pessoal. O meu querido mestre espiritual antecessor, Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur identificou-se como uma serva amada de Srimati Radharani (Sri Varshabhanavi Dayita Das). Ele também revelou aos seus companheiros íntimos que a sua identidade espiritual é Nayana Mani Mañjari (a companheira de Rupa Mañjari nos passatempos de Krishna). Por isso é que quando nós oramos aos nossos mestres espirituais, nos referimos a ele enquanto uma serva de Srimati Radharani.
No pranam mantra de Srila Prabhupada, inclusive, está escrito o seguinte:
sri-varshabhanavi-devi-dayitaya kripabdhaye
krishna-sambandha-vijnana-dayine prabhave namah
madhuryojjvala-premadhya-sri-rupanuga-bhaktida
sri-gaura-karuna-sakti-vigrahaya namo ’stu te.
namas te gaura-vani-sri-murtaye dina-tarine
rupanuga-viruddhapasiddhanta-dhvanta-harine
Esse mantra profunda nos revela que Srila Prabhupada é a forma condensada da misericórdia de Srimati Radharani e de Sriman Mahaprabhu, além de ser a personificação das instruções de Mahaprabhu.
Por meio desse mantra, nós podemos contemplar que Srila Prabhupada não é um acharya comum. Nós poderíamos até nos perguntar sobre por que ele não pisou fora de Bharat Varsha (Índia). A razão disso é de que, sendo o acharya principal, ele apontou muitos pregadores (seus seguidores) como gurus para espalhar por todo o mundo tanto as orientações do Senhor Chaitanya quanto o Santo Nome. Agora, nós podemos ver como os seus discípulos e discípulos netos já visitaram e ainda estão visitando várias partes do mundo para espalhar a mensagem de Srila Prabhupada. E se eles estão pregando com seriedade (ou seja, espalhando sem desvio algum o nome do Senhor Chaitanya), então isso significa que estão seguindo as instruções de Srila Prabhupada e, portanto, satisfazendo também o desejo do Senhor Chaitanya.
Srila Prabhupada frequentemente dizia que nós podemos nos deparar com centenas de obstáculos, críticas e acusações, enquanto cumprimos com o nosso serviço, mas ainda assim devemos continuar firmes em nossa meta de satisfazer o desejo de Mahaprabhu e garantir que a missão do Senhor Chaitanya se expanda com pureza. No caso, pureza significa que nós devemos primeiro merecer para depois desejar. Os pregadores devem primeiro seguir as instruções do Senhor Chaitanya, “apani acari dharma jivere shikay, apani na koile dharma shikha no na jaye”. O Senhor está afirmando aqui que nós devemos primeiro praticar e compreender, pois somente depois é que nós nos tornaremos qualificados para pregar (conforme as compreensões que tivermos adquirido).
Quando Srila Prabhupada era um brahmacari, o seu Gurudev (SDG Srila Gour Kishore Das Babaji Goswami Maharaj) lhe deu o nome Sri Varshabhanavi Dayita Das. Depois disso, quando Srila Prabhupada decidiu inaugurar o movimento visando à satisfação do desejo de Sriman Mahaprabhu, ele assumiu o voto de completar em suas contas o cantar de 1 bilhão de Santos Nomes. Assim, todos os dias ele cantava 192 voltas (3 lakh), pois leva cerca de 9-10 anos para completar o número de 1 bilhão. Durante o período em que estava cumprindo com esse voto, Srila Prabhupada resolveu que iria pregar e levar quem quer que se inspirasse com a sua pregação até os seus dois abrigos (mestres), SDG Srila Sachidananda Bhakti Vinode Thakur, e SDG Srila Gour Kishore Das Babaji Goswami Maharaj. Entretanto, em 1914, Srila Bhakti Vinode Thakur partiu deste mundo, e no ano seguinte, em 1915, Srila Gour Kishore Das Babaji Goswami Maharaj também deixou o seu corpo. Com essas duas personalidades fisicamente ausentes, Srila Prabhupada decidiu continuar com o seu cantar, ao invés de seguir com a sua ideia de pregação.
Logo após decidir isso, certa manhã, enquanto cantava no Yogapith (em Mayapur), no bhajan kutir de Srila Bhakti Vinode Thakur, uma refulgência emanou de uma jaqueira sobre Srila Prabhupada. Abrindo os seus olhos, ele viu todo o guru varga, os seis goswamis e o pancha tattva bem diante de si. Eles o deram a seguinte instrução, “Sri Varshabhanavi Dayita Das, você tem que espalhar a mensagem amorosa do Senhor Chaitanya. Rejeite a sua ideia atual de continuar apenas cantando. Você precisa pregar ao redor de todo o mundo”. Ele, então respondeu, “Quem dará abrigo às pessoas?”, ao que todos eles disseram, “Você lhes dará abrigo em nosso nome”.
Tendo ouvido essa instrução divina, tão logo completou o seu voto de cantar um bilhão de Santos Nomes, no dia de Gour Purnima, em 1918, Srila Prabhupada estabeleceu o primeiro centro de pregação, chamado Sri Chaitanya Math, em Mayapur. Um segundo centro, com o nome de Sri Bhakti Vinode Asana, foi estabelecido na 1 Ultadanga Junction Road, em Calcutá. Dessa forma, gradualmente, ele estabeleceu sessenta e quatro templos pela Índia.
Srila Prabhuada jamais deixou “dharma bhumi”, a Índia, mas cuidou de propagar esse movimento Gaudiya por meio de seus seguidores. As escrituras sagradas afirmam que os princípios de um acharya envolvem a dedicação contínua ao serviço a Vishnu, viagens com fins de peregrinação, e a descrição da mensagem dos Vedas para todos. Inclusive, sem servir os devotos de Gouranga Mahaprabhu, alcançar Vrindavan é algo inalcançável mesmo por meio do estudo dos Vedas.
acharya dharma paricharjja vishnu, bichorjo tirthani, bicharjo vedam
bina na gaura-priya-pada-sevam vedadidushprapya-padam-vidanti
(Chaitanya Chandramrita 22)
Srila Prabhupada jamais considerou os seus seguidores como sendo seus discípulos. Ele dizia que eles eram “amar bipod udharan bhandav – meus amigos a me protegerem dos vários perigos desta sociedade material”. Ele também costumava dizer, “ami kahakeo shishya korinei, shakal ke guru koriachi – Eu não iniciei ninguém como discípulo, mas sim como meus gurus”. Os seguidores de Srila Prabhupada, portanto, são gurus e acharyas, mas ele é o acharya principal. De acordo com o pranam mantra de Srila Prabhupada, ele é a forma condensada da misericórdia de Radharani (a acharya suprema no movimento para a consciência de Krishna) assim como da misericórdia e das instruções do Senhor Chaitanya. Embora jamais tenha saído da Índia, Srila Prabhupada espalhou a missão por todo o mundo por meio de seus “bipod udharan bandhav – discípulos”.
Atualmente, nós temos os seus discípulos netos e bisnetos pregando ao redor do mundo, todos eles representando Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur (considerando que estejam seguindo genuinamente as suas instruções). Inclusive, certa vez Srila Prabhupada afirmou que aqueles que seguem as suas instruções serão libertados por ele nesta mesma vida – “Se for necessário que eu desça até aqui novamente para lhes libertar, então eu o farei”.
Há um incidente bem conhecido que ocorreu com um de seus discípulos chamado Ramgati Prabhu e que demonstra como Srila Prabhupada é verdadeiro em suas palavras. Esse incidente fenomenal foi relatado por Ramgati Prabhu aos seus familiares, e eu pude ouvi-lo das bocas de lótus de Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaj e de meu Gurudev. Ramgati Prabhu recebeu iniciação de Srila Prabhupada, mas a sua esposa começou a criar muitos obstáculos em seu caminho espiritual. Sentindo-se desanimado em não conseguir seguir corretamente as instruções de Srila Prabhupada, Ramgati Prabhu adoeceu e morreu. O seu corpo foi levado para o crematório e todos os rituais de passagem foram realizados, mas então subitamente Ramgati Prabhu abriu os seus olhos e voltou à vida. As pessoas que estavam presentes, pensando que o corpo de Ramgati estava possuído por um fantasma, começaram a tentar bater nele com varas de bambu. Ramgati, então lhes explicou que ele não era um fantasma e que a sua alma havia alcançado a morada de Yamaraj (o deus da morte), onde Chitragupta (o servo de Yamaraj) viu que Ramgati tinha algum mérito piedoso, embora não tivesse sido capaz de seguir as instruções espirituais de seu mestre. Yamaraj, então lhe fez muitas perguntas, mas devido ao seu medo dos seres ferozes ali presentes e de toda aquela atmosfera assustadora, Ramgati não se sentia capaz de responder. Então, Yamaraj lhe perguntou, “Quem é o seu guru?”, e Ramgati respondeu, “Srila Prabhupada”. De imediato, Yamaraj fez a alma de Ramgati retornar ao seu corpo material. Após esse incidente extraordinário, Ramgati Prabhu abandonou o seu lar e foi até o ashram de seu Gurudev (Sarbhog Gaudiya Math, em Assam), onde se dedicou a realizar sadhana por doze antes de finalmente deixar o seu corpo. Ajamil, a figura pecaminosa do Srimad Bhagavatam, também realizou sadhana por doze anos. Ele fez isso em Haridwar, após um mensageiro do Senhor Vishnu perceber que ele não tinha realizado prática espiritual alguma, o que impossibilitaria lhe conduzir de volta à morada espiritual.
Srila Prabhupada jamais disse algo casualmente. Ele sempre era verdadeiro em suas palavras, logo, nós, sendo seus discípulos netos/seguidores, devemos tentar dar o nosso melhor para seguir os passos de Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur. Assim, nós poderemos agradar ao Senhor Chaitanya e ao Casal Divino – Sri Sri Radha Krishna. Essa é a meta da nossa prática. Nós podemos agradar a todos os membros do nosso Guru Parampara por seguir as instruções de Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur.
Eu peço humildemente a todos os acharyas presentes e mestres antecessores que gentilmente me concedam a sua misericórdia, pois assim eu poderei seguir as instruções de Srila Prabhupada pelo resto de minha vida, mantendo-me sob a sua orientação. Eu também oro para ser liberto de todos os indesejáveis anseios mundanos – anartha – e me tornar um servo eterno do Casal Divino, situando-se em minha forma eterna.
Não tenho palavras adequadas para expressar a minha gratidão à sociedade da ISKCON e a SS (Sua Santidade) Srila Jayapataka Swami Maharaj (o organizador da Saraswat Gaudiya Vaishnava Association) pela revista publicada na ocasião do 150º aniversário do advento de Srila Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Thakur.
Eu me sinto endividado com todos os que compareceram a esse evento com fé firme e reconhecendo o título Srila Prabhupada em seu nome.
Um indigno servo do servo do servo da missão amorosa de Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu.
B. B. Bodhayan
Sri Gopinath Gaudiya Math
