Breve biografia de Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja

Śrī Caitanya enviou muitos de seus eternos associados para espalhar Sua missão amorosa por todo o mundo. Uma dessas extraordinárias e exaltadas personalidades nasceu na terça-feira, 1º de setembro de 1896, no dia de Nandotsava (no dia seguinte ao Janmāṣṭamī), na Harrison Road Nº151, Calcutá, Bengala Ocidental. O menino nasceu em uma família de comerciantes de ouro e, no futuro, seria conhecido como Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja. Seu pai, Gaura Mohana De, e sua mãe, Rajanī Bala, eram vaiṣṇavas e nomearam seu filho Abhaya Caraṇa. De acordo com a tradição bengali, na época do nascimento da criança, os pais pediram a um astrólogo para preparar sua carta de nascimento. O astrólogo previu: “Muitos sinais indicam que este menino vai difundir a mensagem amorosa do Senhor Supremo; ele também estabelecerá muitos templos ao redor do mundo.” Devido à influência de seus pais, Abhaya Caraṇa era inclinado espiritualmente, além de ser intelectual, por natureza, desde a infância.

Aos seis anos de idade, Abhaya Caraṇa, junto com seus amigos, organizou um festival ratha-yātrā de suas deidades familiares, Śrī Śrī Rādhā-Govinda. Abhaya visitava frequentemente o ratha-yātrā do Senhor Jagannātha, conduzido pelos residentes da zona norte de Calcutá. Enquanto comparecia ao festival de ratha-yātrā, Abhaya Caraṇa tinha o desejo de estabelecer tais festivais no futuro — décadas depois disso, inaugurou os festivais ratha-yātrā em todo o mundo. Desde sua infância, comia apenas os remanentes de alimento oferecidos a Śrī Śrī Rādhā-Govinda e sentia uma atração natural pelas pessoas santas.

Abhaya Caraṇa estudou inglês, filosofia e economia na Universidade da Igreja Escocesa, em Calcutá. Em 1918, quando Abhaya Caraṇa tinha 22 anos de idade, seu casamento foi arranjado com Rādhāranī, a filha de um amigo de negócios de seu pai. No mesmo ano, o futuro mestre espiritual de Abhaya Caraṇa, Bimala Prasad, havia acabado de completar seu voto de cantar um bilhão de santos nomes e tomou sannyāsa.

Embora o casamento esteja frequentemente em oposição à renúncia, logo após seu casamento, em 1922, Abhaya Caraṇa entrou em contato com seu mestre espiritual. Junto com um amigo, visitou o primeiro centro de pregação da Gauḍīya Maṭha, estabelecido por Śrīla Prabhupāda, em Calcutá.

Ao ver a forma divina de Śrīla Prabhupāda, Abhaya Caraṇa sentiu uma atração profunda do fundo de seu coração e ofereceu suas reverências prostradas (daṇḍavat-praṇāma). Śrīla Prabhupāda permitiu que Abhaya Caraṇa e seu amigo se sentassem na sua frente. Eles fizeram várias perguntas sobre política e a independência da Índia em relação aos britânicos. Śrīla Prabhupāda respondeu: “Existe um Senhor Supremo que é Kṛṣṇa. Ele deve ser servido por todos, pois todos são servos de Kṛṣṇa. Essa é a filosofia de Śrī Caitanya. Se alguém está sob a armadilha da ilusão (māyā), correndo atrás dos objetos de desfrute dos sentidos de forma gananciosa e luxuriosa, e tenta estabelecer o governo, então seus princípios serão instáveis e estarão sempre mudando. Os princípios de tais pessoas nunca serão eficazes para estabelecer a paz na sociedade. Nosso objetivo é chegar além disso, onde possamos ser eternamente felizes. Você conhece bem a língua inglesa. Por que você não espalha a mensagem do Senhor Caitanya para o mundo através da língua inglesa?” Ao ouvir essa breve explicação de Śrīla Prabhupāda, Abhaya Caraṇa começou a pensar que seu engajamento com M.K. Gandhi, Subhash Candra Bose e outros líderes políticos não era o objetivo final da vida. A partir daquele momento, Abhaya Caraṇa deliberou sobre como atingir o objetivo final da vida.

A fim de manter sua vida doméstica como chefe de família, Abhaya Caraṇa abriu um negócio farmacêutico em Prayaga. Em 1932, Śrīla Prabhupāda foi para Prayaga em uma viagem de pregação, junto com vários sannyāsīs, brahmacārīs e outros associados. Nessa ocasião, Abhaya Caraṇa convidou todos para ficarem em sua casa e se entregou aos divinos pés de lótus de Śrīla Prabhupāda. Ali, Śrīla Prabhupāda deu a Abhaya Caraṇa harināma e dīkṣā (primeira e segunda iniciações) simultaneamente, assim como o nome Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī.

Em 1935, Śrīla Prabhupāda estava no Rādhā-kuṇḍa, em Govardhana. Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu, junto com seu filho, foram lá visitar seu Gurudeva. Nas margens do Rādhā-kuṇḍa, Śrīla Prabhupāda proferiu palavras a Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu que entraram profundamente em seu coração. Śrīla Prabhupāda disse: “Eu tinha o desejo de imprimir alguns livros. Se você alguma vez tiver dinheiro, imprima livros.”

No dia 1º de janeiro de 1937, às 5h30 da manhã, Śrīla Prabhupāda partiu fisicamente deste mundo, deixando uma instrução muito importante para todos os seus seguidores. Ele disse: “Todos devem cooperar na divulgação da mensagem de Rūpa Gosvāmī e Raghunātha dāsa Gosvāmī, sob o abrigo de Śrīmatī Rādhārānī, que é o nosso único refúgio e o verdadeiro ācārya.” (Ācārya é aquele que ensina como servir ao Senhor da maneira mais precisa, através de seu próprio exemplo).

Tudo o que um devoto puro instrua, dizem as escrituras, certamente se manifestará. A instrução de Śrīla Prabhupāda para Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu na Gauḍīya Maṭha (Ultadingi Junction Road Nº1) e no Rādhā-kuṇḍa gradualmente se manifestou das seguintes maneiras.

Em 1944, Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu criou uma revista escrita na língua inglesa chamada Back to Godhead, na qual escreveu e publicou artigos sobre espiritualidade, baseados nos escritos de Śrīla Bhaktivinoda Ṭhākura. Ao mesmo tempo, para cumprir a ordem de seu Gurudeva, Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu começou a traduzir a Śrīmad Bhagavad-gītā para o inglês.

No entanto, como afirmam as escrituras — śreyāṁsi bahu-vighnāni — a realização de atividades auspiciosas sempre enfrenta obstáculos. Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu contraiu tuberculose. Não havia um remédio eficaz na época, e sua esposa e outros membros da família não permitiram que ele ficasse em casa, pois era uma doença infecciosa. O Senhor Supremo inspirou Śrīla Bhakti Dayita Mādhava Gosvāmī Mahārāja a trazer Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu para o seu templo, a Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha em Calcutá, e cuidar dele. Após seis meses sob os cuidados de Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja, que providenciou todos os medicamentos caros e cuidados pessoais, pela misericórdia do Senhor Supremo, Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu ficou fisicamente curado. Afinal, o Senhor é nosso verdadeiro abrigo. Esse é um exemplo de genuína cultura vaiṣṇava, manter relações amistosas a fim de levar adiante a missão amorosa de Śrī Caitanya.

Embora Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu estivesse se esforçando para cumprir a ordem de seu Gurudeva, muitas vezes enfrentou obstáculos vindos de sua vida doméstica. Quando sua esposa, Rādhāranī, vendeu seu exemplar do Śrīmad-Bhāgavatam a fim de conseguir dinheiro para comprar chá, ele decidiu renunciar à vida doméstica e foi para Vṛndāvana, com o propósito de dedicar-se completamente a cumprir as instruções de seu Gurudeva.

Em 17 de setembro de 1959, Abhaya Caraṇāravinda dāsa Adhikārī Prabhu tomou sannyāsa de seu irmão espiritual sênior, Śrīla Bhakti Prajñāna Keśava Gosvāmī Mahārāja, fundador da Śrī Gauḍīya Vedānta Samiti, e recebeu o nome Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja. Por vários anos, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja ficou em um pequeno quarto no templo de Śrī Rādhā-Dāmodara, situado ao lado do samādhi de Śrīla Rūpa Gosvāmī, em Vṛndāvana. Lá, de acordo com as instruções de seu Gurudeva, ele cantava 64 voltas do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa todos os dias, enquanto trabalhava na tradução da Śrīmad Bhagavad-gītā e do Śrīmad-Bhāgavatam para o inglês.

Em 1964, disposto a satisfazer o desejo de seu Gurudeva, decidiu sair da Índia para pregar a mensagem amorosa de Śrī Caitanya ao público de língua inglesa. Com isso em mente, entrou em contato com a proprietária da empresa de navios Scindia, Sumatī Morarjī Desai, que lhe arranjou um lugar em um navio. No dia 13 de agosto de 1965, às 7h, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja partiu no navio Jaladuta, de Calcutá para Boston. Ele sofreu dois ataques cardíacos durante a viagem, mas o Senhor queria que sobrevivesse para cumprir uma missão importante. Śrī Caitanya apareceu na forma de Kṛṣṇa para Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja e o levou com segurança ao porto de Boston, onde chegou em 17 de setembro de 1965. Ali, ele iniciou o que se tornaria um movimento internacional, chamado ISKCON, com apenas um par de karatālas. Eventualmente, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja transformou muitos hippies em ‘felizes’, por meio do cantar do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa. Além disso, também transformou a vida de estudantes, artistas, professores, músicos profissionais e empreendedores sociais.

O desejo daquela personalidade elevada, Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura, começou aos poucos a se manifestar através de um de seus dedicados discípulos, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja. Em 1966, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja estabeleceu a Sociedade Internacional para a Consciência de Kṛṣṇa (ISKCON), amplamente conhecida como o Movimento Hare Kṛṣṇa, a fim de difundir a mensagem amorosa de Śrī Caitanya e propagar o canto dos santos nomes de Kṛṣṇa. Com o tempo, ele conheceu muitas personalidades famosas e célebres, como George Harrison, dos Beatles, Alfred Ford, da Ford Motor Company, Allen Ginsberg, e vários professores e acadêmicos das melhores universidades. Ele os convenceu sobre a filosofia de Śrī Caitanya.

Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja espalhou o Movimento Hare Kṛṣṇa por vários países e estabeleceu centros da ISKCON em dezenas de cidades por todo o mundo. Um dos centros mais atraentes naquela época era o Bhaktivedānta Manor, na Inglaterra, que foi doado por George Harrison. Através da potência espiritual e instrução de Śrīla Prabhupāda e de sua devoção abnegada, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja foi bem sucedido. Mesmo na idade avançada de setenta anos, ele foi exitoso na milagrosa e rápida difusão da mensagem amorosa de Śrī Caitanya em todo o mundo, dentro de um espaço de apenas doze anos (1965 a 1977).

Sua estratégia de pregação incluía a distribuição de livros devocionais, acompanhada do canto congregacional do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa. Ele abriu centros para estabelecer a unidade na diversidade. Fundou templos, escolas espirituais, comunidades agrícolas, festivais vaiṣṇavas e o Bhaktivedānta Book Trust, que foi a bṛhad-mṛdaṅga que publicou várias escrituras e outras obras literárias. Um de seus principais objetivos era estabelecer o daiva-varnāśrama no mundo ocidental.

Em poucos anos de pregação na América, muitas pessoas se tornaram suas seguidoras. Devido à sua anterior relação amigável com o templo de Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja, como mencionado acima, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja enviou três de seus discípulos, a saber, Acyutānanda dāsa Brahmacārī, Jayapatākā dāsa Brahmacārī (mais tarde conhecido como Jayapatākā Svāmi Mahārāja) e Bhāvānanda dāsa para o templo de Śrīla Mādhava Gosvāmī Mahārāja, a Śrī Caitanya Gauḍīya Maṭha, em Calcutá, para obterem maior desenvolvimento na etiqueta e cultura vaiṣṇava. Mais tarde, eles iniciaram a primeira missão da ISKCON na Índia, em Calcutá. Em seguida, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja estabeleceu a sede mundial da ISKCON em Śrī Dhāma Māyāpur. Com o objetivo de propagar a mensagem por todo o país, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja abriu centros da ISKCON em várias cidades da Índia, incluindo Mumbai, Hyderabad, Vṛndāvana, e assim por diante.

Vaiṣṇavera kriyā, mudrā vijñeha nā bujhaya: Nem mesmo os mais hábeis estudiosos podem compreender as ações dos vaiṣṇavas. Para propagar a mensagem amorosa de Śrī Caitanya, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja algumas vezes ignorou os esforços de alguns de seus irmãos espirituais, como é visto através de suas instruções e cartas enviadas a seus discípulos. Em 13 de outubro de 1977, Śrīla Bhakti Vaibhava Puri Gosvāmī Mahārāja e outros visitaram Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja, enquanto ele manifestava seus passatempos de doença, em Vṛndāvana, um mês antes de sua partida deste mundo.

Naquela ocasião, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja pediu perdão a seus irmãos espirituais: “Todos a cujos pés de lótus eu tenha cometido ofensas, por favor, me perdoem. Eu cometi ofensa aos vaiṣṇavas (vaiṣṇava-aparādha) e, tendo ganhado alguma opulência, me tornei orgulhoso.” Em resposta, Śrīla Bhakti Vaibhava Puri Gosvāmī Mahārāja declarou: “Por causa de sua pregação do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, a opulência correu atrás de você. Essa é a riqueza de Kṛṣṇa. Você pregou e multiplicou o número de devotos, que é o desejo de Śrīla Prabhupāda e Mahāprabhu. Essa é a realidade. Onde está a ofensa (aparādha)? Tudo é auspicioso. Não há ofensa.”

Essa conversa demonstra o verdadeiro humor vaiṣṇava, de evitar antagonismo com qualquer pessoa. Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja estabeleceu o verdadeiro humor do vaiṣṇavismo por meio de seu próprio exemplo, no final de sua presença manifesta neste mundo.

Assim que Śrī Caitanya viu que Seu querido associado havia cumprido sua missão, Ele levou Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja ao mundo espiritual, no dia 14 de novembro de 1977, do centro da ISKCON em Vṛndāvana. Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja foi então colocado em samādhi dentro da área do templo.

As atividades de pregação de Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja são famosas em todo o mundo. Por isso, seus discípulos lhe deram o título de ‘Prabhupāda’. Atualmente, devido às estratégias de pregação de seus discípulos, Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja é amplamente conhecido como Śrīla Prabhupāda, o mesmo título de seu próprio Gurudeva, Śrīla Prabhupāda Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura.

A vida inteira de Śrīla Bhaktivedānta Svāmī Gosvāmī Mahārāja nos ensina que o Senhor Supremo pode tornar o impossível possível e realizar milagres de acordo com Seu desejo.

Fonte da biografia: The Mission – Srila Prabhupada and His Divine Agents (livro escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja, e que se encontra disponível na amazon.com.br).

Deixe um comentário