Breve biografia de Shrila Bhakti Vilas Gabhastinemi Goswami Maharaja

O Senhor Chaitanya é, na verdade, a Suprema Pessoa Divina, Shri Krishna, e um descendente espiritual significativo dEle é Shrila Bhakti Vilas Gabhastinemi Goswami Maharaja. Há mais de trezentos anos atrás, uma família de proprietários de terras encabeçados por Ramakrishna Sarkar viveu em Bhurseet Brahman Para (a atual Maju, próxima a Munshirhat, em Howrah). O neto de Ramakrishna era Advaita Sarkar, cujo filho foi justamente Shrila Nemi Maharaja, o qual ao nascer foi nomeado Girindranath Sarkar.

O Maharaja era um estudante talentoso, que estudou até a décima série. Como hoje em dia, as pessoas nutrem uma ideia errada de que a vida de casado não é apropriada para a prática espiritual, com o intuito de quebrar com essa ideia, bem jovem, o Maharaja se casou com Dhirabala Basurani, a qual advinha de Dakshindi, Hooghly, na Bengala ocidental. Shrila Nemi Maharaja, durante esse período de casado, deu o exemplo de como se deve estabelecer uma família de devotos. Para manter a sua família, ele trabalhou em um importante departamento governamental, enquanto também mantinha a adoração a Giridhari, a deidade de sua família.

A vida do Maharaja nos faz recordar a instrução que Chaitanya Mahaprabhu deu a Raghunath Das Goswami: yathā-yogya viṣaya bhuñja’ anāsakta hañā – “você deve ser plenamente respeitoso com os seus deveres familiares, enquanto também mantém a sua prática espiritual”. Mahaprabhu ainda explicou a Raghunath Das Goswami: acirāt kṛṣṇa tomāya karibe uddhāra – “Muito em breve Krishna lhe libertará da sua família material”. A vida do Maharaja é um exemplo desse ensinamento.

Na Índia, os trabalhos governamentais são muito procurados, mas embora Girindranath tivesse um trabalho desses e também uma esposa leal, ele não estava amarrado à vida familiar. Por conta própria, ele estabeleceu um ashram na terra que possuía e passou a viver ali como um renunciado. Nesse período, Shrila Prabhupada foi até Brahmana Para com o seu grupo de pregação. Após ouvir o harikatha de Shrila Prabhupada, Girindranath ficou tão impressionado que, sem hesitação alguma, tratou de se abrigar nele. Assim, ele e a sua esposa receberam harināma e dikṣā (primeira e segunda iniciação). O nome que ele recebeu foi Gaura Govinda Das Adhikari, e sua esposa foi nomeada Dhanistha Devi.

Pouco tempo depois, Shrila Prabhupada instalou a Gauranga Murti de seis braços no ashram de Gaura Govinda Das Adhikari e nomeou o localde Shri Shri Prapannashram. Após alguns anos, notando o humor servil e dedicado de Gaura Govinda Dasa Adhikari, Shrila Prabhupada lhe deu sannyasa (iniciação na ordem renunciada) na Bag Bazar Gaudiya Math. A partir daí, o seu nome passou a ser Shrila Bhakti Vilas Gabhastinemi Maharaja. Com seu doce kirtan melodioso e a as suas estratégias de pregação, Shrila Gabhastinemi Maharaja tornou-se querido por Shrila Prabhupada.

Certa vez, Shrila Prabhupada estava precisando urgentemente de quinhentas rúpias. Assim, para satisfazer o desejo de seu mestre, Shrila Gabhastinemi Maharaja chamou um de seus irmãos espirituais juniores, Radharaman Das Brahmachari (posteriormente conhecido como Bhakti Kumud Shanta Goswami Maharaja), e saiu para coleta. Ao chegarem no lar de um negociante Marwadi, eles foram impedidos por um guarda a entrar naquela casa. O Maharaja, então foi até a cidade, alugou um carro e retornou àquela casa, conseguindo dessa vez entrar sem objeções por parte do guarda. Lá, ele e Radharaman Das Brahmachari foram solicitados a aguardar na sala de visitas. Quando o dono da casa apareceu ali, ele estava com uma expressão zangada e solicitou que eles fossem embora. O Maharaja, no entanto, disse, “Eu irei embora. Sem problemas. Mas antes disso, eu gostaria de lhe falar sobre as glórias do Senhor Hari”. De imediato, o Maharaja se pôs a falar harikatha para todos ali presentes. Ao fim do discurso escritural lógico e melodioso do Maharaja, o comerciante Marwadi ficou tão impressionado que lhe deu uma doação de quinhentas rúpias. Inclusive, posteriormente todos os membros da família desse comerciante Marwadi foram até a Bag Bazar Gaudiya Math para se abrigar em Shrila Prabhupada. Tal incidente demonstra a perseverança de Shrila Nemi Maharaja em satisfazer os desejos de seu gurudeva, assim como o seu carisma enquanto pregador.

Após Shrila Prabhupada partir fisicamente, Shrila Nemi Maharaja, devido à saudade que sentia, não estava mais muito entusiasmado em pregar e decidiu se isolar para realizar bhajan solitário no Shri Shri Prapannashram. Lá, ele estabeleceu deidades de Shri Shri Radha-Govinda, se dedicando a servi-las e a dar discursos diários acompanhados de kirtan. Durante esse período em que ele esteve em Brahman Para, a atmosfera do templo era muito atraente, fazendo com que muitas pessoas frequentassem o ashram. Visando libertar essas pessoas, Shrila Nemi Maharaja tornou-se um guru iniciador, viabilizando assim que muitos fossem iniciados.

Em uma terça-feira, dia 26 de abril de 1938 (13 de vaishakh, 1345), às 7h da manhã, este raio de Shrila Prabhupada, Shrila Bhakti Vilas Gabhastinemi Goswami Maharaja, fisicamente nos deixou. Após a sua partida, a notícia se espalhou e muitos discípulos de Shrila Prabhupada vieram de diferentes locais para oferecer as suas reverências e participar da cerimônia de despedida. Ao longo de sua vida, Shrila Gabhastinemi Maharaja manteve uma atitude de serviço fora do comum e nos deixou ensinamentos sobre como nós podemos dedicar as nossas vidas para o serviço de Shri Guru, Vaishnava e Bhagavan.

Fonte da biografia: The Mission – Srila Prabhupada and His Divine Agents (livro escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja, e que se encontra disponível na amazon.com.br).

Deixe um comentário