Uma criança transcendental surgiu no dia 26 de janeiro de 1913 no vilarejo de Fulta, situado próximo a Berhampur, no distrito de Ganjam, em Odisha, Índia. O seu pai, Sri Damodar, e a sua mãe, Srimati Devi, o nomearam Nrisimha.
Desde a infância, Nrisimha se mostrou academicamente talentoso. Ele concluiu a sua educação superior com um grau de bacharelado no colégio local, Khallikote, em Berhampur, Odissha. Entretanto, como o jovem rapaz estava interessado no conhecimento do Ayurveda, ele foi estudar sob a tutela de um famoso doutor ayurvédico chamado Madhusudan Sharma, o qual juntamente de sua esposa havia sido iniciado por Srila Prabhupada. Nós sabemos pelo Sri Chaitanya-charitamrita que a causa fundamental da devoção a Krishna é a companhia dos Vaishnavas (devotos puros). Logo, Nrisimha obteve inspiração devocional de seu professor de Ayurveda, Sripad Madhusudan Prabhu, e foi afortunadamente conectado ao guru-parampara ao receber harinama (primeira iniciação) de Srila Prabhupada em 3 de agosto de 1936, em Mayapur, na Sri Chaitanya Math. Após essa iniciação, Srila Prabhupada deu a Nrisimha o nome Nrisimhananda Prabhu, e em 1937, após a partida de Srila Prabhupada, ele veio a receber diksha (a segunda iniciação) de um de seus renomados irmãos espirituais sêniores.
Sripad Nrisimhananda Prabhu rapidamente ganhou perícia em dar discursos sobre diferentes evidências escriturais em línguas variadas tais como telegu, oriya, hindi, inglês etc. Ele também tinha relações muito doces com todos os seus irmãos espirituais, aos quais ele sempre oferecia os seus devidos respeitos. Dessa forma, ele acabou sendo nomeado presidente do templo Madras Gaudiya Matha e do templo Sri Ramananda Gaudiya Math em Kovvur, Andhra Pradesh.
Para espalhar a mensagem amorosa de Mahaprabhu em diferentes partes da Índia e também no exterior, Sripad Nrisimhananda Prabhu foi inspirado a assumir o voto de renúncia, sannyasa. No dia 7 de fevereiro de 1966, ele tomou a iniciação sannyasa de seu mais querido irmão espiritual, Srila Bhakti Sarvasva Giri Goswami Maharaja, no templo Yogapith, o nascedouro do Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu. A partir daí, ele passou a ser conhecido como Srila Bhakti Vaibhava Puri Goswami Maharaja.
Eventualmente, Srila Bhakti Vaibhava Puri Goswami Maharaja veio a estabelecer mais de quinze centros na Índia e diversos outros no exterior, tal como a Sri Radha Govinda Gaudiya Math em Vienna, na Áustria. Atualmente, esse centro está sendo cuidado por um de seus discípulos, Srila Bhakti Sadhak Muni Maharaja. Na Itália, na Espanha etc., também há até hoje centros de pregação que foram estabelecidos por Srila Bhakti Vaibhava Puri Maharaja, inclusive, muitos discípulos seus bem qualificados tais como Srila Bhakti Vichar Vishnu Maharaja, Bhakti Svarup Sridhar Maharaja etc., seguem pregando por todo o mundo.
No dia 3 de março de 2009, durante o Arati noturno em seu centro em Vishakhapatnam, Andhra Pradesh, Srila Bhakti Vaibhava Puri Goswami Maharaja desencarnou. É verdade absoluta que, todos que nascem neste mundo material terão que morrer, entretanto, Srila Bhakti Vaibhava Puri Maharaja deve permanecer imortal em nossas memórias devido ao seu serviço devocional excepcional. A sua vida como um todo nos ensina sobre como nós podemos nos tornar verazes, humildes, respeitosos e tolerantes – as qualidades mais importantes nas práticas devocionais puras.
Fonte da biografia: The Mission – Srila Prabhupada and His Divine Agents (livro escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja, e que se encontra disponível na amazon.com.br).
