As instruções de Srila Bhakti Jivan Janardan Goswami Maharaja

Srila Bhakti Jivan Janardan Goswami Maharaja nos deu as seguintes e importantes instruções:

  1. A única maneira de se alcançar o Senhor Supremo é pelo cultivo de uma devoção resoluta e imotivada em relação a Ele. Esse mesmo tipo de devoção se deve ter pelo mestre espiritual, o qual é a forma condensada da misericórdia do Senhor Supremo.
  2. Eu tenho muitos mestres espirituais instrutores (shiksha-guru), mas apenas um mestre espiritual iniciador (diksha-guru), o qual é sem paralelos. Todos podem oferecer instruções e ensinar; entretanto, apenas uma pessoa pode me aceitar como seu e oferecer-me aos pés de lótus do Senhor Supremo.
  3. Aquele que está no caminho da prática devocional (sadhana-bhakti) vê o Senhor eternamente presente em todos os Vaishnavas e interage amorosamente com eles, oferecendo-lhes respeito, acolhimento e serviço da maneira apropriada. Esse tipo de comportamento é a vida dos devotos que praticam a devoção (sadhana-bhakti).
  4. Um rupanuga é alguém que pratica a devoção seguindo os passos de Srila Rupa Goswami e de Srila Raghunatha Das Goswami; um rupanuga é totalmente dominado pelo humor demonstrado por Sri Rupa e por Sri Raghunath em suas formas tanto neste mundo material quanto no mundo espiritual. Entre todos os Vaishnavas, um rupanuga Vaishnava genuíno é supremo e extremamente raro.
  5. Como é possível àqueles que não conseguem servir em unidade aqui neste mundo e seguindo os passos de Sri Guru-Vaishnavas virem a servir as pegadas dos devotos no mundo espiritual? Sem seguir os passos dos devotos, o serviço se torna uma atividade mundana. A falta de tolerância e o descuido quanto a seguir os passos dos devotos é equivalente ao suicídio.
  6. Uma vida favorável à devoção consiste de franqueza e simplicidade. O sintoma do Vaishnavismo é não causar problemas a nenhum ser vivo, ao mesmo tempo em que executamos as nossas atividades diárias. Antes de instruir aos outros, cada um deve aceitar e seguir as instruções dos Vaishnavas em sua própria vida.
  7. Alguém pode obter qualificações espirituais apenas por meio da entrega resoluta a Sri Hari, Guru e aos Vaishnavas. A entrega resoluta é o sintoma de uma vida devocional sadia. Nós não temos tempo para a independência quando praticamos a entrega.
  8. Se os devotos praticantes não forem cuidadosos em relação às ofensas a Sri Guru, aos Vaishnavas, à deidade, ao Santo Nome e aos locais sagrados, então mesmo que realizem serviço e cantem o santo nome por um longo tempo, será impossível para a consciência deles se desprender do desejo por desfrutar dos objetos dos sentidos. Ao invés isso, as indesejáveis motivações e tendências materiais (anarthas), a ignorância e vários desejos desfavoráveis para a devoção ganharão força em seus corações.
  9. O dever central e a função constitucional de um servo de Krishna é estar estabelecido em sua relação com Ele e constantemente dedicado ao Seu serviço amoroso sem qualquer tendência enganosa. Se isso é realizado, então o citta (que incluí a mente, a inteligência, a consciência e o coração) do praticante será purificado, o que lhe tornará viável alcançar a devoção amorosa pura (prema-bhakti). O Santo Nome é, justamente, o broto desse amor divino.
  10. A extensão da absorção de alguém nos objetos sensoriais decresce na medida em que ele, na qualidade de um praticante de bhakti, desenvolve a sua devoção. Enquanto o praticante não desenvolve um verdadeiro sentimento de compaixão por todos os seres vivos, ele continua a não demonstrar gosto pelo cantar dos santos nomes. Ter compaixão pelos seres vivos, baseado na compreensão da relação deles com o Senhor Supremo, é o ornamento do Vaishnava.
  11. O cantar genuíno dos santos nomes deve ser realizado conforme a instrução do sumamente misericordioso Sri Sacinandana Gaurasundara. Sri Vrishabhanu-nandini Radharani é a potência original de bem-aventurança (mula hladini). Sem a Sua misericórdia é impossível servir a Krishna.
  12. Sri Gaurasundara é a manifestação do Senhor Supremo, Sri Vrajendranandana, sob a forma do mestre espiritual que ensina pelo exemplo (acarya-avatara). A beleza da forma do Senhor Gaurasundara, o Seu comportamento e pregação, assim como a Sua magnanimidade incomparável são apenas uma demonstração prodigiosa da extrema e misericordiosa doçura de Sri Vrishabhanu-nandini, a qual não pode ser alcançada nem mesmo pelo Shruti, Smrti, pelos Puranas, Brahma e os Devas.
  13. Srimati Radharani é a minha mestra. A poeira dos Seus pés de lótus é como uma kama-dhenu (uma vaca que satisfaz a todos os desejos). Uma partícula da poeira transcendental dos Seus pés de lótus controla o plenamente atrativo rei de todas as doçuras, Sri Shyamasundar, o qual é como um jovem cupido. A minha posição constitucional é a de ser um servo dEla, e os servos de Srimati Radharani são o meu abrigo. Srimati Radharani é a mais misericordiosa e ama muito as Suas servas. Já Sri Radharamana é um oceano ilimitado de doçuras nectáreas, o qual eleva o amor de Srimati Radharani. Por isso, Ele é o amor da minha vida.
  14. A obtenção da devoção pelo Senhor Supremo, Sri Krishna, é muito rara. Mas mais raro ainda é tornar-se um servo devotado de Srimati Radharani, a qual é a personificação da suprema bem-aventurança extática. Apenas sob o abrigo do mestre espiritual em sua forma como uma sakhi é que alguém pode desenvolver o desejo por tornar-se uma serva de Srimati Radharani.
  15. Tornar-se uma serva (dasi) de Srimati Radharani é ainda mais glorioso do que tornar-se uma das amigas dEla.

As valiosas instruções espirituais acima citadas foram proferidas pelos lábios de lótus de Srila Bhakti Jivan Janardan Goswami Maharaja.

Fonte: The Mission – Srila Prabhupada and His Divine Agents (livro escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja, e que se encontra disponível na amazon.com.br)

Deixe um comentário