Breve biografia de Srila Bhakti Dayita Madhava Goswami Maharaja

Srila Bhakti Dayita Madhava Goswami Maharaja é um dos descendentes espirituais de Sri Chaitanya. Ele surgiu em uma família elevada de brahmanas no dia 18 de novembro de 1904 às oito horas, no vilarejo de Kanchanpara, no distrito de Faridpur (subdivisão Madaripur), em Bangladesh. Os seus pais, Sri Nishikanta Devsharma Bandyopadhyay e Srimati Shaivalini Devi, deram ao seu novo filho o nome de Heramba Kumar Bandyopadhyay, e os seus familiares o apelidaram de Ganesh.

Sri Heramba surgiu neste mundo no muito propício dia de Utthana Ekadashi, um dia considerado auspicioso por toda a comunidade Gaudiya Vaishnava. Esse foi o mesmo dia do ciclo lunar em que Srila Gaura Kishore Das Babaji Maharaja – um proeminente descendente do Senhor Chaitanya – partiu desse mundo. Assim, para preencher essa lacuna, o Senhor Chaitanya enviou Sri Heramba para cá.

Desde a infância, Sri Heramba se mostrava extraordinariamente perito nos estudos acadêmicos. Ele também demonstrava uma grande inclinação a buscar pela companhia dos devotos puros do Senhor e, ainda jovem, deixou o lar para viajar até os Himalaias. Enquanto retornava dessa viagem, ele permaneceu em Haridwar por alguns dias. Nesse período, um casal economicamente rico, mas desprovido de filhos, quis adotar Heramba como filho e deixar para ele como herança toda a sua propriedade. Mas essa oferta lucrativa não pôde dissuadir a mente de Heramba de sua meta espiritual. Eventualmente, em 1925, Sri Heramba foi acompanhado de seus amigos até Mayapur, onde ele veio a se encontrar com seu gurudeva, Jagad-guru Srila Prabhupada. Dois anos depois, em 4 de setembro de 1927, Sri Heramba recebeu iniciação na No-1, Ultandingi Juction Road, situada em Calcutá. Isso se deu no auspicioso dia de Sri Radhastami, com ele passando a ser então conhecido como Sripad Hayagriva Das Brahmachari.

Vendo a atitude de serviço de Sripad Hayagriva Prabhu, Srila Prabhupada costumava dizer que ele tinha uma incrível energia vulcânica. Certa vez, Srila Prabhupada perguntou a Hayagriva Prabhu, “O que te faz extremamente feliz?”, ao que Sripada Hayagriva Prabhu respondeu, “Srila Prabhupada, quando eu tenho um serviço seu que eu ainda não pude completar, e você me ordena a cumprir com um serviço adicional, isso me faz extremamente feliz”.

Quando Srila Prabhupada fisicamente partiu deste mundo, todos os seus discípulos experimentaram perturbações em suas práticas espirituais, devido às dores da saudade que sentiam dele. Muitas pessoas, depois disso, queriam se abrigar em Sripad Hayagriva Prabhu, devido às suas habilidades de pregação exemplares e atraentes. Eventualmente, Sripad Kuñjabihari Vidyabhushan, o qual depois ficou conhecido como Srila Bhakti Vilas Tirtha Goswami Maharaja, assim como todos os seus outros irmãos espirituais, pediram a Sripad Hayagriva Prabhu que ele abrigasse todos os devotos aspirantes.

Visando satisfazer o desejo do Senhor Chaitanya, Sripad Hayagriva Prabhu aceitou a iniciação sannyasa de seu muito querido irmão espiritual sênior Srila Bhakti Gaurav Vaikhanas Goswami Maharaja. Isso se deu no templo de Tota Gopinath, localizado em Puri, Odisha, bem no dia auspicioso de Gaura Purnima do ano de 1944. O nome que ele recebeu foi Srila Bhakti Dayita Madhava Maharaja.

Em 1953, Srila Madhava Goswami Maharaja, inspirado por um humor não sectário e livre de postura crítica, estabeleceu uma sociedade espiritual chamada Sri Chaitanya Gaudiya Math, visando apenas prover uma base para todos os devotos poderem praticar a espiritualidade. O seu afeto por todos os seus irmãos espirituais era espontâneo. Frequentemente, ele dizia, “Mesmo se me for requerido esmolar de porta em porta para o serviço aos meus irmãos espirituais, eu o farei”. Sem qualquer hesitação, ele deu às boas vindas em sua sociedade a todos os seus irmãos espirituais, e alguns deles permaneceram com ele até estabelecerem as suas próprias sociedades.

Em sua visão ampla, Srila Madhava Goswami Maharaja visava possibilitar que as pessoas compreendessem a verdadeira meta da prática espiritual. Uma vez, um homem de negócios foi até Mayapur e se aproximou de Srila Madhava Goswami Maharaja para lhe propor que ele abrisse uma fábrica de tijolos em seu campo agrícola. Ele lhe disse, “Aqui em Mayapur, estão ocorrendo muitas construções de templos, e tijolos são necessários para isso. Você pode vende-los a eles e obter dinheiro suficiente para administrar as suas atividades institucionais. Com os tijolos que restarem você ainda pode construir os seus templos”. Após ouvir essa proposta, Srila Madhava Goswami Maharaja lhe disse, “Seth ji Mahashay, a sua proposta é muito boa. Você está propondo transformar um fakir (um asceta que sobrevive apenas de esmolas) materialmente pobre e desapegado em uma pessoa materialmente rica (amir) e apegada. Entretanto, a meta da nossa sociedade é transformar as pessoas materialmente ricas e apegadas, amir, em pobres materialmente desapegados, fakir. Embora materialmente atraente, a sua proposta não nos é aceitável”.

Gradualmente, as atraentes habilidades de pregação de Srila Madhava Gosvami Maharaja foram inspirando muitas pessoas a seguirem a missão do Senhor Chaitanya. Ele estabeleceu muitos centros em cidades proeminentes da Índia, e muitos devotos espiritualmente avançados como Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaja, Srila Bhakti Vigyan Bharati Goswami Maharaja, Srila Bhakti Sundar Narsingha Maharaja, Sri Bhakti Suhrit Damodar Goswami Maharaja, Sri Bhakti Lalit Giri Goswami Maharaja, Sri Bhakti Prasad Puri Goswami Maharaja e tantos outros se uniram a ele e lhe ajudaram a expandir a missão do Senhor Chaitanya.

Certa vez, Gurupada Das, um devoto da Bengala, chefe de família economicamente pobre e discípulo de Srila Bhakti Hridaya Bon Goswami Maharaja, foi até a Sri Chaitanya Gaudiya Math em Calcutá. Era meio dia quando ele chegou no templo, mas todos já tinham terminado de tomar a prasadam de almoço. Então Gurupada Das disse a um devoto que residia no templo, que ele gostaria de se encontrar com Srila Madhava Goswami Maharaja. Ao ouvir sobre a chegada do discípulo de Srila Bon Goswami Maharaja, Gurupada, Srila Madhava Goswami Maharaja desceu pessoalmente para lhe encontrar. Vendo que esse grande acharya havia descido as escadas para lhe receber, Gurupada ficou completamente surpreso e, de imediato, lhe ofereceu as suas reverências. Com uma voz doce, Srila Madhava Goswami Maharaja perguntou, “Como eu posso lhe servir?” Ao ouvir aquelas palavras vindas dos lábios de um devoto tão exaltado, Gurupada Das se sentiu envergonhado. Assim, ele disse, “Na verdade, o meu mestre espiritual, Srila Bhakti Hridaya Bon Goswami Maharaja, está residindo permanentemente em Vrindavan, mas eu não tenho dinheiro algum para ir lá encontra-lo e receber a iniciação diksha dele. Portanto, eu gostaria de receber a iniciação diksha de você, caso misericordiosamente me permita”.

Após ouvir essas palavras do devoto, Srila Madhava Goswami Maharaja riu em alto tom e abraçou Gurupada. Ele disse, “Você é o meu sobrinho espiritual. Eu só posso lhe fazer isso se o meu irmão espiritual, Srila Bon Goswami Maharaja, me der essa ordem. Então, eu poderei lhe dar diksha em nome dele”. Em seguida, Srila Madhava Goswami Maharaja fez com que preparassem prasadam para aquele devoto. Gurupada, então voltou para a sua casa e, eventualmente, conseguiu algum dinheiro para ir a Vrindavan e aceitar a iniciação de seu Gurudeva, Srila Bon Goswami Maharaja. Esse evento demonstra como Srila Madhava Goswami Maharaja era generoso, simples e se relacionava de forma amorosa com as pessoas.

Antes de fisicamente partir deste mundo, Srila Madhava Goswami Maharaja apontou como seu sucessor Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaja, visando a continuidade da missão do Senhor Chaitanya. Isso se deu no dia 30 de dezembro de 1978. Já a partida física de Srila Madhava Goswami Maharaja se deu no dia 27 de fevereiro de 1979, no templo de Calcutá. Conforme o seu desejo, os seus discípulos levaram o seu corpo de Calcutá à Mayapur e o colocaram em samadhi nas premissas da Sri Chaitanya Gaudiya Math.

A vida toda de Srila Madhava Goswami Maharaja foi um exemplo da meta central da missão do Senhor Chaitanya, ou seja, do verdadeiro significado de qualidades como sinceridade, generosidade, magnanimidade, pureza e simplicidade.

Fonte da biografia: The Mission – Srila Prabhupada and His Divine Agents (livro escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja, e que se encontra disponível na amazon.com.br)

Deixe um comentário