“Alguém que canta o Santo Nome menos de cem mil vezes por dia é considerado caído”
Todas as glórias a Sri Guru e a Sri Gauranga.
Sri Purusottam Matha, Puri
1 de maio, 1929
Querido, —
Eu recebi a sua graciosa carta há alguns dias atrás. Entretanto, devido aos serviços que venho desempenhando, não pude lhe responder a tempo. Recentemente, eu ainda recebi uma carta sua datada de 13.01.36. Em relação a mim, estou bem, pela graça do Senhor Supremo. Não tive nenhum problema de saúde desde que cheguei em Shri Purushottam Kshetra (Puri). Inclusive, desejo permanecer aqui até o festival de snanyatra, no mês de jaishtha.
Você pode adorar as deidades com os mantras de iniciação se quiser ou, então pode diariamente cantar cada um dos mantras e gayatris doze vezes, durante o tri-sandhya (as três junções sagradas do dia). Se nenhuma perturbação mental for notada durante o cantar dos mantras, então isso é um indício de que o seu cantar da japa está indo bem.
Agora que você organizou o serviço a Shri Shri Lakshmi Narayan Jiu e a Sri Banalinga na casa de seu amigo *** Mahashay, e vendo que tudo está correndo bem, não há porque você se preocupar com isso. Quando você aceitar as deidades novamente, então a adoração apropriada a elas será realizada. Não é possível escrever instruções elaboradas sobre isso em uma carta. Mas, por favor, aprenda que o nosso acharya predecessor, Shri Vishwanath Chakravarti Thakur, orou a Mahadeva da seguinte forma –
vrndavanavani-pate jaya soma soma-
maule sanandana-sanatana-naradedya
gopesvara vraja-vilasi-yuganghri-padme
pritim prayaccha nitaram nirupadhim me¹
Se alguém vê Rudra como sendo separado do Senhor Vishnu, então é preciso considerar Rudra um vaishnava. Já se alguém deseja vê-lo como um gunavatara (uma manifestação qualitativa do Senhor Vishnu), então ele será percebido como um semideus dotado de poder. Embora no corpo transcendental do Senhor Vishnu não haja a possibilidade de qualquer transformação, nos passatempos de Shambhu (Shiva) há uma relação com as qualidades materiais, logo, a distinção dele em relação ao Senhor Vishnu é algo automaticamente perceptível nesse contexto.
O Brahma gayatri, Sri Guru gayatri, Sri Gaura gayatri e o Kama gayatri, os mantras sagrados da linhagem Gaudiya Vaishnava, devem ser glorificados por meio do cantar. Por favor, tente aumentar gradualmente o cantar do Santo Nome para cem mil nomes por dia [sessenta e quatro voltas de japa]. Alguém que canta o Santo Nome menos de cem mil vezes por dia é considerado caído. Logo, por gentileza, tente cantar o Santo Nome com atenção e sem falhar. Para a adoração da deidade, por favor, obtenha água, Tulsi (as folhas do manjericão santo), naivedya (alimentos para oferecimento), dhup (incenso) e dip (lamparina de ghee). Eu fiquei sabendo que você estará ocupado no seu trabalho até o mês de kartik. Porém, se o Senhor desejar, você pode acabar obtendo permissão para deixar o trabalho antes disso.
Você pode servir o Senhor Sri Hari onde quer que deseje estar. Isso é algo que podemos discutir gradualmente. Saiba que nós estamos extremamente satisfeitos em ver o quão firme é o seu apreço pelo Senhor Supremo. Isso nos permite compreender como o Senhor tem demonstrado uma misericordia ilimitada por você, do contrário, não nos seria possível rejeitar os preconceitos passados tão rapidamente.
O seu eterno bem-querente,
Sri Siddhanta Saraswati.
– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra Sudha“.
