No ano de 1890 (ano 1306 do calendário da Bengala), um raio de Srila Prabhupada surgiu em Dhaka, em uma família aristocrática. Esse menino, chamado Indubabu, já era renunciado desde a infância, pois demonstrava indiferença em relação à comida, aversão a jogos, e um caráter grave. Ele preferia estar na companhia de pessoas santas e tinha muito interesse pela religião e a espiritualidade. Os seus pais, inclusive, ficavam preocupados, pensando que aquele garoto havia sido amaldiçoado por algum ser superior ou que sofria de alguma influência planetária negativa. Assim, ansiosos, eles oravam ao Senhor Supremo, pedindo a Ele a concessão de uma vida auspiciosa para o seu filho.
No mês de kartik, em novembro de 1912 (ano 1318 do calendário da Bengala), Srila Prabhupada, Srila Bhakti Pradipa Tirtha Goswami Maharaja e vários santos foram até a casa de um rico proprietário de terras em Dhaka, onde deram discursos a respeito do Srimad Bhagavatam, os quais foram assistidos por Indubabu. Pouco tempo depois, Indubabu recebeu iniciação de Srila Prabhupada, recebendo assim um novo nome: Sri Gaurendu Brahmachari.
Em 1922 (ano 1328 do calendário da Bengala), na Sri Madhava Gaudiya Math, em Dhaka, Sri Gaurendu Brahmachari publicou a quarta edição do livro Sharanagati de Srila Bhaktivinoda Thakura. Em 1924, ele pregou em Ganjan, Orisha, com o seu irmão espiritual, Srila Bhakti Vijñana Ashram Goswami Maharaja. No ano de 1925, durante o Navadwip Mandal Parikrama, Sri Gaurendu foi instruído por Srila Prabhupada a dar na estação Antpur – próxima ao sripat de Sri Paramesvari Thakura – preleções em inglês sobre os passatempos do Senhor Hari os quais acabaram sendo apreciados por todos.
Em 1925 (29 de bhadra do ano de 1332 no calendário bengali), Sri Gaurendu Brahmachari recebeu sannyasa (ordem renunciada) de Srila Prabhupada. Seu nome, então passou a ser Srila Bhakti Sarvasva Giri Goswami Maharaja. Na qualidade de um orador destemido, ele, sob a orientação de Srila Prabhupada, pregou por toda a Índia, tendo inclusive se encontrado com o vice-rei do governo britânico, o qual o apreciou muito e lhe deu até mesmo um certificado. Aquilo deixou Srila Prabhupada muito feliz. Ele até mencionou o quão satisfeito estava com a propagação da mensagem do Senhor Chaitanya que Srila Giri Goswami Maharaja vinha realizando por toda a Índia. Muitos oficiais do governo, governadores e vice-reis glorificaram os esforços de Srila Giri Goswami Maharaja em espalhar com tanto entusiasmo a filosofia do Senhor Chaitanya sobre o amor divino, livre de sectarismo e julgamentos. O estilo de oratória e escrita em inglês de Srila Giri Goswami Maharaja era único, algo que foi glorificado pelos eruditos, tais como o professor de história do colégio Raven, e Sri Nishikantha Sanyal (Sri Padmanarayan Das Bhakti Sudhakara Prabhu), de Cuttack, Odisha.
Srila Giri Goswami Maharaja tinha um caráter puro, a simplicidade de uma criança, se satisfazia com o que tivesse, era muito fixo no serviço ao seu mestre espiritual e glorificava o Senhor Supremo por toda parte. Ele serviu de diversas maneiras os centros estabelecidos por Srila Prabhupada em Mayapur, Calcutá, Dhaka, Patna, Allahabad, Kurukshetra etc., sempre buscando pregar os ensinamentos de Mahaprabhu por meio de discursos, livros e revistas semanais. Ele também se dedicou a diversos serviços relacionados a Mayapur, Vrindavan e Puri. Srila Giri Goswami Maharaja foi instrumental no estabelecimento das Gaudiya Maths em Rangoon, Myanmar, assim como em Lucknow e Haridwar.
Depois da partida física de Srila Prabhupada em 1937, Srila Giri Goswami Maharaja começou a servir também como um membro do conselho de administração da Sri Gaudiya Sanskrit Vidyalaya de Srila Bhakti Dayita Madhava Goswami Maharaja, localizada em Ishodyan, em Mayapur. Ele ainda cumpriu com o papel de presidente da Gaura Purnima Chaitanya Vani Pracharini Sabha anual, na qual ele discursava. Além disso, ele participava dos programas de pregação semestrais da Sri Chaitanya Gaudiya Math, localizada na Calcutá do sul.
Já no fim de sua vida, Srila Giri Goswami Maharaja repassou o Kaliya Daha Mandir – que ele havia estabelecido – para Srila Bhakti Dayita Madhava Goswami Maharaja, o qual sempre cuidou das despesas de saúde e outras necessidades de Srila Giri Goswami Maharaja. Ele fazia isso enviando várias pessoas da Sri Chaitanya Gaudiya Math de Vrindavan para cuidar de Srila Giri Goswami Maharaja sempre que ele precisasse.
Em uma sexta-feira, no dia 3 de novembro de 1967 (16 de kartik), aos 68 anos de idade, após ter realizado mais cedo naquele dia o Giriraj Govardhan puja e o Annakut Mahotsav, Srila Giri Goswami Maharaja partiu deste mundo, em Vrindavan, às 20:05. Nos últimos momentos de sua presença física, Srila Giri Goswami Maharaja clamou, “Prabhupada, me proteja! Tenha misericórdia de mim. Perdoe todas as minhas ofensas e me dê um abrigo sob os seus pés de lótus”. Os seus irmãos espirituais, incluindo Srila Bhakti Hridaya Bon Goswami Maharaja (o qual havia recebido sannyasa no mesmo dia que Srila Giri Goswami Maharaja), Srila Bhaktyaloka Paramahamsa Goswami Maharaja, Srila Bhakti Saurabh Bhaktisar Goswami Maharaja, Srila Bhakti Subrata Paramarthi Goswami Maharaja e muitos outros devotos, vieram vê-lo pouco antes de sua partida. Conforme as instruções de Srila Bon Goswami Maharaja, Srila Giri Goswami Maharaja foi posto em samadhi na Sri Vinoda-vani Gaudiya Math, próximo ao samadhi de Srila Sanatan Goswami no templo de Sri Sri Radha Madanmohan.
Fonte da biografia: The Mission – Srila Prabhupada and His Divine Agents (livro escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja, e que se encontra disponível na amazon.com.br)
