“Os assuntos envolvendo raga são de um nível superior, mas os nossos lábios não são dignos para discorrer sobre tais temas elevados”
Todas as glórias a Sri Guru e a Sri Gauranga.
Sri Chaitanya Matha, Sri Dhama Mayapur
Calendário inglês – 13.12.28
Querido —
Eu estou extremamente satisfeito em ter encontrado uma coleção da essência dos shastras na sua carta. Por cultivar cada vez mais esses assuntos na sua mente, você poderá compreender como uma inteligência imatura, originária da ociosidade, é incapaz de produzir qualquer resultado frutífero. Nós somos seres vivos insignificantes, seguidores do vidhi-marga (o caminho das regras de adoração reveladas nos shastras), mas não somos avessos ao raga-marga (o caminho do amor espontâneo pelo Senhor). Os assuntos envolvendo raga são de um nível superior, mas os nossos lábios não são dignos para discorrer sobre tais temas elevados. Se os verdadeiros devotos puros ouvissem tais assuntos sublimes saindo dos nossos lábios insignificantes, eles certamente nos ridicularizariam.
Aqueles que não foram capazes de compreender apropriadamente a verdade a respeito de Krishna, mas que estão tentando superficialmente avançar no caminho de anuraga (profundo apreço espontâneo por Krishna) só estão demonstrando a sua ociosidade – isso é algo que os mahajanas (grande santos) expressaram repetidas vezes.
O Senhor Supremo e o Seu Santo Nome são o mesmo objeto transcendental. Aqueles que ainda discriminam o Nome transcendental do seu Detentor – o Senhor Supremo -, devido às suas concepções mundanas, devem essencialmente servir aos devotos puros elevados, os quais estão praticando a devoção com sinceridade para se libertarem dos seus próprios anarthas (qualidades desfavoráveis). Os companheiros de Sri Gaur Sundara nos explicaram todas essas questões. Entretanto, se nós ficarmos apenas repetindo isso sem colocar em prática, então as pessoas irão nos rotular como prakriti-sahajiya (pseudo devotos de natureza mundana e fajuta), reduzindo assim a significância do nosso movimento. Visto que os pseudo devotos caíram no lamaçal do infortúnio, se alguém deseja revelar as verdadeiras glórias de raganuga-bhakti a tais grupos ‘panke gaur iva sidati’ (que estão desamparados assim como uma vaca atolada na lama), então tal pessoa deve primeiro tornar-se perita no serviço devocional para depois tentar pregar aos outros, visando o benefício deles. Portanto, por gentileza, tente compreender com muito cuidado todos os assuntos aqui expostos. A prática devocional não tem como propósito as exibições externas. Por favor, cante em alto tom o Santo Nome de Shri Hari, pois assim a gratificação dos sentidos e todos os desejos oriundos da preguiça não serão capazes de nos devorar.
O seu eterno bem-querente,
Sri Siddhanta Saraswati.
– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra Sudha“.
