, ,

A característica especial do serviço realizado pelos Gaudiya Vaishnavas a Kurukshetra

“As gopis parecem ter o mesmo humor que Krishna, pois se absorvem plenamente no vishaya-vigraha”

Todas as glórias a Sri Guru e a Sri Gauranga.

Laimkhera, Shillong

Calendário inglês – 17.10.28

Meu querido –

Ontem, os professores chegaram aqui em segurança. Neste momento, durante o eclipse solar, nós devemos estar todos concentrados no serviço a Kurukshetra. No entanto, devido à extrema avidez de Nimananda prabhu, nós fomos compelidos a viajar para cá. Estão chegando uma após a outra cartas e telegramas de Kurukshetra. Portanto, é essencial que vocês todos viajem para lá sem mais demora. Em Assam os serviços podem ser continuados depois.

Faltam apenas vinte e cinco dias para o eclipse solar. As pessoas de U.P., Punjab e da Índia central estão especialmente cientes do eclipse em Kurukshetra. Ao menos quinze mil pessoas estarão presentes lá.

Nós preparamos uma carruagem, mas ainda precisamos de tubos para poços e de barracas temporárias. Também será preciso enviarmos uma missão de assistência médica para lá. Esse eclipse solar vai se dar após um tempo relativamente longo, portanto, estou lhe escrevendo brevemente quais são os deveres dos Gaudiya Vaishnavas durante esse evento.

O costume popular é banhar-se no Brahma-sarovara durante o eclipse solar. O próprio Senhor Shri Krishna foi até esse local em uma carruagem de Dvaraka, acompanhado de Balaram. Mesmo os moradores de Vraja também estavam presentes ali, sob o pretexto de que iriam se banhar. Portanto, os devotos Gaudiya, que estão sempre se esforçando para realizar o encontro entre Sri Radha e Sri Govinda, tentarão realizar os seus serviços com máximo esmero, para que esse evento seja um sucesso. Demonstrando os sentimentos e ideais de Kurukshetra, o Senhor Krishna em Seu segundo advento como Shri Gaurasundara, ao cantar diante de Sri Jagannathadeva, revelou o vipralambha-bhava das gopis, o sentimento de amor extático em saudade.

Os karmis, inclinados como são às atividades fruitivas, se organizam para se banharem durante o eclipse solar, pois visam com isso remover os seus pecados. Assim, durante esse momento auspicioso, eles têm a oportunidade de cantar o Santo Nome do Senhor.

Os jñanis (impersonalistas), cultivando o conceito de vishaya (o objeto da adoração) relacionado a alamban-vibhava (o apoio para o êxtase espiritual), concluem que anseiam a imersão na Verdade Absoluta. Entretanto, as gopis parecem ter o mesmo humor que Krishna, pois se absorvem plenamente no vishaya-vigraha, a forma adorável de Shri Krishna, mas elas se mantêm separadas dEle, embora aparentemente estejam imersas nEle. Assim, se os jñanis alcançarem a conclusão adequada sobre esse passatempo, eles podem vir a rejeitar os seus esforços visando a imersão no Brahman impessoal, abandonando assim os seus respectivos humores sentimentalistas. Logo, é necessário que todas essas três classes de pessoas estejam presentes durante o eclipse.

Por favor, também comunique o conteúdo desta carta a Tirtha Maharaja. Com grande entusiasmo, vocês devem se dedicar a preparar tudo o que for necessário para o encontro de Shri Radha Govinda. Nós permaneceremos aqui por mais cinco ou seis dias. Depois disso, em poucos dias nós chegaremos a Kolkata, via Gowalpara e Dhubri.

O seu eterno bem-querente,

Sri Siddhanta Saraswati.

– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra Sudha“.

Deixe um comentário