, ,

Coisas a se saber na vida de um sadhaka – um praticante de bhakti

“Servir Shri Krishna e os Seus devotos, e cantar o Santo Nome podem parecer três atividades independentes, mas na verdade, a significância delas é a mesma”

Minhas reverências a Sri Sri Gandharvika Giridhari.

Sri Chaitanya Matha, Sri Dhama Mayapur

Calendário inglês: 5.08.1926

Meu querido –

Eu recebi notícias suas por meio da sua carta datada de 21 de ashadh. Eu estava nesse momento na Sri Jagannath Ballabh Math, em Sri Purushottam Kshetra (Puri). Depois disso, fiquei alguns dias em Sri Bhubaneswar, em Cuttack e, por fim, retornei para a Sri Gaudiya Math. Já fazem entre dez e doze dias que estou aqui.

Eu compreendo que você estava mantendo sozinho a Varanasi Matha e isso lhe deixou com a mente ansiosa para escrever essa carta.

“krame krame paya loke bhava sindhukul¹

Ashavandha, a fé firme de que receberá a graça de Shri Krishna, samutkantha, a avidez intensa pela Sua misericórdia, Karshna-seva, a realização de serviço a Krishna e a tudo que pertence a Ele, incluindo cantar o Seu Santo Nome – tudo isso traz bons auspícios. Se nós estamos sempre ávidos por satisfazer a Krishna de todas as formas possíveis, as muitas ilusões de Maya (a potência externa do Senhor) não podem cobrir a nossa consciência. Logo, por favor, todos devem se dedicar a ouvir e cantar, estudar os textos sagrados escritos pelos mahajanas (os devotos superiores) e também a revista Gaudiya. Assim, não haverá entre os devotos relutância alguma em aceitar o siddhanta – as conclusões dos textos sagrados.

Por favor, discuta Harikatha com os devotos com quem você está residindo. Assim, você poderá compreender a sua propria indignidade e insignificância, assim como qual progresso você fez no caminho de bhajan – serviço devocional. Você conhece muito bem o verso “sarvakshana apanake hina kari’ mane²”.

Servir Shri Krishna e os Seus devotos, e cantar o Santo Nome podem parecer três atividades independentes, mas na verdade, a significância delas é a mesma. Por realizar Nama Sankirtana, o cantar congregacional do Santo Nome, automaticamente nós servimos ao Senhor Shri Krishna e aos Seus devotos. Assim como ao servir os Vaishnavas, nós automaticamente realizamos Krishna Kirtan – o cantar e a glorificação do Senhor Shri Krishna –  e Krishna seva – o serviço devocional amoroso a Shri Krishna. O mesmo pode-se dizer do serviço a Shri Krishna, pois ao realizá-lo, isso é o mesmo que cantar congregacionalmente o Santo Nome e servir os Vaishnavas. O verso “sattvam visuddham vasudeva-sabditam³” prova isso.

Ler o Shri Chaitanya-charitamrita é como realizar serviço ao Senhor Krishna e se dedicar ao cantar congregacional do Santo Nome. O mesmo pode ser obtido quando lemos o Srimad Bhagavatam na companhia dos devotos, ou quando realizamos archana (adoração à Deidade), ou seja, realizamos com isso todas as três atividades supramencionadas. Quanto cantamos o Santo Nome também cumprimos satisfatoriamente com todas essas práticas.

Por favor, reflita sobre a história passada da sua vida de modo que essa lhe pareça favorável ao cumprimento do serviço devocional, i. e., saiba que as condições desfavoráveis prévias eram apenas um estágio precedente às suas atuais condições favoráveis. Os perigos causados por seus adversários deram espaço para o surgimento subsequente de condições favoráveis ao serviço devocional. Todos os objetos do mundo visível são ingredientes para o serviço a Krishna. A nossa mentalidade, a qual é avessa ao serviço, nos confunde a mente a respeito dos objetos mundanos, o que nos leva a buscar o desfrute sensorial materialista. No entanto, quando há o despertar da consciência transcendental, nos capacitamos a observar todas as coisas deste mundo em relação a Krishna, fazendo assim com que o fruto venenoso de pratistha – renome pessoal – seja incapaz de nos devorar.

“chancala-jibana-srota pravahiya, kaler sagare dhay 4. Imbuídos dessa consciência, a nossa propensão a servir o Senhor Shri Hari se desenvolve a cada passo. Portanto, o meu dever é aceitar alegremente tudo o que agrada a Krishna. Se Ele se sente feliz em me manter avesso a Ele, então eu devo estar pronto para aceitar este sofrimento.

tomara sevaya duhkha haya yata seo ta parama sukha 5” – essa é a compreensão dos Vaishnavas. Por favor, tente seguir o exemplo deles. Todos os anarthas, os hábitos desfavoráveis e indesejáveis, quando revelados na execução do serviço a Krishna, se tornarão arthas – hábitos favoráveis -, os quais se tornarão assim causas supremas para o nosso benefício eterno. O caráter prévio de Thakura Bilvamangala, a história de Sarvabhauma, os argumentos áridos de Prakashananda – todos esses anarthas eventualmente se transformaram em serviço ao Senhor Shri Hari. Portanto, lhe peço gentilmente que não contemple de modo algum os seus anarthas prévios. Quanto aos anarthas atuais, por realizar com intensidade shravana e kirtana, i.e., ouvir e cantar a respeito de Shri Hari, esses anarthas não serão mais capazes de lhe dominar. A nossa duração de vida é curta, portanto, lhe peço que, por favor, se esforce em realizar sem duplicidade alguma um serviço sincero a Shri Hari até o momento da sua morte. Seguir o exemplo e o caminho estabelecido pelos mahajanas – os devotos grandiosos – é o nosso único meio de se alcançar bons auspícios.

Por favor, cultive o que está dito no verso, “aham tarisyami duranta-param 6 ”.

Eu li a sua carta a Sri Bhakti Vilasa Thakura, e ele, após a ler, se demonstrou satisfeito.

Eu espero que todos estejam realizando Sri Hari-kirtana – glorificações ao Senhor Shri Hari – e servindo os Vaishnavas com muito entusiasmo. Por gentileza, comunique a todos os nossos sinceros cumprimentos.

Em consequência de minhas atividades fruitivas passadas, às vezes eu estou saudável e outras doente. Quando fico bem, me torno avesso ao Senhor Shri Krishna e, como resultado disso, acabo considerando inferiores a mim os devotos que, na verdade, são mais avançados em bhajana do que eu. Por essa razão é que Krishna, considerando a minha situação, me sujeita a vários tipos de tristezas, misérias, doenças e outros situações adversas. Nessas circunstâncias, eu tendo compreender o significado do verso que começa com “tat te ‘nukampam 7”. Ao desfrutarmos de objetos materiais que não estão relacionados a Krishna, nós acabamos nos inclinando a brigar com as pessoas mundanas. Já quando estamos ocupados no serviço devocional amoroso, as pessoas materialistas é que nos atacam.

Eu espero que você esteja bem.

O seu bem querente,

Sri Siddhanta Saraswati.

Nota de rodapé:

1 Nós cruzamos a margem do oceano material gradualmente. – Sri Chaitanya-charitamrita, Madhya-lila 16.237

2 Sempre considere a si mesmo uma pessoa inferior. – Sri Chaitanya-charitamrita, Madhya-lila 23.26

3 Quando uma pessoa está situada no modo da bondade pura, ela adora Vasudeva. – Srimad-Bhagavatam 4.3.23

4 Esta vida tremulante está lentamente se dissipando, fluindo pelo oceano do tempo. – Kalyana Kalpataru, Ucchvasa, Vijnapti, canção 4

5 Todo sofrimento com o qual eu me deparo servindo a Você é também para mim uma grande felicidade. – Saranagati, Atma-nivedana, canção 8

6 Eu cruzarei o intransponível oceano da nesciência me fixando firmemente no serviço aos pés de lótus de Krishna. – Srimad-Bhagavatam, 11.23.57

7 Meu querido Senhor, aquele que aguarda com avidez pela Sua misericórdia imotivada, enquanto se preserva sempre tolerante às reações pecaminosas de seus maus atos passados, ao mesmo tempo em que Lhe oferece respeitosas reverências com corpo, palavras e mente, certamente está apto a obter a libertação, pois essa se tornou sua por direito. – Srimad Bhagavatam 10.14.8

Deixe um comentário