“Nunca tente acumular riqueza ou conhecimento mundano para a sua própria satisfação”
Todas as glórias a Sri Guru e a Sri Gauranga.
Sri Gaudiya Matha, Kolkata
18 de chaitra, 1332
1 de abril, 1926
Minhas respeitosas saudações —
Certa noite, no início do mês de baisakh do ano de 1321 da era Bengali, o próprio Srila Bhaktivinoda Thakura, no Bhakti Bhavan, me revelou claramente a sua predição de que, no devido curso do tempo, as sementes venenosas da apasampradaya denominada ativadi se infundiriam em você e, como resultado disso, a cavidade do seu coração, semelhante a de uma árvore, seria infestada com animais selvagens e ferozes como serpentes, os quais morderiam e causariam um tremendo dano à sua bhakti. O meu infortúnio foi ter protestado naquele momento, dizendo, “Eles são seus seguidores sinceros. Jamais criariam um grupo para lhe criticar ou agir publicamente contra os seus ideais de serviço a Sri Hari. Se eles tentarem isso, eu tentarei impedi-los usando da minha própria vida”. Eu não lhe revelei isso até agora, pois senti que ficaria triste em me ouvir dizer algo assim. Por outro lado, você já tinha dado início a essas atividades desde antes. Até então, a cada passo você tem criado impedimentos para a satisfação do desejo transcendental de Srimad Bhaktivinoda Thakura. Por isso, eu estou sempre declarando com audácia que as apasampradayas, tal como a sua, nunca tiveram qualquer conexão com shuddha-bhakti, o serviço devocional puro, ou mesmo com Srila Thakur Mahashay. Você saiu dos trilhos de bhakti ao não dar ouvido às minhas palavras. Portanto, usando das próprias palavras de Srimad Bhaktivinoda Thakur, estou escrevendo aqui algumas das intenções dele –
1. Pessoas orgulhosas de suas posses mundanas e da riqueza que adquiriram, incapazes de alcançar a verdadeira aristocracia, dizem que os Vaishnavas surgiram em famílias de classe inferior devido às suas atividades pecaminosas passadas. Ao dizerem isso, essas pessoas estão cometendo uma ofensa. Por favor, tenha certeza de que o serviço de restaurar a tradição do Varnashrama transcendental, o qual você deu início com a intenção de remediar esses problemas recentes, é um serviço genuíno aos Vaishnavas.
2. Por não haver uma pregação das conclusões acerca do serviço devocional puro, essas superstições femininas e ensinamentos abomináveis estão agora sendo consideradas como bhakti entre os homens e mulheres que integram os sahajiyas, ativadis e outras apasampradayas (linhagens de pseudo devotos). Por favor, combata todas essas conclusões vis praticando a conduta correta e pregando as conclusões a respeito da devoção pura.
3. Por favor, tente o quanto antes dar início ao parikrama, a peregrinação de Sri Dhama Navadwip. Por meio desse serviço, todos no mundo alcançarão Krishna Bhakti. Por gentileza, se esforce especialmente para garantir que o serviço a Sri Mayapur Dhama seja estabelecido permanentemente e a prosperar dia após dia. O verdadeiro serviço a Sri Mayapur será possível criando-se gráficas, propagando as escrituras devocionais e pregando o Santo Nome do Senhor (e não por pregar o serviço devocional solitário). Você não deve permitir que a pregação ou o serviço a Sri Mayapur seja obstruída por, ao invés disso, tentar dedicar-se ao serviço devocional solitário.
4. Na minha ausência, a responsabilidade de se realizar o serviço amoroso a Sri Mayapur será sua. Por favor, faça esforços especiais para satisfazer isso – essa é a minha ordem específica a você. Os homens invejosos e bárbaros jamais podem ter bhakti. Logo, nunca aceite os conselhos deles, mas também não os deixem saber disso, direta ou indiretamente.
5. Eu sempre mantive um esforço sincero em pontuar a significância do serviço devocional puro, tal como retratado nos textos sagrados como o Srimad Bhagavatam, o Shat Sandarbha, o Vedanta Darshan etc. Logo, por favor, aceite a responsabilidade desse serviço. Sri Mayapur será muito beneficiada se você estabelecer ali institutos de educação.
6. Nunca tente acumular riqueza ou conhecimento mundano para a sua própria satisfação. Colete todas essas coisas apenas para o serviço ao Senhor Supremo. Nunca se envolva com más companhias afim de adquirir dinheiro ou visando os seus próprios interesses.
Isso é tudo por agora. Hoje eu irei comparecer a um Vaishnava Seva – um programa que visa o serviço aos Vaishnavas. Quando eu voltar, gradualmente responderei as questões que restaram.
Compreensivo quanto ao seu sofrimento,
Sri Siddhanta Saraswati.
– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra Sudha”.
