“Sriman Mahaprabhu não advém a este mundo material em toda Kali-yuga”.
Minhas reverências a Sri Sri Guru Gauranga Gandharvika Giridhari.
Sri Chaitanya Matha,
19de ashadh, 1326
4de julho, 1919
Com afeto e os meus bons votos –
Eu recebi a sua carta, datada de 12 de ashadh. Para pregar as glórias do Santo Nome, eu fui acompanhado de 10-15 devotos a Jessore, Khulna, Lohagora, Purulia e muitos outros locais. Além dos devotos de sempre, algumas outras pessoas estavam residindo no (Bhaktivinoda) Asana em Kolkata. Os dias de partida de Srimad Bhaktivinoda Thakura e de Krishnadas Babaji Mahajaya também foram celebrados. Eu ainda permanecerei aqui por mais 4-5 dias e depois também poderei visitar Kolkata.
Sriman Mahaprabhu não advém a este mundo material em toda Kali-yuga. Por isso, Ele não é apenas um Yuga-avatara (a manifestação propria de uma era). O verso “kam krishna karmarparne¹” do Prem Bhakti Chandrika está correto, i. e., ele indica que eu dedicarei a minha luxúria, ou desejos, na avidez pelo serviço a Krishna. Os versos “yatkarosi²” da Srimad Bhagavad Gita tratam de karma-misra-bhakti, a devoção mista à inclinação fruitiva, logo, o seu sentido não é exatamente o mesmo de “kam krishna karmarpane”. O ser vivo é o desfrutador das ações fruitivas, ao passo que a devoção pura se refere à dedicação de todas as atividades e esforços no serviço amoroso ao Senhor Sri Hari.
Quanto a nós, estamos bem.
O seu eterno bem querente,
Sri Siddhanta Saraswati.
(Nota de rodapé:1 “Eu irei dedicar a minha luxúria na avidez pelo serviço a Krishna, usarei a minha ira contra àqueles que têm inveja dos devotos. A minha cobiça será por ouvir os temas relativos a Hari na companhia dos devotos. Eu serei iludido se falhar em alcançar o meu Senhor adorável e me sentirei orgulho de cantar sobre as glórias de Krishna. Dessa forma, eu dedicarei todos esses defeitos em seus deveres respectivos”. Prem Bhakti Chandrika – 2.10
2 “Ó filho de Kunti, quaisquer iniciativas que você tomar, tudo o que você comer, tudo o que sacrificar e der em caridade, bem como as austeridades que praticar – ofereça tudo isso a Mim.” Srimad Bhagavad Gita – 9.27)
– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra Sudha“.
