Este raio de Srila Prabhupada surgiu na atual Bangladesh, em Sachilapur, no distrito de Borishal, no dia 12 de outubro de 1906 (calendário bengali: shukla pañchami – quinto dia da quinzena crescente do mês lunar – do mês de kartik, em 1303). O seu advento se deu em uma piedosa família rica, onde ele foi nomeado Shivashankar. O seu pai era Gopal Chandra De, e a sua mãe, Srimati Rajalakshmi Devi. Desde a infância, Shivashankar já se mostrava estudioso, generoso e inclinado ao serviço às pessoas santas e renunciadas (sadhus e sannyasis).
Certa vez, quando Shivashankar estava com 17 anos de idade, ele ouviu que um renunciante da Gaudiya Math estava vindo para a sua região. Juntamente de seus amigos, Shivashankar foi atender àquele programa devocional. Na preleção dada pelo sannyasi, ele ouviu que o Senhor Supremo é um só, não havendo um segundo. O sannyasi que deu essa aula era Srila Bhakti Vivek Bharati Goswami Maharaja. Após ter ouvido o seu discurso, Shivashankar decidiu se abrigar nele. Entretanto, Srila Bharati Goswami Maharaja levou Shivashankar a Mayapur, para que ele se abrigasse em seu gurudeva, Srila Prabhupada.
Em 1924, no dia sagrado do advento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu (Gaura Purnima), Shivashankar recebeu harinama e diksha (primeira e segunda iniciação) de Srila Prabhupada, sendo nomeado Siddhasvarupa das Brahmachari. Ele, então retornou de Mayapur para completar os seus estudos, e em 1928, Siddhasvarupa Prabhu voltou para se unir a Srila Prabhupada, vivendo a partir daí integralmente como um brahmachari renunciado a auxiliar Srila Bhakti Pradip Tirtha Goswami Maharaja, Srila Bhakti Vivek Bharati Goswami Maharaja e Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev Goswami Maharaja em suas atividades de pregação ao longo de locais como a Bengala, Bihar, Odisha, Tamil Nadu e Andhra Pradesh.
Uma vez, no atual Kishoreganj, no distrito de Mymensingh, em Bangladesh, Siddhasvarupa Das Brahmachari falou em uma assembleia de debate espiritual (sanathana-dharma sabha) cujo tema era yata mat tata path – “Há muitos caminhos para se alcançar a mesma meta”. Usando de uma lógica precisa, Siddhasvarupa Prabhu tentou derrotar esse conceito de yata mat tata path. Entretanto, toda a audiência protestou cegamente contra a preleção de Siddhasvarupa Prabhu, interrompendo-o sem ter uma razão lógica para isso. No dia seguinte, todas os principais jornais, tais como o Ananda Bazar Newspaper, abordaram aquele incidente, destacando neles um artigo sobre a Gaudiya Math. A respeito disso, Srila Prabhupada falou com alegria: “As observações de Siddhasvarupa e os seus efeitos subsequentes manifestaram para nós em um dia os frutos de dez anos de pregação”. Siddhasvarupa Brahmachari costumava falar a verdade sem qualquer hesitação. Assim, ele espalhou por toda a Índia as explicações lógicas de Srila Prabhupada a respeito dos textos sagrados.
Em 1937, depois da partida física de Srila Prabhupada, todos os seus discípulos estavam sofrendo com as dores da saudade. Então para propagar a mensagem amorosa do Senhor Chaitanya Mahaprabhu, Srila Bhakti Vivek Bharati Goswami Maharaja e Siddhasvarupa Prabhu abriram um novo centro de pregação, cujo nome dado foi “Sri Sarasvata Gaudiya Asana and Mission”. Em 1941, no dia de Vijaya Dashami, no qual se comemora o dia em que o Senhor Ramachandra conquistou o reino de Ravana, Lanka, Siddhasvarupa Prabhu aceitou de seu irmão espiritual sênior, Srila Bhakti Prasun Bodhayan Goswami Maharaja, a ordem renunciada (sannyasa), recebendo assim o nome Srila Bhakti Srirupa Siddhanti Goswami Maharaja.
Posteriormente, Srila Siddhanti Goswami Maharaja estabeleceu um centro na 29 B Hazra Road, em Calcutá. Depois da partida física de Srila Bharati Goswami Maharaja, em 1947, Srila Siddhanti Goswami Maharaja, embora sentindo muita saudade dele, continuou a missão de pregação, estabelecendo centros em Jagannath Puri e em Navadwip Dham. Srila Siddhanti Goswami Maharaja também publicou o comentário Govinda-Bhasya de Srila Baladeva Vidyabhusha, o comentário desse mesmo autor à Bhagavad Gita, o Vedanta-sutra, assim como muitas Upanishads raras. Ele frequentemente dizia, “Aquele que glorifica o Senhor Hari é, de fato, uma pessoa generosa”.
Em uma sexta-feira, no dia 4 de outubro de 1985 (calendário bengali: 18 de aswin, em krishna-sasthi – o sexto dia da quinzena minguante do ciclo lunar -, no ano de 1392), às 1:05 da madrugada, Srila Siddhanti Goswami Maharaja fez a sua partida física no templo de Calcutá localizado na Hazra Road. Como o seu desejo era de ser cremado, os seus discípulos estabeleceram o seu pushpa-samadhi no templo de Jagannath Puri e no templo de Navadwip situado no Radha Bazar, onde então depositaram as suas cinzas.
Conforme a vontade de Srila Siddhanti Goswami Maharaja, o atual presidente do templo e acharya a continuar a sua missão é Srila Bhakti Ranjan Sagar Goswami Maharaja (discípulo de Srila Siddhanti Goswami Maharaja).
Fonte da biografia: The Mission – Srila Prabhupada and His Divine Agents (escrito por Srila B. B. Bodhayan Goswami Maharaja)
