, ,

Sri Gaurasundar e Sri Krishnasundar

“A misericordia de Gaurasundar é ilimitada, e a doçura de Krishnachandra é inigualável”.

Jay Jay Gaura (Todas as glórias, todas as glórias a Gaura)!

Sri Mayapur, Nadia

17 de Sravana de 1322

2 de agosto de 1915

Subhasisang rashayah santu vishesah,

Eu recebi a sua carta, datada de 5 de Sravana. Creio que, por agora, você já deve ter recebido a última carta que enviei ao seu endereço. Por estar ocupado em diferentes serviços, eu acabo me atrasando em escrever respostas às cartas que recebo, o que é uma falha minha. Saiba que Mahaprabhu e Radha Krishna são um só. Não há diferença entre Eles. Na verdade, a única distinção é que Sri Gaurahari é vipralambha rasa vigraha, a personificação das doçuras do amor marcado pela saudade, logo, Ele está buscando por Krishna, ao passo que Sri Sri Radha Krishna são sambhoga rasa vigraha, a personificação das doçuras do amor conjugal. Por aceitar Sri Gaurahari como o seu próprio Mestre, e por servir Krishna com o humor de uma serva, é possível alcançá-lO em Vraja. No vigésimo capítulo da Antya-lila do Sri Chaitanya Charitamrta, o processo de bhajana (prática devocional), tal como demonstrado por Mahaprabhu, foi mencionado. A misericórdia de Gaurasundar é ilimitada, e a doçura de Krishnachandra é inigualável. Portanto, Gaura é denominado Audarya Vigraha, a personificação da munificência, e Krishna é chamado de Madhurya Vigraha, a personificação da doçura. Por favor, tenha por certo que não há possibilidade alguma de comparar essas duas formas. Abrigar-se nos pés de lótus de Gaura e servir ao Senhor Sri Krishna é a mesma coisa. Essas duas formas são ambas extremamente encantadoras. O Senhor Gaurahari é a manifestação combinada de Sri Radha e Sri Krishna, logo, Ele não é menor ou maior que Krishna, afinal, não é possível considerar que, em relação a si mesmo, se seja mais ou menos. Logo, os seres vivos são muitíssimo beneficiados quando cantam Krishna Nama, pois não há diferenças entre Sri Nama (o Santo Nome do Senhor) e Sri Nami (o Detentor do Santo Nome), i. e., o Senhor e o Seu Nome.

Peço por gentileza que você leia com atenção o Sri Chaitanya Charitamrta. Thakura Mahashaya (Srila Narottama dasa Thakura) escreveu: “gora pahu na bhajiya mainu / adhane jatana kari dhana teyaginu¹”. Mantendo orações como essa em seu coração, por favor, cante o Santo Nome de Krishna. Assim, nenhum problema material poderá lhe prejudicar.

O seu bem querente,

Sri Siddhanta Saraswati

– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra-sudha”

(NOTA DE RODAPÉ: 1 “Ao rejeitar adorar o meu mestre – o Senhor Gauranga -, eu estraguei toda a minha vida e abracei o sofrimento. Assim, tendo rejeitado o verdadeiro tesouro do amor a Krishna, eu, intencionalmente e com cuidado máximo, enlacei em meus braços coisas sem valor algum”. – Prarthana, Akshepa 1)

Deixe um comentário