, ,

Sobre recitar e cantar o Santo Nome com sambandha-jñāna (o conhecimento apropriado sobre o relacionamento que cada um tem com o Senhor Supremo)

“Sem cantar o Santo Nome, não há outra forma de se invocar bons auspícios em nossas vidas”.

Todas as glórias a Sri Chaitanya Chandra.

Sri Mayapur, Nadiya

2 de Jaistha de 1322

16 de maio de 1915

Subhasisang rashayah santu,

Eu recebi notícias suas por meio da sua carta datada de 28 de Baisakh. Alguns dias atrás, eu fiquei muito preocupado com Sriman A***. Apesar de não ter recebido notícias dele, eu entendo muito bem que ele está carecendo de interesse pelo cantar do Santo Nome e pelo serviço devocional. Tudo isso é, de fato, o meu infortúnio. Nós desejamos aumentar a nossa satisfação por cultivar o caráter ideal de um devoto, o qual está sempre inclinado a cantar e a servir o Santo Nome. Eu desejo ver esse caráter na pessoa de Sriman A—, a quem considero muito capaz e fonte de grande fortuna para todos vocês. Mas o infortúnio é que o próprio Sriman A*** está sofrendo com perturbações mentais e agora não tem interesse em cantar o Santo Nome! Neste momento, se você puder trazer Sriman *** a Mayapur, penso que isso o aliviará de sua inquietação mental e das distrações a ela relacionadas. Caso a mãe de Sriman A*** demonstre uma forte objeção em enviá-lo até aqui, então ele pode retornar com *** (outro devoto), ou permanecer aqui por mais alguns dias e, então voltar ao seu lar, uma vez que a sua aflição mental se alivie. Você pode tentar explicar essa questão a Sriman A***, Sriman B*** e à mãe de A***, para ver se isso os convence.

Por favor, leia regularmente e com atenção e fé extremas o Prarthana, o Sri Prema-Bhakti-Chandrika, o Sri Upadeshamrita e o Sri Chaitanya Charitamrta, e não debata assuntos relacionados a Sri Hari com os materialistas e os impersonalistas. Deixe de lado toda companhia mundane e, por gentileza, cante um número fixo de voltas de Harinama sem cometer ofensa alguma. Se você cantar o Santo Nome de Sri Hari, mantendo-se fixo no conhecimento sobre a sua relação original com o Senhor Supremo, não há pessoa materialista que possa lhe causar algum mal. Sem cantar o Santo Nome, não há outra forma se invocar bons auspícios em nossas vidas. Sri Nama (o Santo Nome) é o próprio Senhor Supremo; apenas à visão material o Santo Nome do Senhor parecer ser diferente do Seu próprio Eu. As almas libertas sabem que não há diferença entre o Santo Nome e o Senhor.

Quanto a nós, estamos bem, pela misericórdia de Mahaprabhu.

O seu eterno bem querente,

Sri Siddhanta Saraswati.

– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra-sudha”.

Deixe um comentário