“Mesmo que pensamentos materiais surjam durante o processo do cantar do Santo Nome, por favor, não permita qualquer negligência com o cantar”.
Todas as glórias a Sri Sri Krishna Chaitanya Chandra.
Sri Mayapur,
15 de Padmanabha, 429 Sri Gaurabda
Querido,
Eu recebi a sua carta, datada de 5 de Padmanabha. Por ter considerado que escrever uma carta longa em resposta a você levaria um bom tempo, isso acabou se postergando e, portanto, eu estou escrevendo agora uma carta mais breve. Eu fiquei muito alegre em saber que você compreendeu como o cantar ávido e perseverante de Sri Krishna Nama, o Santo Nome de Krishna, invoca tudo o que é auspicioso. Mesmo que pensamentos materiais surjam durante o processo do cantar do Santo Nome, por favor, não permita qualquer negligência com o cantar. Uma consequência secundária de se cantar o Santo Nome é a gradual eliminação de tais pensamentos inúteis, logo, você não deve se preocupar ou mesmo se incomodar com isso. Porém, esse resultado não pode ser esperado logo no início da prática, pois é apenas quando se experimenta um grande prazer com o cantar do Nome de Sri Krishna que a tentação dos pensamentos materiais é eventualmente reduzida. Sem ter extrema avidez e apreço pelo Santo Nome de Krishna, como é possível que alguém espere se libertar dos pensamentos materiais?
O açúcar estrangeiro, ou mesmo o ghee misto, são considerados impuros. Já o nosso açúcar refinado nativo e o ghee inadulterado são puros. Ainda assim, ambas as coisas, puras e impuras, são apenas substâncias materiais. Quer algo seja puro ou impuro, se alguém não oferece isso ao Senhor Supremo com um sentimento de amor presente no coração, o Senhor não aceitará tanto os itens puros quanto impuros. Portanto, enquanto servimos, é necessário nos assegurarmos de que não estamos cometendo nenhuma seva-aparadha – ofensa. Por se servir o Santo Nome com o corpo, a mente e as palavras, a toda auspiciosa forma de Sri Nami, i.e., Sri Krishna, o detentor do Santo Nome, se revela diante de nós.
Eu espero que as suas práticas devocionais estejam indo bem.
O seu eterno bem-querente,
Sri Siddhanta Saraswati.
– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra-sudha”.
