“Se alguém possui um forte desejo de seguir por um caminho servil e responsável, então nenhum obstáculo poderá lhe fazer algum mal”.
Todas as glórias a Sri Sri Krishna Chaitanya Chandra.
Sri Mayapur Vrajapattan
24 de Bhadra de 1322
Meu querido,
Eu recebi no tempo devido a sua última carta, datada do dia 15 de Sridhara e que se mostra repleta de amor e afeto. Entretanto, por estar ocupado com diferentes serviços, eu não pude responder a sua carta a tempo. Uma alma que não realiza Haribhajan – o sincero serviço devocional ao Senhor Sri Hari – acaba se tornando um jñani – especulador mental -, um karmi – materialista -, ou um anyabhilasi – alguém dotado de desejos mundanos. Por isso, faça a gentileza de sempre orar a Sri Bhagavan, por meio do cantar do Hare Krishna Mahamantra. Aquele que canta em alto tom e com grande apreço um número fixo de voltas de Krishna Nama, pode se libertar dos anarthas, os hábitos desfavoráveis e indesejáveis. Dessa maneira, os pensamentos materialistas e outras tolices desaparecerão de sua mente, e as pessoas mundanas, avessas ao Senhor Sri Hari, não conseguirão lhe zombar ou ridicularizar. Em contrapartida, obter a companhia dos shastras, as escrituras reveladas, é algo muito auspicioso. Inclusive, posteriormente, aquele que deseja compreender o bhajan mais a fundo, pode se relacionar de maneira individual com os sadhus, as pessoas santas. Se tal pessoa adere ao cantar de Harinama sem cometer aparadhas – ofensas -, então certamente ela obterá com grande facilidade todos os siddhis – perfeições espirituais. Assim, as pessoas materialistas não serão capazes de lhe causar mal algum.
Quando a terceira edição da Sajjana Toshani for publicada, eu enviarei ela a você o quanto antes. Por favor, leia essa revista com muita atenção. Você também pode considerar ler e discutir o Jaiva Dharma, caso tenha tempo suficiente para isso…
As pessoas comuns sempre estarão falando gramyakatha – sobre assuntos ordinários e mundanos. Portanto, peço a você que, por favor, seja indiferente a elas. Se alguém possui um forte desejo de seguir por um caminho servil e responsável, então nenhum obstáculo poderá lhe fazer algum mal. Por gentileza, leia e discuta o Kalyana-Kalpataru, o Prarthana, o Prema-Bhakti-Chandrika e outros textos sagrados sempre que tiver algum tempo livre. Também lhe peço que ofereça respeito externo mesmo às pessoas materialistas e mundanas, mas evite qualquer tipo de afeição interna e apreciação por elas, enquanto lida com as mesmas. Você deve desenvolver, a nível interno, um sentimento de desapego mental em relação a tais pessoas.
Por aqui está tudo bem. Por favor, me informe acerca do seu bem estar espiritual.
O seu eterno bem querente,
Sri Siddhanta Saraswati.
– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra-sudha”
