Introdução
Lalita Sakhi é a sakhi mais querida de Srimati Radharani, a qual é a potência de Sri Krishna em Sri Vraja Dhama. Sri Lalita é a mais importante de todas as priyanarma-sakhis de Sri Radharani. Ela surgiu em bhadra shuklapaksha saptami, em Uchagram, próximo a Javat. Por isso, o Lalita Saptami é celebrado nessa tithi (dia lunar).
Como ele é celebrado?
Nesse dia, jejuns não são realizados. Vraja-bhajananuragi-rupanuga vaishnavas dedicam esse dia para se lembrarem dos passatempos puros de Sri Lalita Sakhi e do amor que ela possui por Sri Radha, conforme o que foi escrito por Sri Rupa e Sanatana. Em Lalita Saptami, os devotos recitam várias orações e kirtans.
O significado de se observar o Lalita Saptami
1. Sri Lalita é a mais importante dentre as sakhis de Sri Radha, ao passo que Sri Radha é a energia de Krishna.
2. Vraja-bhajananuragi-rupanuga vaisnavas desejam seguir os passos de Lalita Sakhi e serem suas servas no serviço a Sri Sri Radha Krishna. Logo, eles observam esse dia de forma especial.
3. Lalita Sakhi tem um papel importante nos doces passatempos de Sri Sri Radha Krishna.
Descrição de Lalita Sakhi (Sri Gaura-Ganoddesa-Dipika de Srila Rupa Goswami)
1. Lalita Sakhi é a melhor dentre as oito principais sakhis de Sri Radha.
2. Lalita Sakhi é 27 dias mais velha que Radharani.
3. Lalita Sakhi é também conhecida como Anuradha.
4. Lalita Sakhi está na categoria vama e prakhara das sakhis.
5. Lalita Sakhi tem uma tez da cor gorocana.
6. Lalita Sakhi veste roupas cuja cor é como a da pena do pavão.
7. Lalita Sakhi é filha de Sarada (sua mãe) e de Visoka (seu pai).
8. Lalita Sakhi se casou com o gopa Bhairava.
Lalita Sakhi é Sri Svarupa Damodara Goswami na Sri Chaitanya Lila
Sri Radhika tem três companheiros e meio. Em Kali yuga, eles são os companheiros íntimos de Sri Chaitanya Mahaprabhu – Sri Svarupa Damodara, Sri Raya Ramananda, Sri Sikhi Mahiti, ao passo que a irmã de Sikhi Mahiti, chamada Madhavi, é a meia-companheira. Sri Svarupa Damodara é a segunda forma de Sri Chaitanya e um companheiro eterno dEle. Sri Svarupa Damodara conhece todos os segredos a respeito do advento de Sri Chaitanya.
Srila Prabhupada fala a respeito de Lalita Saptami (CC Madhya 2.77-78)
“Sri Paramananda Puri (Udbhava em Vraja) vivenciava vatsalya-rasa. Ramananda (Arjuna e Visakha) vivenciava shuddha-sakhya. Govinda e os devotos que eram servos de Sri Chaitanya estavam situados em shuddha-dasya-rasa, e os devotos do círculo interno de Sri Chaitanya Mahaprabhu, como Gadadhara, Jagadananda e Svarupa Damorada, estavam situados em mukhya-madhura-rasa. Mahaprabhu interagiu com esses devotos em termos de companhia, alegria e serviço em cada um desses quatro humores principais”.
Sri Svarupa Damodara estava a serviço de Sriman Mahaprabhu
Srila Svarupa Damodara foi a Varanasi e recebeu sannyasa de um sannyasi chamado Chaitanyananda. Srila Svarupa Damodara era um cantor muito hábil e um erudito nas escrituras, comparável a Brihaspati. Srila Krishnadas Kaviraja Goswami, em relação a ele, escreveu o seguinte no Sri Chaitanya Charitamrta, Madhya lila, capítulo 10, versos 110-117:
pāṇḍityera avadhi, vākya nāhi kāro sane;
nirjane rahaye, loka saba nāhi jān.
kṛṣṇa-rasa-tattva-vettā, deha — prema-rūpa;
sākṣāt mahāprabhura dvitīya svarūpa.
grantha, śloka, gīta keha prabhu-pāśe āne;
svarūpa parīkṣā kaile, pāche prabhu śune.
bhakti-siddhānta-viruddha, āra rasābhāsa;
śunite nā haya prabhura cittera ullāsa.
ataeva svarūpa āge kare parīkṣaṇa;
śuddha haya yadi, prabhure karā’na śravaṇa.
vidyāpati, caṇḍīdāsa, śrī-gīta-govinda;
ei tina gīte karā’na prabhura ānanda.
saṅgīte — gandharva-sama, śāstre bṛhaspati;
dāmodara-sama āra nāhi mahā-mati.
advaita-nityānandera parama priyatama;
śrīvāsādi bhakta-gaṇera haya prāṇa-sama.
Sri Svarupa Damodara estava sempre ao lado de Sriman Mahaprabhu. Ele cantava kirtans nos humores que emergiam de Mahaprabhu, o qual de dia realizava nama-sankirtan com todos, e de noite, saboreava os passatempos secretos de Sri Sri Radha Krishna na companhia de Sri Svarupa Damodara e de Sri Raya Ramananda. Em Dvapara-yuga, Lalita e Vishakha foram as companheiras do círculo íntimo de Radharani. Já em Kali yuga, Sri Mahaprabhu, no humor de Sri Radha, teve Sri Svarupa Damodara e Sri Raya Ramananda como os seus companheiros íntimos.
A origem de todos os Gaudiya Vaisnavas
Os principais kirtaniyas do Ratha yatra de Bhagavan Jagannathdeva foram Sri Svarupa Damodara e Srivasa Pandit. Sri Mahaprabhu costumava levar Sri Svarupa Damodara e outros devotos para limpar o templo de Gundicha Mandir no dia que precede o Ratha yatra. Lá, um devoto Gaudiya pegou a água de um pote, lavou os pés de lótus de Mahaprabhu e, então bebeu daquela água. Visando ensinar os devotos, embora estivesse internamente satisfeito, externamente Mahaprabhu expressou ira e disse a Svarupa Damodara:
“Com o intuito de ensinar, Mahaprabhu chamou Svarupa Damodara e disse, ‘Olhe para o comportamento do seu ‘devoto Gaudiya’. Ele está lavando os meus pés diante do templo de Ishvara e ainda está bebendo dessa água. Qual será o meu destino devido a esta ofensa? O seu Gaudiya me envolveu em uma ofensa”.
śikṣā lāgi’ svarūpe ḍāki’ kahila tāṅhāre;
ei dekha tomāra ‘gauḍīyā’ra vyavahāre.
īśvara-mandire mora pada dhoyāila;
sei jala āpani lañā pāna kaila.
ei aparādhe mora kāhāṅ habe gati;
tomāra ‘gauḍīyā’ kare eteka phaijati!
Sri Svarupa Damodara ouviu aquelas palavras e, então removeu o devoto do templo, puxando-o pelo pescoço. Em seguida, o devoto caiu aos pés de Mahaprabhu e implorou por perdão. Nessa instância, com a frase, “o seu Gaudiya”, Mahaprabhu indicou Svarupa Damodara como o líder dos Gaudiyas. Portanto, nós devemos realizar Bhagavad-bhajan seguindo os passos de Svarupa Damodara.
O Shiksha-guru de Srila Raghunath das Goswami
Srila Raghunath das Goswami renunciou os seus parentes, riqueza e todo o mais para ir ver Mahaprabhu em Nilachala. Assim, ao ver o intenso desejo que Raghunatha das Goswami tinha de renunciar aos objetos dos sentidos e de realizar Bhagavad-bhajan, Mahaprabhu o entregou nas mãos de Sri Svarupa Damodara –
ei raghunāthe āmi saṅpinu tomāre;
putra-bhṛtya-rūpe tumi kara aṅgīkāre.
tina ‘raghunātha’-nāma haya āmāra gaṇe;
‘svarūpera raghu’ — āji haite ihāra nāme.
“Eu confiei este Raghunatha a você. Aceite-o como seu filho e servo. Eu tenho três Raghunathas entre meus companheiros. Esse Raghunatha, de hoje em diante, se chamará ‘Svarupa Raghu’”. (CC Antya 6.202-203)
Referências
Gaudiya Ganodesh Dipika
Sri Chaitanya Charitamrita
Gaudiya
Artigo extraído de:
prabhupadarays.com/lalita-saptami
