,

Krishna Janmashtami

O Advento Divino do Senhor Krishna

Janmashtami é o dia do advento divino do Senhor Krishna, o qual se manifestou como o oitavo filho de Devaki na prisão de Kamsa, em Mathura, no mês de Bhadra, durante a oitava noite do ciclo minguante da lua, sob o nakshatra Rohini. Esse dia é conhecido como Janmashtami. Srila Sanatana Goswamipad descreveu o nascimento de Krishna em seu Sri Krishna Lila Stava.

A razão do divino passatempo de nascimento de Sri Krishna

Sri Krsna explica a razão de Seu nascimento na Bhagavad Gita. O Seu nascimento e as Suas atividades são todas divinas, e aquele que entende isso corretamente vai para a morada eterna de Deus. Tal pessoa não nasce novamente neste mundo. Isso porque o nascimento de Bhagavan não é como o das pessoas comuns, as quais estão presas às suas reações karmicas.

Nas escrituras, também está dito que a Terra, estando sobrecarregada pelos pecados dos demônios, assumiu a forma de uma vaca e foi até Brahma, o qual demonstrando empatia com a mãe Terra, foi juntamente de outros deuses até Kshirodashayi Vishnu, às margens do oceano de leite localizado neste universo. Em um estado de samadhi, Brahma adorou Kshirodashayi Vishnu por meio do Purusha-sukta. Assim, em seu samadhi, ele recebeu uma instrução de Mahavishnu, informando em seguida aos outros deuses que em breve Bhagavan desceria à Terra como Sri Krishna, visando remover o fardo causado pelos demônios. Sri Anantadeva também surgiria, nesse caso, como o irmão mais velho de Sri Krishna, Balarama. Foi por essa razão que os deuses também nasceram na família dos Yadus e Pandavas como seus filhos e netos.

O segredo por trás do nascimento de Sri Krishna

Janmashtami corresponde ao aparecimento divino do Senhor Krishna, e no décimo canto do Srimad Bhagavatam nós podemos encontrar o relato de que Sri Devaki, a qual personifica todos os deuses, deu o nascimento a uma criança a cada ano, totalizando oito filhos e uma filha. Os primeiros seis filhos ficaram conhecidos como shad-garbha. Todos eles foram mortos por Kamsa. Já o sétimo filho foi Anantadeva, o qual preparou o ventre de Devaki, o tornando tal qual Vaikuntha, para que assim Bhagavan pudesse torna-lo a Sua residência. Pelo poder de Yogamaya, o sétimo filho foi transferido para o ventre de Rohini. Assim, Bhagavan Sri Vasudeva adveio como o oitavo filho de Devaki.

Os primeiros seis filhos de Devaki

No Swambhuva Manvantara, o filho de Brahma nascido de sua mente, Marichi, teve seis filhos com sua esposa, Urna. Eles foram Smara, Udgitha, Parisanga, Patanga, Kshudrabhrt e Ghrni. Esses filhos humilharam Brahma quando ele se sentiu atraído pela sua própria filha. Devido a essa ofensa, eles tiveram de nascer como os filhos do demônio Kalanemi. Compreendendo o que haviam cometido contra Brahma, eles decidiram realizar penitencias para agrada-lo. Satisfeito, Brahma os abençoou e disse que eles surgiriam como os filhos de Devaki em Dvapara yuga, e que o pai deles, Kalanemi, surgiria como Kamsa. Brahma lhes disse que cada um deles seria assassinado impiedosamente e que, depois disso, o oitavo filho de Devaki, Sri Krishna libertaria esses seis filhos. Por meio do poder de Yogamaya, esses seis filhos, então nasceram do ventre de Devaki, enquanto o oitavo filho, Krishna, estava destinado a nascer em Janmashtami, o dia do Seu advento divino.

Vaishnava Dhama & Sri Anantadeva

O sétimo filho de Devaki é a personificação do Vaishnava-dhama (a morada sagrada), Sri Anantadeva. Ele adveio para preparar o ventre de Devaki, criando nele Vaikuntha, de modo que Bhagavan Uttamashloka pudesse surgir ali. Antes disso, o ventre de Devaki havia se tornado impuro, devido aos seis filhos de Kalanemi terem feito dele a sua residência. Logo, Bhagavan não surge em um chitta (consciência) contaminado. Por isso, Vaishnava-dhama, Sri Anantadeva, teve de se manifestar ali primeiro. Por meio de shuddha-sattva (bondade pura), Ele purificou o ventre de Devaki, criando nele Vaikuntha. Um chitta preenchido por bhava é conhecido como shuddha-sattva, o qual é Vasudeva-tattva, ou seja, é onde Vasudeva existe.

O segredo no nascimento de Sri Krishna

No Harivamsha shastra, está dito que Devaki e Yashoda engravidaram e deram à luz ao mesmo tempo. Bhagavan, sob a forma de uma luz, adentrou o chitta (consciência) de Vasudev e de Nanda no meio da noite do mês de Magha, em shukla-patipada. Bhagavan entrou no chitta de Yashoda a partir do chitta de Nanda, e Ele se transferiu do chitta de Devaki para o chitta de Vasudeva por meio de diksha. Assim, elas pareciam estrar grávidas. Mas, na verdade, Krishna não é feito da combinação do esperma com o óvulo. Bhagavan se manifesta por conta própria.

O advento do Senhor na prisão de Kamsa

Quando o momento certo para o advento de Krishna chegou, o tempo ficou tomado de todas as boas qualidades. A Terra também se mostrou muito feliz. A tithi, yoga e nakshatra daquele momento eram as mais auspiciosas, e o mais favorável de todos os nakshatras, Rohini, ascendeu exaltado no céu. Assim, no meio da escuridão da noite, Sri Krishna se manifestou com quatro braços diante de Devaki e Vasudeva. O Seu nascimento divino é descrito no Srimad Bhagavatam 10.3.7-8.

Devaki e Vasudeva ficaram aturdidos ao verem Bhagavan

Vasudeva viu que aquela criança maravilhosa tinha quatro braços. Ela segurava shankha, chakra, gada e padma. O emblema srivatsa estava em Seu peito, e em Seu pescoço pendia a joia kaustubha. Aquela criança vestia roupas amarelas e a Sua pele tinha a cor de uma nuvem carregada. Em Sua coroa jazia a gema vaidurya, enquanto em Seu corpo outras joias de extremo valor o ornamentavam. Cabelos negros e ondulados preenchiam a Sua cabeça. Vasudeva estava admirado ao ver aquela criança extraordinária. Ele ficou pensando como era possível um recém-nascido estar tão belamente adornado com tantas joias. Então ele entendeu que Sri Krishna havia se manifestado como seu filho. Extremamente admirado, Vasudeva pensou, “As pessoas celebram grandes festivais no nascimento de seus filhos. Hoje, Bhagavan surgiu como meu filho. Quão grandioso não deve ser o festival para celebrar o Seu nascimento?”. Vasudeva, naquele momento, já não sentia medo algum de Kamsa, e cela onde eles estavam brilhava com a refulgência do bebê. Assim, Vasudeva Maharaja e Devaki Devi começaram a glorificar aquele bebê.

A glorificação de Vasudeva e Devaki a Bhagavan

“Ó Mestre! Eu sei que você é Parameshvara Bhagavan e o Paramatma de todas as jivas. Você é a verdade suprema, parama satya. Você adveio em Sua forma eterna, a qual agora sou capaz de perceber diretamente. Eu compreendo que você adveio para me libertar do medo que sinto de Kamsa. Você é transcendental à natureza material, prakrti, pois é o param purusha, cujo olhar sobre Maya tornou possível a manifestação de todo este mundo material. Ó, Mestre! Embora seja o controlador supremo, você misericordiosamente adveio aqui como meu filho. Você surgiu para matar Kamsa e os seus companheiros demoníacos, os quais agem como reis, regendo a Terra. Eu não tenho dúvidas de que você os destruirá. Entretanto, ao ouvir sobre esse acontecimento futuro, Kamsa matou os seus irmãos mais velhos logo ao nascerem. Agora, Kamsa apenas aguarda pela notícia do Seu nascimento. Tão logo venha a saber que você nasceu, Ele virá até aqui com todas as suas armas”.

Uma-Maheshvari tithi

A navami tithi após Janmashtami é conhecida como Uma-Maheshvari tithi. Se ashtami tithi se une a saptami tithi, então esse dia não é celebrado, e o Janmashtami vrata é realizado no dia em que ashtami se une à navami. Mesmo que o naksatra Rohini não esteja presente nesse dia, ainda assim o vrata é celebrado nele. Isso está explicado no Sri Hari Bhakti Vilasa, 15.181.

O surgimento de Yogamaya Devi

Sri Krsna se manifestou no dia de ashtami tithi. Yogamaya Devi surgiu em navami tithi. Isso está explicado no Sri Hari Bhakti Vilasa, 15.170. Logo, o dia em que Yogamaya Devi se manifestou é celebrado juntamente ao dia do advento de Sri Krishna.

As instruções de Sri Bhagavan a Yogamaya Devi

“Ó Devi! Que todos os bons auspícios sejam seus. Você deverá surgir como a nona filha da esposa de Nanda, Yashoda. Você surgirá em krsnapaksha navami tithi. Eu irei advir durante o abhijit yoga, no meio da noite. Nós nasceremos no oitavo mês de gestação e as nossas posições serão trocadas por Vasudeva”.

Bhagavan explica a razão do Seu nascimento e qual foi a vida passada de Vasudeva e Devaki

Após esse acontecimento, Devaki orou a Parameshvara. Ao ouvir as orações de Devaki, Bhagavan disse, “Ó Mãe! Durante o período de Svayambhuva Manu, o meu pai, Vasudeva, foi Sutapa Prajapati, e você foi a sua esposa. O seu nome era Prshni. Naquela época, Brahma queria aumentar a população da Terra, então ele pediu a vocês que tivessem filhos. Assim, vocês dois controlaram os seus sentidos e se dedicaram a realizar penitências por 12000 anos dos deuses. Vocês toleraram as chuvas da estação das monções, o calor do verão e as tempestades. Dessa forma, vocês purificaram os seus corações e se libertaram da influência de Prakrti. Durante as suas penitências, vocês mantiveram as suas vidas consumindo apenas as folhas que caíam das árvores. Então com os sentidos controlados, vocês Me adoraram com um chitta resoluto, absorvendo-se apenas em Mim. Quando vocês estavam realizando bhakti yoga, com os seus corações fixos em meditação a Mim, eu fiquei muito satisfeito e surgi sob esta forma para satisfazer os seus desejos. Eu lhes perguntei o que queriam, e vocês disseram que desejavam Me ter como filho. Embora tenham me visto pessoalmente naquele momento, vocês não oraram pela libertação, devido a influência da Minha Maya. A única coisa que desejaram foi Me ter como filho”. Foi isso, então que Sri Krishna disse a Vasudeva Maharaja e Devaki Devi. Em seguida, Ele se transformou em um bebê recém-nascido comum.

A instrução de Bhagavan a Vasudeva

Dado esse incidente, Bhagavan instruiu Vasudeva Maharaja a levá-lO a Gokul, para a casa de Nanda Maharaja. Bhagavan disse a Vasudeva que ele deveria colocá-lO no colo de Yashoda e trazer consigo a bebê recém-nascida de Yashoda.

A jornada de Vasudeva a Gokul

Ao receber a instrução de Sri Krishna, Vasudeva Maharaja estava pronto para levar o seu filho da prisão a Gokul. Naquele momento, uma bebê havia nascido na casa de Nanda e Yashoda. Ela era a antaranga-shakti (potência interna) de Bhagavan, Yogamaya. Devido a influência dela, os guardas na prisão de Kamsa caíram em um sono profundo, e todos os portões das celas se abrigam por conta própria. Naquela noite estava extremamente escuro e havia uma grande tempestade de raios e trovões combinados a um aguaceiro. Enquanto Vasudeva seguia viagem com seu bebê, Sri Krishna, Bhagavan Anantadeva surgiu sob a forma de uma serpente e se dispôs como um guarda-chuva acima da cabeça de Vasudeva.

Ao chegar nas margens da Yamuna, Vasudeva viu que o rio estava transbordando. Entretanto, o rio Yamuna fez todos os arranjos para que Vasudeva pudesse cruza-lo e chegar na casa de Nanda Maharaja. Assim, ao chegar lá, ele viu que todos os gopas e gopis estavam dormindo profundamente. Se valendo dessa oportunidade, Vasudeva entrou em silêncio no quarto de Yashoda, colocou Sri Krishna ali e pegou a bebê recém-nascida. Ele, então retornou à prisão de Kamsa e colocou a bebê no colo de Devaki. Por fim, Vasudeva recolocou as suas algemas para que Kamsa não pudesse entender o que havia acontecido.

Como Yashoda obteve um filho, conforme o que diz o Gopal Champu

Os moradores de Gokul realizaram um putrersti yajña para que Nandaraja pudesse obter um filho. Nandaraja disse o seguinte a Yashoda, “Ó, minha querida! Os moradores de Gokul estão realizando um putresti yajña para que nós obtenhamos um filho. Entretanto, será que o nosso filho será de acordo com o que queremos? Hoje, estou lhe abrindo o meu coração. Toda noite, um bebê de tez escura brinca no meu colo e depois bebe o leite dos seus seios. Esse é o bebê que eu desejo”. Yashoda Devi respondeu, “Eu tenho esse mesmo sonho há muitos dias, mas não disse isso a você. Eu também desejo ter essa criança como filho. Vamos orar ao nosso kula-devata da seguinte forma: ‘Ó, Narayana! Se você nos der um filho, em resposta às orações dos moradores de Gokul, então, por favor, nos dê este filho de tez escura (Shyama Kanti) que vemos em nossos sonhos. Nós Lhe oferecemos reverências!’”

Após esse incidente, no mês de Magha, em shukla paksha, aquela criança shyam varna (de tez escura) entrou no coração de Nandaraja e, então no coração de Yashoda. Foi daí que Yashoda ficou grávida. Essa criança era Sri Krishna, o qual seria amamentado pelo leite de Mãe Yashoda. De acordo com as orações e humores distintos de Yashoda e Devaki, Ele surgiu como filho delas. Mas enquanto Yashoda expressou um amor parental puro, fazendo com que Bhagavan surgisse como seu filho, Devaki, por ter um humor de doçura misto à um humor de opulência, testemunhou Bhagavan se manifestando em Sua forma tad-ekatma, como o avatar Vasudeva.

Mahamaya e Kamsa:

A voz divina que surgiu do céu disse a Kamsa que o oitavo filho de Devaki seria a causa de sua morte. Mas, ao ver que o oitavo filho era uma menina, Kamsa ficou em choque. Ele tentou jogar a criança longe, mas de imediato ela assumiu a forma de Mahamaya com oito braços e impediu Kamsa de matá-la. Mahamaya, então disse a Kamsa que o seu assassino já havia nascido. Vendo que ele seria incapaz de encontrar a criança que o mataria, Kamsa ordenou que todos os bebês de Mathura fossem mortos. Com a ajuda de Putana Rakshasi, ele conseguiu que inumeráveis recém-nascidos fossem assassinados. Esses bebês morriam ao beber o leite dos seios envenenados de Putana. Por fim, Kamsa acabou descobrindo que Krishna era o seu principal inimigo. Então, ele começou a enviar os seus companheiros demoníacos a Vrindavan, para que tentassem matar Krishna.

Janmashtami de 2022

Como Janmashtami é o dia do advento divino do Senhor Krishna, esse é o Seu 5248 surgimento. O ano bangla 1426 (2022 da era cristã) corresponde ao 5248 Janmashtami de Sri Krishna. De acordo com vários Puranas e textos antigos, Bhagavan Sri Krishna realizou Seus passatempos por 125 anos, partindo em seguida para Vaikuntha. Ele deixou a Terra no mês de Magha, em purnia tithi. Esse é o dia em que Kali tem início. Ele correspondeu a uma sexta-feira, ou seja, Kali yuga teve início em 3101 a.C., logo, agora nós estamos no ano 5123 (3101 + 2022) desde o início de Kali yuga. O dia do desaparecimento de Krishna é o dia do advento de Kali. Como Sri Krishna manifestou os Seus passatempos por 125 anos, então o Seu advento se deu em 5123 + 125 = 5248 anos atrás (de acordo com o ano de 2022).

Srila Prabhupada a respeito do surgimento de Bhagavan Sri Krishna

No dia de Janmashtami, o advento divino do Senhor Krishna, Bhagavan surge pela Sua própria volição, diferente das jivas que nascem devido ao seu karma. Os passatempos de Bhagavan ocorrem por intermédio de Sua Shakti e não são diferentes dEle mesmo. As jivas, por outro lado, nascem devido à Maya Shakti, a qual existe separadamente de suas identidades originais. O poder com o qual Bhagavan surge e realiza os Seus passatempos é Satchidananda mayi, enquanto a Shakti pela qual as jivas nascem e existem é tri-tapamayi. Logo, Krishna é completamente independente, e a Sua svarupa-shakti é quem manifesta o dhama e os Seus companheiros, visando o Seu prazer. As jivas não são independentes, e o mundo impermanente criado por Maya Shakti existe para que as jivas obtenham o fruto de seu karma. A relação entre as jivas também é temporária, assim como a que existe entre companheiros de viagem quando esses percorrem juntos uma estrada. Logo, como o nascimento das jivas se dá devido ao seu karma, ao passo que o nascimento de Bhagavan se dá pelo Seu próprio desejo lúdico, eles não estão na mesma categoria.

Por essa razão, Bhagavan mesmo disse:

janma karma ca me divyam
evaṁ yo vetti tattvataḥ
tyaktvā dehaṁ punar janma
naiti mām eti so ’rjuna

(Bhagavad Gita 4.9)

“Ó Arjuna, Meu nascimento e Minhas atividades são transcendentais. Quem sabe disso de verdade não torna a nascer neste mundo material após abandonar o corpo atual, senão que alcança a Minha morada eterna”

Sri Krishna disse isso, embora nós saibamos que Janmashtami é o dia do Seu advento divino.

Referências

Gaudiya – Srila Prabhupada

Srimad Bhagavatam – Vyasadeva

Vishnu Purana – Vyasadeva

Harivansha – Parashar Muni

Fonte do artigo

http://www.prabhupadarays.com/speciality-of-janmashthami

Deixe um comentário