“Por favor, suplique diante dos pés de lótus de Sri Rupa Prabhu e de todos os Rupanuga Prabhus”
Todas as glórias a Sri Sri Krishna Chaitanya Chandra.
Sri Mayapur, Nadiya
Sri Chaitanyabda 429
Meu querido –
Eu recebi notícias suas por meio de sua carta datada do dia 7 de Baisakh. Nós estamos bem, pela graça de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Entretanto, como resultado de nossas atividades pecaminosas passadas, nós estamos enfrentando numerosos obstáculos na realização de Hari seva – o serviço a Sri Hari.
Se alguém tem o desejo intenso de cantar Harinama sem ofensas, então é possível que se liberte das ofensas cantando Harinama com sinceridade a todo momento. Sriman Mahaprabhu dotou Sri Rupa Goswami Prabhu com todas as potências. Por favor, do âmago de seu coração, implore diante dos pés de lótus de Sri Rupa Prabhu e de todos os Rupanuga Prabhus – os seguidores de Srila Rupa Goswami Prabhu – pela misericórdia que lhes foi transmitida por Sriman Mahaprabhu. Em especial, por favor, ore com seriedade a Sri Harinama Prabhu para obter a qualificação necessária para servi-lO. Assim, Nama Prabhu poderá se manifestar no seu coração como Nami Prabhu, i. e., o detentor do Santo Nome.
O desejo por adquirir algo, exceto Sri Krishna, é conhecido como “anyabhilasa”. Aqueles que possuem desejos que não estão relacionados a Krishna devem ser considerados anyabhilasi. Os interessados em atos virtuosos e benéficos são karmis, ao passo que os interessados no conhecimento ou na filosofia do informe e impessoal são jñanis. A diferença entre um karmi e um anyabhilasi é o envolvimento do anyabhilasi com atividades incorretas. Já a diferença entre o jñani e o anyabhilasi está no fato do anyabhilasi ter pensamentos e intenções incorretas ou vis. Yukta vairagya (a renúncia apropriada, que satisfaz Krishna), por outro lado, é alcançada apenas quando há uma intenção sincera de se oferecer serviço transcendental a Sri Krishna, desapegando-se por completo do desejo mundano pela gratificação sensorial. Já alguém que considera mundano ou como uma mera ilusão os textos sagrados, a forma transcendental das Deidades, os vaishnavas e a prática devocional do cantar de Harinama, obtém “tuccha vairagya” (a renúncia imprópria, que não agrada a Krishna), a qual para um devoto é algo que deve ser abandonado, pois os devotos do Senhor aceitam apenas yukta vairagya. “krame krame paya loke bhava sindhu kula – gradualmente você será capaz de cruzar o oceano da existência material”. Por favor, tente compreender corretamente essa instrução de Sriman Mahaprabhu.
O seu eterno bem querente,
akinchana (desprovido de posses materiais) Sri Siddhanta Saraswati.
– Carta extraída do livro “Prabhupada Patra-sudha”.
